Portal do Jardim.com

Junho na Horta e no Jardim

Este mês traz-nos os dias mais longos do ano, mais horas de sol, maior necessidade de rega e, se bem que agradecemos que as frutas amdureçam a olhos vistos, de boa vontade deixaríamos de lutar contra as ervas daninhas que competem em crescimento com as flores e os vegetais.

No jardim

Retirar os bolbos de Primavera e prepará-los para guardar. Colocar ou mudar tutores. De extrema importância é regar generosamente ao fim da tarde e, sempre que possível, aproveitar folhas secas, cortes de relva ou outros “desperdícios” para ajudar a manter humida a terra do jardim.

As flores sensíveis como as camélias e as azáleas devem ser protegidas do sol nas horas de maior calor, assim como as camélias.

Continua também a ser vital uma limpeza regular das plantas: retirar as flores velhas, cortar os arbustos que já floriram, anular botões em roseiras e outras flores, para se obter melhor floração.

Para além de mondar e sachar diáriamente, é também tempo de semear anuaisde crescimento rápido.

Na Horta

Por aqui é tempo de assegurar que os tomateiros podem começar a dar frutos, verificando ou colocando tutores. Se ainda não o fez, é também tempo de colocar tutores ao feijão de trepar.

“Capar” ou “despontar” melões, melancias, tomateiros, abóboras e pepinos vai antecipar a sua colheita e melhorar a qualidade da mesma. Está na altura de semear alfaces e feijão, para termos à disposição novas plantas para transplantar. Semeiam-se também bróculos, couve-nabo e couves galegas. As cenouras também, mas no local definitivo, assim como as chicórias para o inverno, as acelgas, o agrião, o aipo, a batata, a couve-de-bruxelas, a couve-flor, a couve-rábano, o espinafre, o nabo, o rabanete, o pepino e a salsa.

Todas as sementeiras que fazíamos em abrigo podem agora passar para o ar livre.Nesta altura é vital não descuidar a rega e, sempre que possível cobrir o solo para manter a humidade. Os morangueiros e as frambesas, sobretudo, que estão em plena produção devem ser bastante irrigados e protegidos da gulodice dos pássaros.

As aromáticas para conservação devem ser colhidas antes da floração e colocadas a secar à sombra, em local arejado.

DICA

Os pássaros são gulosos e as frutas, sumarentas e doces, uma tentação.

Pode tentar mantê-los afastados colocando tiras de casca (maçã, laranja) ou até alguns pequenos frutos, como morangos, framboesas ou cerejas, pendurados perto da zona onde costuma alimentá-los de sementes e/ou água ou simplesmente amarrando-os aos ramos de árvores ou arbustos, longe do local onde são produzidas.

Algumas anuais de crescimento rápido

Áster (Aster spp.), Begónia sempre-em-flor (Begonia semperflorens), Bons-dias (Convolvulus spp.), Calceolária ou bolsa-de-dama (Calceolaria spp.), Campânula (Cobea scandens), Cosmos (Cosmos bipinnatus), Feijão-de-Espanha (Phaseolus coccineus), Açafates (Alyssium spp.), Gipsofila (Gypsophila), Goivo (cheiranthus cheiri), Sempre-viva (Helichrysum bracteatum), Miosótis (Myosotis palustris), Perpétua (Gomphrena ou helichrysum), Piretro (Chrysanthemum coccineum), Primavera ou prímula (Primula spp.), Salpiglossa (Salpiglossis spp.), Violeta (Viola odorata).