Portal do Jardim.com

Ciclames

Estas jóias no jardim trazem  flores no Outono, mas também no Inverno e Primavera de acordo com a espécie..

Ricas em cor, em tons de rosa, carmesim ou branco têm a particularidade de resistir à seca e autopropagam-se. Precisam de solo neutro bem drenado e em Portugal têm zonas de eleição de acordo com as variedades. A mais comum que encontramos nas floristas, a C.persica, vive bem ao ar livre. O  Algarve,  o  centro a este e o centro e norte litoral são zonas de eleição para esta planta. Podem atingir alturas entre os 5 e os 20 cm e larguras entre os 10 e os 30 cm.

Compre tubérculos sólidos e cheios no início do Verão ou Outono. Rejeite os que forem moles e os que têm raízes delgadas e secas porque vão demorar mais tempo a enraizar e a florir

Os ciclames gostam de sombra, apenas o C.cilicium tolera mais sol. Demoram alguns anos a florir  e é quando aparecem as folhas que se seguem as flores. Convém proteger do excesso de humidade, se estiverem  sujeitos  a chuvas intensas proteja-os com uma tela.

É no início do Outono que os bolbos devem ser plantados.  Quando em flor e caso o tempo esteja muito seco convém regar. Recomenda-se igualmente limpar as folhas secas.

Na Primavera os tubérculos das espécies que florescem no Outono estão disponíveis apenas nesta estação e devem ser plantados de imediato junte adubo ou terra vegetal.

No final do Verão deve ser feito o desbaste. Os ciclames adultos autopropagam-se  com facilidade. Devemos ter  atenção para não perturbar os tubérculos, extrair as plântulas novas e replantá-las.

Doenças

O ácaro pálido ataca o ciclame. Estes parasitas minúsculos alimentam-se das partes verdes dos botões perturbando o desenvolvimento dos rebentos e das flores. O ideal é borrifar com pó de enxofre.

Cor e variedade

A espécie C.hederifolium apresenta flores cor de rosa no Outono e a variedade Album apresenta flores brancas

A C.coum espécie rústica disponível em branco, cor de rosa ou vermelho floresce no Inverno ou na Primavera.

A espécie C.cilicium é de floração Outonal e a C.cyprium  com 5 cm de altura exibe grandes flores  brancas matizadas de vermelho, fica em repouso no Verão antes de florir.

Convivem bem junto a zonas com árvores frondosas e assim obtêm  sombra.  Dada a sua folhagem  podem cobrir áreas substituindo a relva.

Progridem em canteiros à sombra ou em jardins de rocha, a boa drenagem é fundamental.