Portal do Jardim.com

Passiflora: Uma Flor Apaixonante!

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/passiflora190508/abertura.jpg[/img] 

[i]Fotos: Fernanda Botelho[/i]

A lendária e linda flor-da-paixão ou flor de maracujá ou passiflora é considerada uma das trepadeiras tropicais mais fotogénicas do mundo. É uma flor verdadeiramente encantadora. O seu nome passiflora foi-lhe atribuído pelos primeiros missionários espanhóis na América do Sul que ao depararem-se com esta flor logo a compararam com a paixão de Cristo: cinco estames simbolizam as 5 chagas; três estiletes representam três cravos e as cores brancas e azul representam o céu e a pureza. Para além dos seus frutos comestíveis tem também propriedades medicinais.

Passiflora decaisneana

O maracujá rosado é uma trepadeira da família das passifloraceas com folhas trilobadas, flores grandes e frutos ovóides. Pode atingir nove metros de altura. Gosta de terrenos bem drenados, de muito Sol e pouco vento.

 

[b]Componentes principais[/b]
Flavonóides, serotonina, maltol, glicócidos cianogénicos, ginocardina, alcalóides indóis “harman” e vitamina C nos frutos.

[b]Variedades[/b]
Existem cerca de 460 variedades de passiflora distribuídas pelas regiões tropicais e subtropicais das Américas e África. Apenas 50 a 60 destas variedades produzem frutos comestíveis, mas apenas cinco são utilizadas comercialmente, produzindo centenas de toneladas de frutos que se utilizam no fabrico de bebidas, gelados, doces e sobremesas várias, ou simplesmente consumindo como fruto fresco muito rico em vitamina C. Estas são a [i]p. edulis[/i], originária do Brasil e Argentina, [i]p. laurifolia, p. ligularis, p. molíssima[/i] e [i]p. quadriangularis[/i]. As sementes da variedade [i]p. coriacea[/i] são utilizadas no fabrico de insecticida e as folhas da [i]p. pulchella[/i] são utilizadas como diurético.

[b]Utilização[/b]

Passiflora edulis

Na Europa a espécie mais utilizada para fins medicinais é a [i]passiflora incarnata[/i] ou maracujá rosado, cujas folhas e flores frescas ou depois de secas são utilizadas como tranquilizante do sistema nervoso, crises de Parkinson, asma. É um excelente analgésico, sendo, por isso, utilizado para aliviar dores de dentes e dores de cabeça de origem nervosa e dores menstruais. Reduz a ansiedade e a irritabilidade, sendo assim utilizada no tratamento de vários distúrbios nervosos como palpitações, hipertensão e cãibras. Utiliza-se ainda para tratar nevralgias devido às suas propriedades anti-espasmódicas.

No Brasil a polpa espessa fortemente aromática da [i]p. quadrangularis[/i], é utilizada como anti-escurbútico e estomáquico, para aliviar ataques de asma, dores de cabeça, diarreia, desinteria e insónia. As raízes cruas raspadas são utilizadas como diurético e vermífugo quando ingerida em forma de tisana. Reduzida a pó e misturada com óleo pode ser utilizadas em forma de compressas para aliviar problemas de fígado.

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/passiflora190508/thumbs/03.jpg[/img]
 

As propriedades desta planta como tranquilizante do sistema nervoso não causam dependência como acontece com os fármacos ou té mesmo com a valeriana.

Nos jardins, para além de ser uma bonita trepadeira, a flor da paixão apaixona e atrai várias espécies de borboletas.

[b]Precauções[/b]
Não se recomenda a crianças menores de 2 anos ou adultos com mais de 65 anos.

O maracujá azul ([i]p. caurulea[/i]) contém substâncias ligeiramente tóxicas, enquanto que a [i]p. incarnata[/i] não as contém. Quando a adquirir para fins medicinais assegure-se de que é a [i]p. incarnata[/i].