A CARREGAR

Type to search

Junho na Horta e no Jardim

Este mês traz-nos os dias mais longos do ano, mais horas de sol, maior necessidade de rega e, se bem que agradecemos que as frutas amdureçam a olhos vistos, de boa vontade deixaríamos de lutar contra as ervas daninhas que competem em crescimento com as flores e os vegetais.

No jardim

Retirar os bolbos de Primavera e prepará-los para guardar. Colocar ou mudar tutores. De extrema importância é regar generosamente ao fim da tarde e, sempre que possível, aproveitar folhas secas, cortes de relva ou outros “desperdícios” para ajudar a manter humida a terra do jardim.

As flores sensíveis como as camélias e as azáleas devem ser protegidas do sol nas horas de maior calor, assim como as camélias.

Continua também a ser vital uma limpeza regular das plantas: retirar as flores velhas, cortar os arbustos que já floriram, anular botões em roseiras e outras flores, para se obter melhor floração.

Para além de mondar e sachar diáriamente, é também tempo de semear anuaisde crescimento rápido.

Na Horta

Por aqui é tempo de assegurar que os tomateiros podem começar a dar frutos, verificando ou colocando tutores. Se ainda não o fez, é também tempo de colocar tutores ao feijão de trepar.

“Capar” ou “despontar” melões, melancias, tomateiros, abóboras e pepinos vai antecipar a sua colheita e melhorar a qualidade da mesma. Está na altura de semear alfaces e feijão, para termos à disposição novas plantas para transplantar. Semeiam-se também bróculos, couve-nabo e couves galegas. As cenouras também, mas no local definitivo, assim como as chicórias para o inverno, as acelgas, o agrião, o aipo, a batata, a couve-de-bruxelas, a couve-flor, a couve-rábano, o espinafre, o nabo, o rabanete, o pepino e a salsa.

Todas as sementeiras que fazíamos em abrigo podem agora passar para o ar livre.Nesta altura é vital não descuidar a rega e, sempre que possível cobrir o solo para manter a humidade. Os morangueiros e as frambesas, sobretudo, que estão em plena produção devem ser bastante irrigados e protegidos da gulodice dos pássaros.

As aromáticas para conservação devem ser colhidas antes da floração e colocadas a secar à sombra, em local arejado.

DICA

Os pássaros são gulosos e as frutas, sumarentas e doces, uma tentação.

Pode tentar mantê-los afastados colocando tiras de casca (maçã, laranja) ou até alguns pequenos frutos, como morangos, framboesas ou cerejas, pendurados perto da zona onde costuma alimentá-los de sementes e/ou água ou simplesmente amarrando-os aos ramos de árvores ou arbustos, longe do local onde são produzidas.

Algumas anuais de crescimento rápido

Áster (Aster spp.), Begónia sempre-em-flor (Begonia semperflorens), Bons-dias (Convolvulus spp.), Calceolária ou bolsa-de-dama (Calceolaria spp.), Campânula (Cobea scandens), Cosmos (Cosmos bipinnatus), Feijão-de-Espanha (Phaseolus coccineus), Açafates (Alyssium spp.), Gipsofila (Gypsophila), Goivo (cheiranthus cheiri), Sempre-viva (Helichrysum bracteatum), Miosótis (Myosotis palustris), Perpétua (Gomphrena ou helichrysum), Piretro (Chrysanthemum coccineum), Primavera ou prímula (Primula spp.), Salpiglossa (Salpiglossis spp.), Violeta (Viola odorata).

Tags:
Próximo artigo

2 Comments

  1. José Manuel Miguel 25 de Abril de 2013

    Obrigado pela vossa ajuda, fiquei satisfeito pela minha pesquisa, sempre que necessite, não deixarei de os visitar, darei novidades em breve.
    Obrigado

    Responder
  2. Jose rocha 26 de Abril de 2016

    Adorei mas na minha opinião ficava mais fácil se tivesse alguns vídeos de demonstração

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigo Seguinte

Ir para o topo