A CARREGAR

Type to search

Se tem jardim e vive num dos Municípios da Lipor, inscreva-se no Terra à Terra, Projecto de Compostagem Caseira. A Lipor oferece o compostor.
 
A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, é a entidade responsável pela Gestão, Valorização e Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) produzidos pelos seus 8 Municípios Associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

A área de intervenção da Lipor contribui com mais de 500.000 ton/ano de resíduos sólidos urbanos que precisam de recolha, transporte, tratamento e deposição. Todo este processo tem custos económicos e ambientais consideráveis. Cerca de 40% dos resíduos produzidos são resíduos orgânicos (resíduos de jardim e restos de preparação de comida), que podem em parte ser valorizados através da compostagem caseira – processo natural de transformação dos restos de comida e jardim, como legumes, folhas e cascas de frutas em adubo natural a que se chama composto – facilmente praticada nas habitações, tendo igualmente como benefícios o exercício físico, o contacto com a natureza, a melhoria dos solos e claro, um ambiente melhor.

O Projecto Terra à Terra visa promover a redução de resíduos ao nível das habitações e escolas dos Municípios Associados da Lipor, através da Compostagem Caseira de resíduos orgânicos.
Para aderir ao projecto e receber gratuitamente um compostor, os interessados deverão inscrever-se no projecto, ter idade superior a 18 anos e residir em habitação permanente com jardim num dos Municípios Associados da Lipor. Após frequentar gratuitamente uma Acção de Compostagem de 3 horas, receberão um compostor. As visitas de acompanhamento realizadas ao longo de 1 ano, permitem avaliar o projecto e apoiar os participantes.

As vantagens da compostagem caseira de resíduos orgânicos são:
– Reduzir a produção de resíduos em 300 kg/ano por compostor;
– Contribuir para a redução dos resíduos enviados para aterro e consequente emissão de gases com efeito de estufa;
– Produzir um adubo natural de elevada qualidade, que pode aplicar no jardim, horta, vasos e floreiras;
– Melhorar a estrutura do solo e a resistência das plantas a pragas e doenças com a aplicação de composto;
– Reduzir a contaminação nos alimentos e solo pela utilização de adubos químicos.
 
O projecto não tem custos para os participantes.
Já foram entregues mais de 1400 compostores! Faça parte deste projecto e dê vida a esta ideia…
Mais informações e inscrições no link “Terra à Terra” do site www.hortadaformiga.com ou através do 229770100.

Artigo elaborado em colaboração com a Lipor.

Tags:

Talvez goste deste artigo

2 Comments

  1. ana maria pinto ribeiro 25 de Junho de 2010

    muito bom. Gostaria de participar num projecto semelhante no concelho de lamego. fico ao dispôr.

    Responder
  2. fernando rodrigues ferreira 14 de Julho de 2014

    sou um dos que tenho talhão A-5 da horta comunitária da Povoa de Varzim e tomei conhecimento do esclarecimento sobre compostagem …. assim como da entrega de compostor …. esclarecimento a efectuar na sala do estadio municipal povoa de varzim dia 24-07-2014 pelas 18/20h …. peço esclarecimentos sobre a pretensão de estar presente messe esclarecimento … obrigado … Fernando Rodrigues Ferreira

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo