Portal do Jardim.com

Camélias para o Inverno!

Estrela de romances e símbolo do romantismo por excelência, as camélias enchem o nosso jardim de flores durante todo o Inverno.

A maior parte dos arbustos não revelam as suas cores durante o Inverno. A camélia, no entanto oferece uma variedade de cores e formas que animam o jardim do Outono até à Primavera. Estas plantas de folha persistente, verdes e brilhantes contribuem para valorizar as diferentes partes ou ambientes do jardim, podendo mesmo ser utilizadas para formar sebes densas.

Uma cultura fácil

Facilitado em terras ácidas, leves e húmidas, o cultivo da camélia pode no entanto fazer-se abrindo um buraco que se enche de substrato para acidófilas. Se a sua terra for pesada e demasiado húmida, tenha em atenção que é necessária uma boa drenagem. Pode também instalar as camélias em vasos grandes, e neste caso, eles agradecerão o mulching. Como as hortenses, esta planta é facilmente queimada pelo sol da manhã, devido à amplitude termica e às minusculas gotas de água que se formam nas folhas e nos botões ainda não terem evaporado quando o sol começa a aquecer.

As variedades

Ainda no Outono já poderá admirar as varidades sasanqua, de folhas mais finas, porte mais flexível e flores abundantes e muitas vezes perfumadas. É depois a vez das variedades Japonesas, de folhagem opulenta e grandes flores singelas ou dobradas. Nestas variedades é importante uma limpeza regular das flores murchas. As camélias hibridas  williamsii mostram as suas flores abundantes no fim do Inverno, tão abundantes que chegam por vezes a esconder a folhagem. E, neste caso, a planta trata de eliminar sozinha as flores e folhas murchas!

Adopte uma camélia!