Janeiro é o mês mais frio do ano. Os dias são curtos e com pouca luz. Nada é urgente neste mês para o jardineiro, a não ser alguns pequenos trabalhos de manutenção para preparar a chegada de dias mais quentes.
Para alguns, Janeiro é também o mês da neve e de todas as suas alvas delícias…
Proteja todas as suas flores e arbustos.
Com chuva e vento é forte é imperativo verificar que as plantas
cobertas não são atacadas pelas doenças e pragas que se aproveitam das noites húmidas e dias com algum sol para proliferar.
Semeie amores-perfeitos e outras flores de Primavera. Verá que já s
encontram à venda inúmeras variedades.
Continue a aproveitar as cinzas para cobrir os pés das roseiras, vão fortalecer as plantas e ajudá-las a reisitir às doenças tão características desta época.
Por fim, prepare as suas ferramentas de corte e poda, a Primavera não tarda a chegar!
Em dias muito frios, evite pisar a sua relva, as folhas geladas são extremamente quebradiças e com chuva, as feridas podem er fatais.
Dirija os ramos das suas roseiras trepadeiras para cima. Isto fará com que se desenvolvam novos ramos que se carregarão literalmente de flores na próxima estação.
Retire tudo o que pode impedir as suas plantas de aproveitar ao máximo as poucas horas de sol.
Musgo dos troncos das árvores, folhas caídas dos arbustos, ervas quimadas pela geada dos seus canteiros e vasos.
Se optou por ter um pinheiro de Natal “verdadeiro” esta é também a altura ideal para o replantar.
Não se esqueça no entanto que esteve abrigado durante muito tempo e faça a transição com cuidado para evitar que sucomba às intempéries.
Comece a semear tomate, mantendo as sementes em germinação no interior.
Proteja as couves, dobrando as folhas exteriores.
Se vive numa zona muito fria, verifique todas as protecções e, mais uma vez não se esqueça de vigiar o aparecimento de doenças.
Verifique as protecções das plantas de exterior. Regue as plantas mas não se esqueça de despejar a água que se acumula nos pratos dos vasos.
Semeie também nos seus vasos e floreiras amores-perfeitos e outras variedades de flores primaveris, que poderá também semear ao pé dos arbustos de maior porte.
Dê luz às suas plantas!
Adube apenas as que estão floridas, as plantas verdes não devem ser adubadas em repouso.
Limpe as folhas das plantas com uma esponja húmida. Vai facilitar-lhes a respiração.
Algumas plantas podem já voltar para mais perto das janelas, mas não se esqueça que é preciso mudá-las por fases, para evitar que se sintam com a mudança.
Se tratou de todas as suas ferramentas e as guardou no final do ano, aproveite para verificar como estão, olear algumas, afiar outras, verificar cabos e lâminas, cabos dos aparelhos electricos.
Verifique as mangueiras, sobretudo se as manteve no exterior.
Depois? Descanse, Fevereiro não tarde e com ele toda uma azáfama…
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.