Portal do Jardim.com

À Descoberta da Rúcula

A rúcula eruca vesicaria subesp sativa é oriunda da Ásia e da Europa do Sul, estando também aclimatada na América onde é conhecida por eruca ou argula. Os Ingleses também grandes consumidores desta planta chamam-lhe rocket. É também conhecida por mostarda Persa.

Figurava nos pratos dos romanos e Gregos Antigos.

Era muito consumida na Idade média, excepto nos mosteiros por se acreditar que continha propriedades afrodisíacas. Foi uma erva muito popular na Europa do século XVIII, tendo mais tarde caído no esquecimento em toda a Europa excepto na Itália onde nunca deixou de ser apreciada.

Aos poucos tem vindo a ganhar popularidade nos mercados nacionais e estrangeiros, especialmente nos países Mediterrânicos onde continua a ser cultivada e muito apreciada em saladas, molhos, queijos, especialmente queijo de cabra e nozes. Combina muito bem com massas e pode ser utilizada no pesto em substituição do mangericão.

A rúcula é uma planta anual da família das Brassicaceaeas, prima da mostarda e das nabiças, e  tal como acontece com as outras plantas desta extensa família podem consumir-se não só as folhas mas também as flores, estas flores podem ser brancas ou amarelas (no caso da rúcula silvestre), contêm um leve aroma a laranja e constítuem uma atractiva guarnição.

As folhas dentadas da rúcula possuem um sabor semelhante à avelã e um cheiro apimentado e quente que se solta assim que a colhemos, quanto mais tempo as folhas forem deixadas no caule , mais picantes se vão tornando, mas não convém deixar desenvolver muito as flores, pois as folhas perderão a intensidade  do seu sabor.

A rúcula encontra-se à venda na maioria dos supermercados, quer sozinha, em molhos ou já embalada e pronta a consumir ou em misturas com alface, agriões, endívias etc.

 

Na horta

A rúcula é uma planta muito fácil de cultivar e que se auto-propaga com bastante facilidade, no meu quintal está sempre a surpreender-me surgindo por debaixo dos bancos de jardim ou entre as pedras dos caminhos, quando semeada em canteiros dá colheitas úteis prácticamente durante todo o ano, preferindo sombra parcial a sol pleno.

A erva colhida e consumida na hora tem um sabor muito mais intenso do que a planta guardada no frígorífico, onde não se deve guardar mais do que 3 a 4 dias.

 

Propriedades

A rúcula é muito rica em proteínas, ácido fólico, mágnésio, fósforo, potássio, zinco,  fibras, vitaminas do complexo B, vitaminas A e C e minerais, como o cálcio e o ferro, todos componentes importantes na manutencão de óssos saudáveis. Para além de todos estes elementos fantásticos, a rúcula tem ainda a vantagem de ser de muito baixo teor calórico.

É uma planta tónica, estomáquica, diurética e antiescorbútica.