A CARREGAR

Type to search

Brassica oleracea acephala, conhecida como couve ornamental

A primeira vez que vi esta planta como arranjo paisagístico, há mais de 15 anos, foi nos Jardins de Villandry no vale do Loire, e que surpresa!

A couve possui diferentes tipos, neste caso concreto é basicamente uma planta ornamental
É uma planta resistente, que se desenvolve bem em climas mais frios e tolera geadas. É relativamente fácil de cultivar e pode prosperar em diferentes tipos de solo desde que fértil e bem drenado.
Em geral o consumo de couve está associado a diversos benefícios para a saúde, como melhora na digestão, saúde do coração e redução do risco de certas doenças devido ao seu alto teor de antioxidantes.
A couve é versátil e sendo apreciada pelas suas cores as folhas mais tenras são ótimas para saladas e decorar pratos.
As variedades Ornamentais são especialmente atraentes visualmente. Existem muitas variedades com folhas roxas, vermelhas, azuis e até mesmo brancas, que são excelentes para adicionar cor ao jardim.

Arranjos paisagísticos: Plante a couve em grupos ou em padrões interessantes para criar impacto visual. Alternar diferentes variedades com cores e texturas distintas pode resultar em belos arranjos.
Combinação com outras plantas: Integre a couve ornamental em composições paisagísticas com outras plantas ornamentais. Combine-a com flores coloridas, arbustos ou plantas de folhagem contrastante para criar uma estética visualmente atraente.
Recipientes e vasos: Se estiver limitado em espaço, plante couve ornamental em vasos ou recipientes grandes. Isso não só acrescenta um visual interessante, mas também permite movê-las para locais mais adequados conforme necessário.
Manutenção estética: Para manter a aparência ornamental, retire folhas danificadas ou envelhecidas conforme necessário. Isso ajudará a manter a planta com um visual mais atraente.
A couve ornamental é uma adição versátil e visualmente interessante em qualquer jardim. A sua beleza, combinada com durabilidade e resistência – uma ótima opção para paisagismo ornamental.

Onde plantar?
A couve é uma planta que prospera em climas mais frios, mas pode crescer em diversos locais, desde que tenha as condições adequadas. Aqui estão algumas dicas sobre onde plantar couve:
Clima: A couve se desenvolve melhor em climas mais frescos. Ela tolera geadas leves e pode crescer durante os meses mais frios do ano. No entanto, ela também pode ser cultivada em climas mais amenos, desde que não seja extremamente quente.
Solo: O solo ideal para a couve é fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Certifique-se de que o solo tenha um bom suprimento de nutrientes para promover o crescimento saudável da planta.
Localização: Escolha um local que receba bastante luz solar, pelo menos 6 horas por dia. A luz solar é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável das folhas.
Espaçamento: Plante as mudas de couve a uma distância adequada umas das outras para permitir seu crescimento saudável. Geralmente, o espaçamento recomendado é de cerca de 30 a 45 centímetros entre as plantas.
Época de plantio: Considere plantar as variedades ornamentais de couve na época em que o jardim precisa de mais cor ou destaque visual. Por exemplo, no outono para um jardim de cores vivas durante os meses mais frios.

Cuidados e Manutenção:
Rega: A couve precisa de rega regular para se manter hidratada, mas evite encharcar o solo. Além disso, pode ser útil adicionar cobertura morta ao redor das plantas para manter a humidade e controlar o crescimento de ervas daninhas.
Fertilização: Adicione fertilizante orgânico rico em nitrogénio antes do plantio. Se necessário, aplique fertilizantes durante o crescimento, seguindo as instruções do fabricante.
Controle de Ervas Daninhas: Remova as ervas daninhas ao redor das plantas de couve para evitar a competição por nutrientes.
Proteção contra Pragas: Monitorize regularmente as plantas para detetar sinais de infestação por pragas, como pulgões, lagartas etc. Use métodos orgânicos de controle de pragas, se necessário.
Proteção contra Doenças: Mantenha um bom espaçamento entre as plantas para promover a circulação de ar e reduzir o risco de doenças fúngicas. Retire as folhas danificadas ou doentes para evitar a propagação.
Colheita: A couve pode ser colhida conforme as folhas atingem um tamanho adequado. Ao colher, remova as folhas externas, permitindo que as internas continuem a crescer.
Essas diretrizes gerais podem ajudar na plantação e manutenção de uma plantação saudável de couve. É sempre bom adaptar essas práticas às condições específicas do seu jardim e às variações climáticas da sua região para obter os melhores resultados.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo