A CARREGAR

Type to search

Zínias: Um Carnaval de cores

As zínias preenchem os recantos solarengos com flores de várias formas, alturas e tonalidades

As Zinnias elegans e Z.haageana apresentam grande variedade de formas desde as que têm flores semelhante a catos até às de flores pérola.
As flores maiores são as das zínias com flores de dália, com cerca de 15 cm e uma altura de até 90 cm. Brancas estriadas de cor de rosa ou vermelho, ao híbrido Sun que oferece uma gama completa de cores dourada, prateada, vermelho cereja, etc.
Quando se pretende um jardim que inclua flores de corte as Zínias tem um papel muito importante. O seu crescimento viçoso permite adaptar-se a qualquer situação.
Adapta-se a todas as zonas do território nacional.
A “Lollipop” é uma das variedades que dá cor a todas as bordaduras anuais. Crescem até 25 cm e produzem flores com 6 cm. As tonalidades são escarlate, rosa, amarela, salmão e branca.
A Golden Orange pode ser usada em cestos dependurados, produzem flores amarelo-douradas. A sua altura entre os 22- 30 cm permite a adaptação a jardins rochosos.
Os parceiros ideais para as zínias de numerosas tonalidades são as plantas de cores bem definidas, os verdes e azuis de algumas gramíneas ornamentais podem ser complementares. A Zínia “Star” de flores amarelas, brancas ou douradas combinam bem com as tagetes, calendulas ou chagas. Estas tonalidades são particularmente bonitas com a luz rasante do pôr do sol.
A Zínia cor de rosa joga muito bem com a perfumada Nicotiniana sylvestris de flores brancas.
A Zínia coreópsis e a variedade anã Helychrysum bracteatum são ideias para canteiros de flores de corte para decorar a casa em todas as estações.

Passo a passo
No Inverno prepare a sua encomenda de sementes. Plante as sementes no início da Primavera. Devem ser colocadas em vasos de turfa a cerca de 5 cm de profundidade, de seguida regue. Cubra os vasos com película e coloque-os ao sol. Quando os rebentos começarem a germinar retirar essa película. Uma semana antes de plantar exponhas as Zínias ao sol o que irá contribuir para a sua robustez. Quando acabar a época das geadas escave um buraco do tamanho do vaso e junte uma pá de adubo. Coloque o vaso no buraco retirando o bordo e deixe entre 15 a 30 cm de distância uns dos outros. No Outono deve efetuar o corte. Alguns dias antes das primeira geadas corte as flores e os botões e coloque em jarras.
Sendo uma planta anual tem flores do fim da Primavera até ao início do Inverno.
Sendo fácil de cultivar é resistentes às doenças. Se por acaso o oído se manifestar com manchas brancas nas folhas borrife-as com a seguinte solução: 1 colher de bicabornato de sódio; 1 tampa de óleo vegetal e 3 gotas de detergente para plantas; dilua em 4 litros de água e repita após uma semana.

Caso decida comprar as plantas compre pequenas e densas e com folhas robustas. Verifique a cor dos rebentos. Rejeite plantas muito delgadas e com folhas acastanhadas ou manchas brancas.
A Zínia quer solo bem drenado pelo que deve regue com regularidade sobretudo em alturas de mais calor. O Sol direto e de preferência meio dia ou mesmo um dia inteiro para manter a verticalidade da planta. Para manter a plante viçosa aconselhamos adubar durante 3 semanas . A floração começa uma a duas semanas depois e será mais profusa.
Pode secar as flores da Zínia com gel de silica o que as manterá durante muito tempo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo