Portal do Jardim.com

Garden Design: Os jardins contemporâneos e as cores

Texto: Catarina Gonçalves Fotografia: Lobo do Mar, D.R.

O design de jardim está cada vez mais conceptual, em que todo o processo de criação e projecto é tão valorizado como o resultado final. Principalmente nos jardins privados o que se consegue alcançar não é somente um jardim, mas para o cliente algo mais significativo, com um história ou uma ligação mais profunda, e a cor é um elemento essencial para um design de sucesso.

RHS Chelsea Flower 2011

Os conceitos nos jardins são reforçados com o uso da cor, o quente, o frio, a sensação de profundidade, o infinito, calmo ou mais agitado, todos têm  uma  tradução ao nível da cor que escolhe.. Mas este uso da cor não é usado somente com as flores, aliás a tendências tem sido cada vez mais monocromática nas seleções de espécies que se colocam no jardim. A cor é antes utilizada na própria construção, e neste último ano, temos constatado  cada vez mais ser o mobiliário que traz a cor aos espaços exteriores.

Colecção Bistro da Fermob

As cores provocam sensações, a maneira como refletem a luz pode ter várias leituras também dependendo da própria pessoa, pois esta é influenciada por experiências de vida, memórias e o próprio contexto onde a cor se insere.

Chaumont-sur-Loire 2010

O elemento cor está implícito, desde as primeiras ideias para o jardim, durante todo o projecto, as conjugações das cores dos materiais, plantas e estruturas influenciam as escolhas. As plantações normalmente têm algum tipo de repetição padronizado e a cor é usada para fazer a conjugação dos elementos vegetais. A repetição cria unidade no design, esta pode ser trabalhada mais intrinsecamente,  mas o trabalho final resulta num espaço com uma ligação bem definida e o uso da cor em conjugação com as formas e texturas ajudam a alcançar este objectivo.

RHS Chelsea Flower 2011

Quase todos os tipos de jardins têm já uma palete de cores associada, principalmente aos tipos de plantas utilizadas, como é o caso dos jardins mediterrâneos onde se destacam os verdes-azulados e cinzentos.

Com a cor e o constraste consegue-se alcançar espaços mais dramáticos, ideais para pontos focais de um jardim ou para destacar a estrutura de uma planta, por exemplo  a colocação desta com uma cor contrastante em segundo plano fará com que esta sobressaia imediatamente.

Steve Martino

Um dos mestres na utilização de cor é o arquitecto paisagista Norte Americano Steve Martino, as cores quentes do Nevada e da Califórnia inspiram e estão sempre presentes nos seus trabalhos, como um tipo de design muito característico e muito próprio. A cor é utilizada para ligar o jardim ao seu contexto natural, a paisagem inspira e dá o mote para as cores que são usadas no jardim.

Festival Ponte de Lima:Jardim Paraíso - Um Lugar Utópico ou Não

A cor deve ser utilizada mais dramaticamente nos jardins Portugueses, em geral continua-se a ser bastante conservador mas está na altura de expandir o design de jardins em Portugal e explorar novas ideias, e porque não começar com a cor, é só preciso criatividade.

Simbologia das cores

Estas definições e comportamentos variam muito de pessoas para pessoa, esta simbologia é uma generalização de como as cores podem ser percecionadas:

RHS Chelsea Flower 2013

RHS Chelsea Flower 2013