Ficha Técnica

Editor:

Vasco de Melo Gonçalves

Jornalista, sócio da Lobo do Mar.

Mais de 20 anos de carreira sendo diretor de várias publicações ativas. O Portal do Jardim constitui um novo desafio e está reunida uma equipa pluridisciplinar capaz de continuar com este projeto que foi pioneiro em Portugal.

Contribuidores:

Fernanda Botelho

Fernanda Botelho nasceu a 19 de Agosto de 1959 na Tojeira, inspirada pela lua-cheia a brilhar sobre a Serra de Sintra. Da infância no campo guarda cheiros de vindimas, alfazemas, manhãs de orvalho e orégãos…Ruma a Londres onde estudou plantas medicinais, pedagogia Waldorf e Montessori, yoga, e aí viveu 15 anos salpicados por muitas outras viagens, Índia, Indonésia, América do Norte e Sul, Caraíbas, Itália, Grécia etc. Desde 1998 que é membro da Herb Society UK. Escreve em revistas de jardinagem, tem o curso de guia de jardim botânico, tendo orientado visitas às plantas medicinais dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian. Os seus livros infantis”Salada de flores e “Sementes à solta” estão recomendados pelo PNL (Plano nacional de leitura).
A sua agenda de plantas medicinais já vai na 4ª edição e a de 2013 é dedicada à importância das sementes.

Jorge Freixial

Jorge Freixial é professor. Tem mais de 20 anos de experiência com Bromélias, sendo esta uma família botânica que fascina pela diversidade, pela adaptabilidade e pela beleza. Algumas espécies (guzmanias e vrieseas, em especial) podem-se encontrar à venda em muitos locais, mas poucos sabem como as tratar adequadamente, poucos sabem que elas podem ter vida longa e continuá-la através dos rebentos que produzem. Autor de artigos e livros sobre Bromélias, formador em cursos e workshops sobre esta temática sendo também produtor.

Luís Alves

Tem 36 anos, é do Porto. Lecciona em diversos cursos de jardinagem e espaços verdes, plantas aromáticas e medicinais, e foi orador convidado de diversas palestras sobre os temas. É técnico de Agricultura Biológica, escrevendo regularmente para revistas especializadas. Editou um DVD com um curso de PAM. Nos últimos 7 anos é agricultor e viveirista, produzindo em modo de produção biológico plantas aromáticas, medicinais, condimentares e flora espontânea autóctone, sendo também consultor especializado em jardinagem e espaços verdes. Foi galardoado com «1º Prémio “Agricultor sobresaliente en actividades innovadoras” 2008»

CatarinaCatarina Gonçalves

É designer de jardins, licenciada pela Universidade de Greenwich em Londres em BA Hons Garden Design. Tem vários interesses nesta área como uso de materiais inovadores, novas maneiras de interpretar o espaço exterior e designs ecológicos. Actualmente participa regularmente neste portal com artigos na área paisagística e é responsável editorial da revista Tudo Sobre Jardins. Website www.catarinagdesigns.com.

Luísa Gonçalves

É directora da Revista Tudo Sobre Jardins, revista trimestral que está na banca desde Agosto de 2007. Colaboradora do portal do jardim desde o primeiro momento com alguns artigos de reportagem e trabalhos sobre jardins. Sócia-Gerente da Editora Lobo do Mar, Lda. que detem para além do título Tudo Sobre Jardins; Anuário Náutico e Náutica Press.

Diogo Ricou

É responsável técnico da empresa Monteiro & Ricou, Lda. Licenciado em engenharia agrícola pela universidade dos açores. Desde sempre que esteve ligado a esta área. Também dá formação na área da jardinagem, nomeadamente planeamento de jardins. Dá aulas ao curso CEF jardinagem numa escola em Esmoriz, etc..
A Monteiro & Ricou presta serviços, tais como: consultadoria, gestão de obras, construção de jardins, implantação de sistemas de rega, instalação de jardins verticais, agricultura, projectos.

Aves do nosso jardim

A equipa Aves do nosso jardim é constituída por dois casais, um vive no campo, outro na cidade. Qualquer semelhança com estórias infantis é pura coincidência. Para além da felicidade a que aspira toda a raça humana, sonham com um mundo em perfeito equilíbrio entre o homem e a natureza. Ou, na realidade das coisas, em pequenos gestos do quotidiano, tentam criar uma empatia entre  as suas casas e as aves que, na maior parte das vezes, andam por aí.
O objectivo da equipa é partilhar ensinamentos através das experiências adquiridas nas formações de cada um dos seus elementos em biologia, ornitologia, jornalismo e sonoplastia.

Monte do Laranjal

O Monte do Laranjal é uma antiga propriedade agrícola que, apesar de inactiva até recentemente, os seus antigos edifícios foram restaurados e convertidos naquilo que é hoje uma casa de família, com uma área reservada para turismo rural. Tem uma horta biológica e um laranjal (ambos certificados) e várias árvores de fruto que cuidam sem recurso a pesticidas ou outros químicos que não produtos biológicos certificados. Saiba mais em: www.montedolaranjal.com.

Plantit

A PLANTIT– Hortas & Jardins Ecológicos é uma empresa portuguesa fundada por Susana Caseiro. Está vocacionada para a instalação e manutenção de hortas biológicas em qualquer lugar, seja com limitação de área ou mesmo na ausência de solo, com produtos e serviços inovadores. Um dos objetivos da Plantit é disponibilizar meios e métodos ecológicos, simples e eficazes, para que qualquer pessoa possa cultivar os seus próprios alimentos em casa.A Plantit quer dinamizar o conceito de horta-jardim adaptada a diversos ambientes, tais como familiar, escolar, institucional e empresarial. A empresa propõe assim integrar facilmente uma horta, com alguma harmonia paisagística e ambiental, num jardim, numa varanda, num terraço ou num pátio. Website Plantit.

Clube Bonsai de Sintra

Iniciado informalmente em 2003, o Clube Bonsai de Sintra é um grupo de amigos de diferentes gerações, que têm em comum a paixão pela Arte do Bonsai. É, desde Novembro de 2006, uma Associação sem Fins Lucrativos, atualmente com cerca de quatro dezenas de associados, que tem como principal objetivo promover e divulgar a arte e cultura do bonsai. Para tal, o Clube aposta principalmente na troca de conhecimentos e na partilha de experiências no Bonsai, encontrando-se aberto a qualquer pessoa que queira participar, independentemente do seu nível de conhecimento na arte. Saiba mais no website e na página do facebook do clube.

Helena VieiraHelena Figueiredo Vieira

Licenciada em Arquitecta Paisagista pela Universidade de Évora, encontra-se atualmente a finalizar o Mestrado na mesma instituição.No decorrer do seu percurso académico integrou o Conselho Pedagógico da ECT – Escola de Ciências e Tecnologias da Universidade de Évora, tendo colaborado na revisão do Regulamento Escolar Interno, desta instituição.Foi Vice-Presidente do Núcleo de Alunos de Arquitetura Paisagista da Universidade de Évora na sua comissão instaladora e é atualmente Presidente desde 2012.Recentemente coordenou a organização do VII Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura Paisagista, o qual já não se realizava à mais de 15 anos. Atualmente é coordenadora do Setor Ambiental da Associação Académica da Universidade de Évora.

fcc215a570d00f8865d5a5473bc22349Clube Orquidófilos Portugal

O C.O.P. – CLUBE DOS ORQUIDÓFILOS DE PORTUGAL é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo juntar os portugueses que gostam de orquídeas divulgando estas jóias botânicas, tanto no seu cultivo como plantas ornamentais, como também na sua história e em todos os aspetos em que as orquídeas estão presentes na sociedade e cultura. Aberto a gente de todas as idades, o clube tem já associados spalhados por Portugal continental e ilhas. A partilha de experiências terá lugar em encontros, workshops, cursos, presença na internet (Webpage, Blog, Facebook, Youtube, etc), publicações, exposições e concursos, pequenos passeios pela natureza e grandes viagens pelo mundo. Onde houver orquídeas, nós estaremos lá! Website Clube Orquidófilos Portugal!

Carina Amaral Costa

Carina Amaral Costa, com 29 anos, é natural da Ilha de São Miguel, Açores é a mais recente colaboradora do Portal do Jardim. Concluiu, na Universidade dos Açores, uma licenciatura e mestrado em Agronomia, e desempenha as funções de Eng. Agrónoma no Parque Terra Nostra desde 2012. Colabora com o Portal do Jardim dando largas ao gosto pela escrita e pela partilha de conhecimentos. Promete, mensalmente, relatar o seu quotidiano num dos parques mais ricos a nível botânico, abordando conteúdos sobre plantas, técnicas de jardinagem utilizadas, problemas fitossanitários e respetivos tratamentos. Todavia, e perante tamanha diversidade existente no local onde trabalha, os conteúdos a abordar são ilimitados.




Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • Pensa adquirir ou já adquiriu algum equipamento a bateria para manutenção dos jardins?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 15 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 14 Convidados, 1 Bot