Portal do Jardim.com

Maio com destaque para jardins e plantas nos parques e monumentos de Sintra

Os jardins e as suas plantas são o principal destaque para um mês de maio que se quer quente, nos Parques e Monumentos de Sintra.

Logo no dia 5 de maio, regressam ao Parque de Monserrate as imagens vencedoras da principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica: o “International Garden Photographer Of The Year” (IGPOTY). Este ano a exposição será novamente ao ar livre, no Parque de Monserrate, integrada na natureza envolvente.

A 15 de maio, a Parques de Sintra associa-se ao “The Fascination of Plants Day” e promove uma visita ao Jardim da Condessa d’Edla, no Parque da Pena, conduzida por biólogos e que levará à descoberta das espécies mais emblemáticas deste jardim, explorando-se as particularidades climatéricas, ecológicas e geológicas, entre outras, que garantem o sucesso da coexistência de uma grande diversidade de plantas autóctones com plantas exóticas oriundas de todo o planeta. A iniciativa parte da European Plant Science Organization e tem como objetivo juntar o maior número de pessoas de todo o mundo em volta do fascínio por plantas.

O Parque de Monserrate volta, a 14 de maio, a ser palco de uma Caça ao Tesouro. Através da observação do meio envolvente, os participantes vão decifrando enigmas e charadas e são convidados a aprender, divertindo-se, em contacto direto com a natureza.

Já no final do mês, o convite é para conhecer melhor “O Mundo das Abelhas e Outros Insetos Polinizadores”, no apiário da Quintinha de Monserrate. A 28 de maio, os participantes vão poder descobrir o papel fulcral que as abelhas e outros polinizadores desempenham na reprodução das plantas, na sustentabilidade do planeta e, consequentemente, na vida humana. É abordada a organização social das abelhas, os produtos que originam, e as suas diversas aplicações. No final, tem lugar uma prova de mel.

Fotografia de Richard Bloom vencedor do IGPOTY

 

International Garden Photographer Of The Year (IGPOTY)

De Quinta-feira, 5 de maio, a quarta-feira, 31 de agosto, Parque de Monserrate

O International Garden Photographer Of The Year (IGPOTY) é a principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica, aberta a fotógrafos profissionais mas também a amadores. Anualmente, a exposição dos trabalhos vencedores é inaugurada nos Kew Gardens (Reino Unido), percorrendo posteriormente diversos locais do mundo, nomeadamente o Parque de Monserrate. Este ano a exposição será novamente ao ar livre, integrada na natureza envolvente.

– Tarifário: entrada livre mediante aquisição de bilhete para o Parque de Monserrate

– Mais informações e reservas: info@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

 

Fotografia PSML

The Fascination of Plants Day

Domingo, 15 de maio, 15h00, Jardim da Condessa d’Edla

Conduzida por biólogos, a visita proposta levará à descoberta de um dos mais belos jardins de Sintra onde a natureza se manifesta de forma requintada e imponente. Obra de D. Fernando II e da sua segunda mulher, Elise Hensler (Condessa d’Edla), o Jardim da Condessa d’Edla contém coleções botânicas minuciosamente planeadas, como a Feteira da Condessa, que reúne a mais antiga coleção de fetos arbóreos do Parque e uma notável coleção de camélias. Serão dadas a conhecer as espécies mais emblemáticas deste jardim e exploradas as particularidades climatéricas, ecológicas, geológicas entre outras, que garantem o sucesso da coexistência de uma grande diversidade de plantas autóctones com plantas exóticas oriundas de todo o planeta. A Parques de Sintra associa-se desta forma à iniciativa da European Plant Science Organization (EPSO), que tem como objetivo juntar o maior número de pessoas de todo o mundo em volta do fascínio por plantas.

– Destinatários: todos

– Duração: 1h30

– Tarifário: gratuito

– Requer inscrição prévia: info@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

– Nota: a visita poderá ser cancelada caso as condições meteorológicas sejam adversas

 

Fotografia de PSML, Susana Morais

O Mundo das Abelhas e Outros Insetos Polinizadores – O Apiário Pedagógico da Quintinha de Monserrate

Sábado, 28 de maio de 2016, 10h00, Quintinha de Monserrate

No Apiário Pedagógico da Quintinha de Monserrate, os participantes podem conhecer, com as abelhas e a apicultura, o incrível mundo dos insetos polinizadores. Descobrem o papel fulcral que estes desempenham na reprodução das plantas, na sustentabilidade do planeta e, consequentemente, na vida humana. É abordada a organização social das abelhas, os produtos que originam, e as suas diversas aplicações. No final, tem lugar uma prova de mel.

– Destinatários: recomendado para famílias com crianças a partir dos 8 anos

– Duração: 3h00

– Tarifário por sessão: 10€/participante

– Requer inscrição prévia: info@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

– Nota: a realização da atividade depende de um número mínimo de participantes