A CARREGAR

Type to search

Limpeza do Jardim e Preparação de Solo para Novas Plantações

A limpeza e preparação do solo para as plantações é um dos passos mais importantes para obter plantas bonitas e saudáveis. É fundamental criar as condições certas para que as plantas cresçam ao seu potencial máximo. Um dos factores que mais influem é o tipo de solo que tem no seu jardim e é importante tentar saber o máximo possível sobre o mesmo, nomeadamente o nível de acidez ou alcalinidade e os níveis de nutrientes e minerais. Pode conseguir esta informação se consultar um especialista que fará os testes necessários ou por sua vez, pode comprar um pequeno kit no seu centro de jardinagem.

Técnicas

O melhoramento da qualidade do solo do seu jardim pode ser feito através de algumas formas. Em primeiro lugar deve aumentar a proporção de matéria orgânica, e para isso pode colocar palha, relva cortada e folhas. Embora ajude a enriquecer o solo, esta matéria está fresca e como tal pode “roubar” azoto no processo de decomposição. Por isso pode compensar ao colocar um fertilizante, quer seja biológico ou sintético, ou então coloque matéria já decomposta para ultrapassar este passo.

Quando e Como

A melhor altura para preparar o solo é na Primavera, ou eventualmente no Outono para plantações de Inverno, e a terra deve ser mexida pelo menos até uma profundidade de 40cm. Assim ficará bem arejada o que promoverá o bom desenvolvimento das raízes. Seguidamente deve colocar uma camada grossa de “mulching” no topo para manter a humidade e combater o crescimento de ervas daninhas.

Solarização

No caso da preparação do solo para um jardim novo, numa zona que já foi ajardinada no passado, é de considerar fazer uma limpeza a nível de possíveis doenças e pragas que possam contagiar as novas plantações. A solarização do solo é um processo fácil, basta cobrir a zona com um plástico preto (segure as pontas com pedras ou montes de terra) e deixar repousar durante entre 6 a 8 semanas. O calor do sol acumula debaixo do plástico e é transferido para o solo, o que por sua vez destrói bactérias perigosas.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo