Portal do Jardim.com

Sementeira ou Tapete de Relva?

Fotografia: Elke Freese

No planeamento de um jardim, reservamos quase sempre uma zona para relvado. Será nessa área que estaremos mais tempo e será aí onde desenvolveremos a maior parte das nossas actividades ao ar livre, brincadeiras, etc.

Quando estamos na fase da escolha dos materiais por vezes surge-nos a dúvida semear ou usar tapete de relva?

A resposta depende de diversos factores que vou tentar aqui expôr muito sucintamente, sob a forma de situação – resposta.

Situação: Penso construir o meu jardim na Primavera/Outono, e queria desde logo usufruir dele.

Resposta: Sem dúvida que para poder usufruir imediatamente do jardim terá de optar pelo tapete de relva, depois da colocação apenas deverá esperar 2 ou 3 dias antes de o começar a utlizar (pisar)

Situação: Penso construir o meu jardim na Primavera/Outono, e queria desde logo usufruir do dele, mas não queria gastar muito na sua realização.

Resposta: Se não pretende gastar muito, terá de recorrer à sementeira de relva que é sempre menos onerosa. A semente de relva começa a germinar passados cerca de 6-7 dias (se a temperatura e humidade forem as adequadas) mas só após o primeiro corte (cerca de 15 -20 dias) é que poderá usar o seu relvado.

Situação: Penso construir o meu jardim no Verão, qual a melhor solução?

Resposta: No Verão devido aos picos de calor muito elevados não é aconselhável semear pois o risco de a semente “cozer” e não chegar a germinar são altos. O “cozer” acontece quando a àgua que foi utilizada para regar aquece de tal maneira, que a semente “coze” nessa água perdendo a sua capacidade de germinar. A solução se os custos não forem um problema é utilizar o tapete de relva.

Situação: Penso construir o meu jardim no Verão, mas não queria gastar muito na sua realização.

Resposta: As altas temperaturas podem ser uma condicionante em alguns locais, para minimizar esses efeitos, quando realizar a sementeira de relva, certifique-se que a semente ficou bem enterrada e tenha muita atenção nas regas realizadas. A rega deve ser feita mais abundantemente ao fim do dia, durante a noite e ao inicio da manhã. As regas durante o dia devem ser realizadas apenas para manter o solo húmido e nada mais. Se puder esperar por dias mais frescos será a situação ideal para a instalação do seu relvado.

Situação: Penso construir o meu jardim no Inverno, qual a solução?

Resposta: Para o seu caso, a utilização de tapete de relva é a única solução. Nesta altura do ano e devido às baixas temperaturas que se fazem sentir, a semente de relva não germina, portanto só à mesmo uma solução.

Situação: Estamos no Inverno, e estou a construir o meu jardim, não queria gastar muito muito na sua realização, mas queria evitar ao máximo cometer erros. O que fazer?

Resposta: Uma vez que já iniciou a construção do seu jardim, não tem qualquer problema, poderá continuar a faze-lo colocando as plantas, estruturas, construções, etc. e deixando a zona reservada para o relvado preparada para que na próxima Primavera possa realizar a sementeira de relva e ter sucesso. O jardim estará no seu auge daí a mais ou menos 20 dias.

Gostaria de referir que a diferença que existe entre um relvado de tapete de relva e um relvado de sementeira é o tempo de instalação, já que um fica logo pronto e o outro pode demorar mais algum tempo. No entanto ao fim de algumas semanas já praticamente não se conseguem distinguir. As principais diferenças têm a ver com as operações de instalação e manutenção. Mas isso ficará para uma próxima oportunidade.

Resumidamente, os principais factores que influenciam então a escolha são: os custos de instalação, a época do ano (estação) e o tempo que estamos dispostos a esperar para podermos utilizar o relvado. Claro está que todo o bom senso é também muito importante. As vezes mais esperar do que tentar uma e outra vez uma solução de recurso. Devemos sempre respeitar os timings a que a natureza e as estações do ano  nos obrigam.