Portal do Jardim.com

Saiba como plantar alhos

O alho, Allium sativum é uma planta bulbosa comestível e utilizada tanto para tempero como para fins medicinais e muito apreciada no nosso país.

Como escolher?

É muito importante escolher bem a semente para obter um bom resultado, aconselhamos a que use as suas sementes se as tiver ou as compre num bom estabelecimento.

Quando plantar?

Há duas estações para plantar os alhos: a Primavera e o Outono. Os dentes produzidos na Primavera são mais pequenos mas conservam-se mais tempo. O alho branco ou roxo de Outono em contrapartida, tem muito melhor rendimento.

Onde plantar?

O alho gosta de uma terra leve, não demasiado rica e um pouco calcária. As terras arenosas ficam-lhe muito bem! Por outro lado, não suporta a humidade, pelo que deverá ter o cuidado de lhe proporcionar uma boa drenagem. Pode acrescentar estrume mas nunca fresco!

Como plantar?

Enterre os dentes a cerca de 4cm de profundidade

Deixe entre dentes um espaço de 15cm

As filas devem ter pelo menos 25cm de distância entre elas

Colheita

Plante quando plantar, o alho demorará cerca de 8 a 9 meses a estar maduro, e poderá aperceber-se disso quando as folhas começarem a murchar. Uma vez retirados da terra, deixe-os secar ao sol e depois limpe-os cuidadosamente.

Rotação de Culturas

Após a colheita destas plantas e durante 3 anos esta parcela não deverá alojar alho, cebolas ou alho-francês.

Conservação

Pode fazer, com ajuda de fios de ráfia, réstias ou pode simplesmente atar em conjuntos de várias cabeças. A temperaturas entre os 12 e os 15ºc o alho conserva-se sem mais exigências durante vários meses.