A CARREGAR

Type to search

Maio com destaque para jardins e plantas nos parques e monumentos de Sintra

Os jardins e as suas plantas são o principal destaque para um mês de maio que se quer quente, nos Parques e Monumentos de Sintra.

Logo no dia 5 de maio, regressam ao Parque de Monserrate as imagens vencedoras da principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica: o “International Garden Photographer Of The Year” (IGPOTY). Este ano a exposição será novamente ao ar livre, no Parque de Monserrate, integrada na natureza envolvente.

A 15 de maio, a Parques de Sintra associa-se ao “The Fascination of Plants Day” e promove uma visita ao Jardim da Condessa d’Edla, no Parque da Pena, conduzida por biólogos e que levará à descoberta das espécies mais emblemáticas deste jardim, explorando-se as particularidades climatéricas, ecológicas e geológicas, entre outras, que garantem o sucesso da coexistência de uma grande diversidade de plantas autóctones com plantas exóticas oriundas de todo o planeta. A iniciativa parte da European Plant Science Organization e tem como objetivo juntar o maior número de pessoas de todo o mundo em volta do fascínio por plantas.

O Parque de Monserrate volta, a 14 de maio, a ser palco de uma Caça ao Tesouro. Através da observação do meio envolvente, os participantes vão decifrando enigmas e charadas e são convidados a aprender, divertindo-se, em contacto direto com a natureza.

Já no final do mês, o convite é para conhecer melhor “O Mundo das Abelhas e Outros Insetos Polinizadores”, no apiário da Quintinha de Monserrate. A 28 de maio, os participantes vão poder descobrir o papel fulcral que as abelhas e outros polinizadores desempenham na reprodução das plantas, na sustentabilidade do planeta e, consequentemente, na vida humana. É abordada a organização social das abelhas, os produtos que originam, e as suas diversas aplicações. No final, tem lugar uma prova de mel.

Fotografia de Richard Bloom vencedor do IGPOTY

Fotografia de Richard Bloom vencedor do IGPOTY

 

International Garden Photographer Of The Year (IGPOTY)

De Quinta-feira, 5 de maio, a quarta-feira, 31 de agosto, Parque de Monserrate

O International Garden Photographer Of The Year (IGPOTY) é a principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica, aberta a fotógrafos profissionais mas também a amadores. Anualmente, a exposição dos trabalhos vencedores é inaugurada nos Kew Gardens (Reino Unido), percorrendo posteriormente diversos locais do mundo, nomeadamente o Parque de Monserrate. Este ano a exposição será novamente ao ar livre, integrada na natureza envolvente.

– Tarifário: entrada livre mediante aquisição de bilhete para o Parque de Monserrate

– Mais informações e reservas: info@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

 

Fotografia PSML

Fotografia PSML

The Fascination of Plants Day

Domingo, 15 de maio, 15h00, Jardim da Condessa d’Edla

Conduzida por biólogos, a visita proposta levará à descoberta de um dos mais belos jardins de Sintra onde a natureza se manifesta de forma requintada e imponente. Obra de D. Fernando II e da sua segunda mulher, Elise Hensler (Condessa d’Edla), o Jardim da Condessa d’Edla contém coleções botânicas minuciosamente planeadas, como a Feteira da Condessa, que reúne a mais antiga coleção de fetos arbóreos do Parque e uma notável coleção de camélias. Serão dadas a conhecer as espécies mais emblemáticas deste jardim e exploradas as particularidades climatéricas, ecológicas, geológicas entre outras, que garantem o sucesso da coexistência de uma grande diversidade de plantas autóctones com plantas exóticas oriundas de todo o planeta. A Parques de Sintra associa-se desta forma à iniciativa da European Plant Science Organization (EPSO), que tem como objetivo juntar o maior número de pessoas de todo o mundo em volta do fascínio por plantas.

– Destinatários: todos

– Duração: 1h30

– Tarifário: gratuito

– Requer inscrição prévia: info@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

– Nota: a visita poderá ser cancelada caso as condições meteorológicas sejam adversas

 

Fotografia de PSML, Susana Morais

Fotografia de PSML, Susana Morais

O Mundo das Abelhas e Outros Insetos Polinizadores – O Apiário Pedagógico da Quintinha de Monserrate

Sábado, 28 de maio de 2016, 10h00, Quintinha de Monserrate

No Apiário Pedagógico da Quintinha de Monserrate, os participantes podem conhecer, com as abelhas e a apicultura, o incrível mundo dos insetos polinizadores. Descobrem o papel fulcral que estes desempenham na reprodução das plantas, na sustentabilidade do planeta e, consequentemente, na vida humana. É abordada a organização social das abelhas, os produtos que originam, e as suas diversas aplicações. No final, tem lugar uma prova de mel.

– Destinatários: recomendado para famílias com crianças a partir dos 8 anos

– Duração: 3h00

– Tarifário por sessão: 10€/participante

– Requer inscrição prévia: info@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

– Nota: a realização da atividade depende de um número mínimo de participantes

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo