Portal do Jardim.com

Campainhas-de- Inverno

Esta flor, decididamente elegante e delicada, é a espécie mais representativa do género Galanthus. Originária da Ásia, esta delicada flor em forma de campainha branca, aparece ainda no fim do Inverno, furando literalmente a neve em algumas regiões, qual guarda avançada da Primavera gritando vitória sobre o Inverno.

No Jardim

Encontrando-se naturalmente nas florestas e taludes, pode perfeitamente plantar bolbos no seu jardim. Escolha terra húmida e um local sombrio, plantes muitos destes bolbos e rapidamente obterá um tapete florido. Pode também plantar estes bolbos em vaso.

Depois de florir a planta perderá rapidamente as folhas, e preparar-se-á para uma nova floração no ano seguinte.

A polinização destas plantas é assegurada pelos insectos. Quantas mais formigas tiver ao seu serviço no jardim, mais rapidamente verá abrir-se uma floração continua e aleatória, verdadeira fonte de prazer e uma surpresa constante.

Apesar do seu ar frágil, pequena flor branca apoiada num fino caule verde de cerca de

20cm, não se fie. A campainha-de-Inverno é uma flor extremamente resistente, que se desenvolve melhor no frio e que, assim, leva a melhor ao Inverno.

Medicina

Esta pequena plantinha doce e tranquila é conhecida como planta medicinal deste a antiguidade, havendo na Iliade e Odisseia relatos de como Ulisses, a conselho de Hermes, se curou com esta planta. A substância activa contida no bolbo é um poderoso alcalóide, isolado por cientistas na década de 50 e que serve para o tratamento da doença de Alzheimer, parecendo ser que, atrasa o declínio da memória.

Lendas

Diz-se, em Itália e Inglaterra,  que a Campainha-de-Inverno é o resultado de um sopro de anjo num floco de neve. Estando Adão e Eva perdidos, expulsos do Paraíso, no meio do Inverno, o Anjo teria feito nascer a flor no meio da neve para lhes dar algum alento até à chegada da Primavera.

Conta uma outra lenda que quando Deus criou a neve ordenou-lhe que procurasse a sua cor. A neve procurou entre várias plantas, mas só a Campainha-de-Inverno se dispôs a partilhar a sua cor e por isso é a primeira flor a quem a neve permite “atravessar” o Inverno.