Portal do Jardim.com

Pirliteiro ou Espinheiro Branco: A árvore do coração

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/cpraticos/pilriteiro040207/abertura.jpg[/img]

[b]História e descrição[/b]
O pirliteiro é uma bela árvore de médio porte, podendo chegar a atingir cerca de 8 metros, folha caduca, ramos espinhosos (daí um dos nomes porque é conhecida em Portugal; espinheiro alvar), pequenas flores brancas da família das rosáceas e bagas comestíveis de um vermelho vivo semelhante a maçãs minúsculas, é uma árvore robusta podendo viver até aos 500 anos.
Desde a Antiguidade que é valorizada pelas suas propriedades medicinais,existem mesmo provas de que seria já utilizada pelo homem pré-histórico.
O médico Grego Dioscórides (100d.C.) já a mencinava no seu famoso livro Matéria Médica, assim como mais tarde o conceituado médico Suiço Paracelsus (1493-1541), mas é no século XIX que ela ganha grande notoriedade devido a estudos realizados por um médico Irlandês que a reconhece como um excelente remédio para tratar problemas cardio-vasculares.
Recentemente mais estudos têem sido feitos,sobretudo nos EUA e na Alemanha onde se confirmam as suas propriedades cardio-tónicas.
Em Inglaterra é conhecido como «May tree» pois a sua floração dá-se no mês de Maio.em Portugal floresce um pouco mais cedo podendo apresentar flores em Março ou Abril nos anos mais quentes. O seu nome científico [i]Crataegus laevigata[/i] ou [i]Crataegus monogyna[/i] (mais cumum entre nós) vem do grego kratos que significa força, isto deve-se à extrema dureza da sua madeira. Especialmente nos países nórdicos é muito utilizada para fazer sebes vivas.
Está ainda muito associada a lendas e feitiços, pois os Romanos tinham por hábito pendurar um raminho de pirliteiro por cima do berço dos recém-nascidos, para os protejer das más energias.
Na Idade Média, penduravam-no nas portas das casas com a mesma intenção.
Há historiadores que dizem que os espinhos da coroa de Cristo eram de ramos de pirliteiro.
Em Portugal o pirleiteiro apresenta vários nomes populares não muito charmosos na minha opinão: espinheiro alvar, espinheiro branco, escambrulheiro, escalheiro, cambroeira, abronceiro, estrepeiro… nomes cuja origem eu gostaria muito de conhecer, se algum leitor souber, não hesitem em contactar-me.
São utilizadas as folhas que se podem colher durante quase todo o ano, as flores de preferência em botão ou logo após a sua abertura, a partir de Março e as bagas que apresentam dois períodos de maturação, um em Novembro, mais ou menos pelo São Martinho e outro em Dezembro em que as bagas se tornam muito vermelhas e doces e com mais alto teor de anti-oxidantes e mais potencial curativo.

[b]Composição[/b]
Tanto as folhas como as flores ou as bagas apresentam propriedades medicinais.As bagas são fortemente anti-oxidantes que protejem o tecido celular e fortificam os tecidos do coração.
Contém ainda flavonóides (rutina e quercitina), tirterpenóides, glicósidos cianogénicos, aminas, trimetilamina, só nas flores, polifenóis, cumarinas e taninos, histamina e vitamina C.

[b]Propriedades[/b]
O pirliteiro é utilizado para tratar uma variedade de problemas cardíacos e de circulação sanguínea, o alto teor em bioflavonóides relaxam e dilatam as artérias, sobretudo as coronárias e periféricas,isto aumenta a irrigação sanguínea do músculo cardíaco e atenua os sintomas da angina de peito,os bioflavonóides também são anti-oxidantes o que evita ou reduz a degeneração dos vasos sanguíneos.
Uma das características extraordinárias desta árvore é a sua acção normalizadora do batimento cardíaco sendo portanto muito útil no tratamento de arritmia, tonifica o coração,sendo uma grande ajuda em casos de corações cansados e debilitados por exemplo depois de intervenções cirúrgicas, ajudando também a regular e equilibrar a tensão arterial, age de uma forma eficaz e segura mas não agressiva, é também vasodilatador de uma forma suave, o chá feito com as folhas e tomado regularmente(duas a três chávenas por dia) durante um ou dois meses, protege o coração, melhora a circulação,estabiliza os níveis de colagénio e tem uma acção ligeiramente adstringente,combate a arteriosclerose, em forma de gargarejos alívia dores de garganta, combinado com o gingko biloba, melhora a memória ao estimular a circulação sanguínea do cérebro fazendo aumentar a quantidade de oxigénio que lhe fornece, combate ainda problemas de insónias de origem nervosa.

[b]Jardim[/b]
Não sendo uma árvore de grande porte, é uma árvore robusta , sem grandes exigências a nível de tipo de solo,bonita e de grande utilidade,podendo plantá-la como sebe ou simplesmente como árvore decorativa.

[b]Culinária[/b]
As bonitas folhas recortadas do pirleiteiro algo semelhantes às folhas do carvalho ficam muito bonitas na decoração das saladas de cenoura ou beterraba., o sabor das folhas é muito leve e delicado.Estas folhas combinam ainda muito bem na salada de batata.

[b]Receita:[/b]
[b]Vinho de pirliteiro[/b]
2 quilos de bagas (pirlitos), 1 limão, 2 laranjas, 1quilo de açucar amarelo, 5 litros de água a ferver, fermento.

Colocar as bagas numa bacia e verter-lhe em cima a água a ferver,tapar e deixar ficar durante uma semana, mexendo todos os dias.Passada uma semana retirar as bagas e coar, juntando então a este líquido o açucar préviamente derretido com um pouco de água, uma vez arrefecida esta mistura, junta-se o fermento, volta a tapar-se e deixa-se repousar 24 horas após as quais se tranfere a mistura para um recepiente próprio de fermentação de vinho.

[b]Marmelada de pirlitos: [/b]
1 quilo de pirlitos, sumo de um limão, 1/5 litro de água, açucar.
Depois de retirados todos os ramos, colocar as bagas numa panela com a água e o sumo de limão, ferver em lume brando durante 45 minutos,retirar do lume e deixar a coar durante a noite, no dia seguinte retirar a polpa, pesar o líquido e calcular 450 gramos de açucar para cada 1/5 litro de sumo,levar de novo ao lume e deixar ferver até atingir uma consistência sólida que depois se verterá em recepientes que ao arrefecer terão a consitência da marmelada

Aqui ficam algumas sugestões de receitas de Inverno retiradas de um livro fantástico:
«Wild Food» de Roger Phillips da editora Pan Books.