Portal do Jardim.com

Azinheira centenária de São Brás de Alportel alcança segundo lugar em concurso nacional

Após uma renhida votação, são conhecidos os resultados do Concurso da Árvore Portuguesa de 2023. A azinheira centenária de São Brás de Alportel foi selecionada para a votação final onde estiveram a concurso dez árvores, tendo alcançado um honroso segundo lugar, com 2879 votos.

O concurso promovido pela União de Florestas Mediterrânicas vai na sexta edição nacional que deu a vitória ao Eucalipto de Contige, localizado na freguesia de Sátão, em Viseu, e que vai representar Portugal no concurso internacional deste ano.
Importa recordar que, a azinheira (Quercus rotundifolia) de Alportel tem cerca de 250 anos, 17 metros de altura e 5 metros de perímetro de tronco.
A fama da Azinheira de Alportel ultrapassa os limites do concelho de São Brás de Alportel. Devido ao seu notável porte, foi classificada como Árvore de Interesse Público em 1942.
Este magnífico exemplar, plantado junto à EN2 é um dos pontos de paragem de quem percorre a popular Rota da EN2 e é um ponto de interesse turístico do concelho.
O Município de São Brás de Alportel agradece a todos os que participaram no concurso, muito especialmente a todos os que valorizaram esta árvore extraordinária, e espera que numa próxima edição a Azinheira centenária são-Brasense possa ser a vencedora.