Portal do Jardim.com

A Borragem dá Coragem

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/borragem150208/abertura.jpg[/img]

[i]Fotos: Fernanda Botelho[/i]

Que sensação fantástica regressar de férias e encontrar o meu jardim salpicado de pequenas estrelas azuis, rodeadas de abelhas e borboletas. Estas delicadas florzinhas azuis em forma de estrela são as borragens que tornam a invadir-me o jardim multiplicando-se ano após ano e eu sem coragem para as controlar.
[b]Habitat[/b]

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/borragem150208/01.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/borragem150208/thumbs/01.jpg[/img][/url]

A borragem ([i]Borago officinalis[/i]) é uma planta anual herbácea da família das boragináceas, coberta de pêlos que chega a atingir 60-70cm de altura. Tem um caule polposo e lindas flores azuis de cinco pétalas dispostas em forma de estrela durante toda a Primavera e parte do Verão. Gosta de solos pobres e desnutridos e cresce espontaneamente à beira de caminhos e em muros velhos.

Não se sabe muito sobre a sua origem, mas julga-se originária do Mediterrâneo e Norte de África.
[b]A Horta e Jardim[/b]
Propaga-se facilmente por semente. A planta aprecia uma boa exposição ao Sol, mas para que as flores sejam de um azul intenso, o solo deve ser pobre.

É uma excelente fornecedora de potássio orgânico, cálcio e outros minerais naturais.

Cultivar a borragem nos pomares e canteiros de morangueiros, pois estas ajudam-se entre si. As abelhas gostam de procurar alimento nas suas flores.
[b]Componentes e Propriedades[/b]
A borragem é muito rica em mucilagem sendo por isso utilizada para acalmar problemas respiratórios e tosse.

Utilizam-se tanto as flores como as folhas que contêm abundante nitrato de potássio, eficaz sudorífico e diurético. As folhas devem ser colhidas durante os meses da floração e apenas as mais tenras e sem pêlos (se existiram pêlos, estes devem ser coados depois de feito o chá).

O sumo feito a partir das flores e folhas frescas é um excelente remédio e desintoxicante do organismo e um óptimo refresco de sabor semelhante ao pepino.

As flores estimulam a sudação e as folhas são diuréticas.

Descobriu-se recentemente que as sementes são ricas em ácido gamalinoleico, um componente também presente nas sementes de onagra e muito utilizado no combate a problemas hormonais, especialmente nas mulheres, que sofrem de desequilíbrios pré-menstruais e problemas relacionados com a menopausa.

Este ácido é ainda um potente anti-coagulante do sangue, ajudando a prevenir problemas coronários vários, pois combate o mau colesterol.

O óleo de borragem não está tão explorado e comercializado como o de onagra que se encontra à venda em ervanárias e também em algumas farmácias.

O óleo da semente da borragem pode ainda ser utilizado para tratar problemas reumáticos, eczemas e outras infecções cutâneas crónicas.

A borragem contém ainda taninos e óleos essenciais e alcalóides pirrolizidinos que quando isolados são tóxicos para o fígado.
[b]Culinária[/b]
Na culinária utilizam-se as flores para decorar pratos vários, e as folhas tenras com delicado sabor a pepino podem ser fritas depois de mergulhadas num pome de farinha, ovo e leite.

As folhas e flores eram utilizadas para aromatizar o clarete (tipo de vinho tinto e outras bebidas a que imprimem um odor a pepino e um travo refrescante).

A borragem só é eficaz enquanto fresca. Seca perde a maioria das suas propriedades.

Pode fazer uma tisana, vertendo água a ferver por cima das flores recém colhidas, tapando e deixando em infusão durante 10 a 15 minutos.

Diz-se que a borragem dá coragem. Devido aos seus componentes, a borragem produz no corpo uma sensação hilariante, levantando a moral e ajudando a combater depressões.
[b]Precauções[/b]
Devido à presença de alcalóides pirrolizidinos tóxicos, a borragem está sujeita a restrições em certos países, não tendo sido, no entanto, verificadas intoxicações devido à ingestão desta planta. Esta precaução não se aplica ao óleo de borragem.