A CARREGAR

Type to search

Elettaria cardamomum

O cardamomo apresenta-se sob forma de capsulas que é preciso esmagar ou abrir para retirar os pequenos grãos que escondem no inteior.

O seu nome deriva de Amomom, literalmente “muito condimentado”e é originário da Costa de Malabar e das CardamomHills. Actualmente, é cultivado no Sri Lanka,  Vietname e Cambodja pela tribu dos Pohls, que vivem quase exclusivamente da recolha de cardamomo, quer selvagem, nas florestas, quer plantado.

Chegado à Europa pela rota das caravanas, esta é, a par do açafrão e da baunilha, umas das três especiarias mais caras do mundo.

As suas flores, adjacentes ao caule produzem uns frutos com forma de capsula arredondada que as mulheres da tribu colhem antes da maturação completa para iniciar o processo de secagem. Para obter um kilo de cardamomo são necessárias aproximadamente 40 000 capsulas.

3 tipos de cardamomo

Verde – o mais aromático, logo o melhor e mais procurado
Branco – Obtido por mergulho das capsulas em leite de cal
Preto – falso cardamomo, originário do Nepal, tem um leve sabor a canfora e nenhum interesse gastronomico.

Conhecido desde a antiguidade, altura em que era queimado pelo seu agradável odor, foi usado pelos árabes pelas suas propriedades afrodisíacas e, pelos indianos lutar contra a obesidade.

Nos países asiáticos é utilizado para purificar o hálito (tem a capacidade de anular o odor do alho) mas também pelas suas propriedades desinfectantes e calmantes que o tornam um excelente aliado no combate à tosse e dores de garganta.

Tradicionalmente utilizado em pastelaria na Índia, os árabes usam-no para aromatizar o café, os asiáticos o chá e, é uma delícia com um bom chocolate quente!

Se bem que o cardamomo verde entre na composição de variadas misturas de especiarias, a sós conjuga-se na perfeição com beringela, cenoura, courgette e pepino. No campo das carnes, é um casamento perfeito com borrego e aves, particularmente fraca e pato.

Perfuma também delicadamente doces e compotas, saladas de fruta e gelados de citrinos.

Tags:

1 Comments

  1. José Carlos Rovani 1 de Agosto de 2014

    gostaria de adquirir sementes para plantar, onde posso encontrar?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo