Portal do Jardim.com

Norte: Projecto Terra à Terra

Se tem jardim e vive num dos Municípios da Lipor, inscreva-se no Terra à Terra, Projecto de Compostagem Caseira. A Lipor oferece o compostor.
 
A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, é a entidade responsável pela Gestão, Valorização e Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) produzidos pelos seus 8 Municípios Associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

A área de intervenção da Lipor contribui com mais de 500.000 ton/ano de resíduos sólidos urbanos que precisam de recolha, transporte, tratamento e deposição. Todo este processo tem custos económicos e ambientais consideráveis. Cerca de 40% dos resíduos produzidos são resíduos orgânicos (resíduos de jardim e restos de preparação de comida), que podem em parte ser valorizados através da compostagem caseira – processo natural de transformação dos restos de comida e jardim, como legumes, folhas e cascas de frutas em adubo natural a que se chama composto – facilmente praticada nas habitações, tendo igualmente como benefícios o exercício físico, o contacto com a natureza, a melhoria dos solos e claro, um ambiente melhor.

O Projecto Terra à Terra visa promover a redução de resíduos ao nível das habitações e escolas dos Municípios Associados da Lipor, através da Compostagem Caseira de resíduos orgânicos.
Para aderir ao projecto e receber gratuitamente um compostor, os interessados deverão inscrever-se no projecto, ter idade superior a 18 anos e residir em habitação permanente com jardim num dos Municípios Associados da Lipor. Após frequentar gratuitamente uma Acção de Compostagem de 3 horas, receberão um compostor. As visitas de acompanhamento realizadas ao longo de 1 ano, permitem avaliar o projecto e apoiar os participantes.

As vantagens da compostagem caseira de resíduos orgânicos são:
– Reduzir a produção de resíduos em 300 kg/ano por compostor;
– Contribuir para a redução dos resíduos enviados para aterro e consequente emissão de gases com efeito de estufa;
– Produzir um adubo natural de elevada qualidade, que pode aplicar no jardim, horta, vasos e floreiras;
– Melhorar a estrutura do solo e a resistência das plantas a pragas e doenças com a aplicação de composto;
– Reduzir a contaminação nos alimentos e solo pela utilização de adubos químicos.
 
O projecto não tem custos para os participantes.
Já foram entregues mais de 1400 compostores! Faça parte deste projecto e dê vida a esta ideia…
Mais informações e inscrições no link “Terra à Terra” do site www.hortadaformiga.com ou através do 229770100.

Artigo elaborado em colaboração com a Lipor.