Portal do Jardim.com

Planta Urtiga Urtica sp Urticácea

Esta é uma verdadeira planta de sobrevivência, dela tudo se aproveita:
As raízes são muito úteis para tratar problemas da próstata (hipertrofia benigna da próstata), o caule utiliza-se no fabrico de têxteis, as folhas, flores e sementes na culinária e em fitoterapia para tratar variadíssimos problemas. Usa-se também como adubo e antifúngico no tratamento
de outras plantas.
É muito rica em sais minerais como potássio, ferro e cálcio, contém vitamina C, rutina, quercitina, ácido málico, ácido fórmico e clorofila.
Aumenta a produção de serotonina e de leite materno. É altamente nutritiva e remineralizante do organismo. Em uso externo em forma de compressas ou lavagens, trata problemas da pele, urticária, queimaduras, picadas, incluindo picadas de urtiga, hemorroidas, arterite, etc.
Em uso interno, em infusão é um excelente diurético, hemostático, útil em casos de cistite e uretrite, ajuda a expelir o ácido úrico.
Útil também para aliviar problemas respiratórios como asma ou febre-dos-fenos.
As sementes melhoram o funcionamento da tiroide.
Na culinária usa-se no fabrico de pão, sopas, panquecas, omeletes, sumos, arroz, molhos e tudo o que a sua imaginação quiser criar.

Precauções evitar em caso de edemas causados por problemas cardíacos ou renais e em caso de tomar medicamentos diuréticos ou hipotensores