Portal do Jardim.com

As Chagas ou Capuchinhas

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/chagas080507/abertura.jpg[/img]

[i]Fotos: Fernanda Botelho[/i]

Estas belíssimas flores de cor amarela, laranja ou carmim, (estas mais raras), também conhecidas por nastúrcios ou mastruço do Perú por serem originárias da América do sul de onde foram trazidas para a europa pelos conquistadores no século XVII. Era muito utilizada como planta medicinal em toda a região dos Andes.

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/chagas080507/01.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/chagas080507/thumbs/01.jpg[/img][/url]
 

É um planta anual da família da família das [i]tropaeolaceas[/i], com o nome científico de [i]tropaeolum majus[/i], conhecida em inglês por [i]nasturtium[/i].é na realidade um planta invasora dos jardins e hortas mas eu diria que é uma boa praga e uma excelente companheira de hortas e pomares ajudando e fortalecendo as árvores de fruto e hortículas: quando plantada junto das abóboras, protege-as dos escaravelhos, perto dos bróculos ajudam a afastar os afídeos, sob as pereiras protegem-nas dos afídeos lanosos, é também benéfica para as batateiras, couves e rabanetes, quando plantada nas estufas funcionam como repelente da mosca branca, caso aparecem sinais de pulgões nas chagas, é sinal de solo deficiente em calcário, para resolver este problema, polvilhe as capuchinhas com cal em pó.

As chagas inseridas num conjunto de plantas.

As chagas gostam de solos pobres, podem ser trepadeiras ou rasteiras, desenvolvem-se bem em pleno sol ou meia sombra.

Para além de a poder cultivar em vasos como bonita planta ornamental, saiba que é uma planta medicinal de grande utilidade e que a poderá utilizar ainda na culinária para grande deleite do seu paladar, podendo dar largas à sua criatividade na decoração de pratos e travessas pois as suas delicadas e alegres flores são comestíveis, assim como as folhas e sementes.Tem um sabor delicadamente apimentado e penetrante algo semelhante ao agrião, combina muito bem com salada fria de batata e queijo branco com cebolhinho, oregãos, hortelã, tomilho ou alecrim ou em sandes como substituto da alface, as sementes colhidas ainda jovens e tenras e depois colocadas a macerar em vinagre constituem um excelente picle, algo semelhante às alcaparras.

É muito rica em vitamina C, glicocinatos, ácido fosfórico e oxálico, enzimas e componentes antibióticos que não afectam a flora intestinal.
Uma infusão feita com as folhas frescas é muito útil na eliminação de tosse, catarro e bronquite, desobstrói as vias nasais e ajuda a eliminar expectoração.
Uma infusão de folhas e flores aumentam a resistência a infecções bacterianas e pode também ser utilizada externamente na desinfecção de feridas.
Útil ainda em lavagens para curar pequenas infecções genitais e urinárias.

Existem estudos que comprovam que as chagas ajudam a promover a formação de células vermelhas ajudando assim a combater a anemia.
Todas estas sugestões não pretendem de forma alguma funcionar como alternativa a uma consulta médica especializada.
As capuchinhas são ainda utilizadas no fabrico de champô anti-caspa ou poderá fazer uma infusão de folhas e flores e com ela enxaguar o cabelo.

Aqui ficam algumas sugestões e informações para que pense duas vezes antes de decidir erradicar as chagas do seu jardim.