A CARREGAR

Type to search

Tags:

Conheça os Cymbidium

P1220379lê-se CIM – BÍ – DI – UM)

Os Cymbidium são originários do continente asiático, de países como a China, Índia, Sri Lanka, Nepal, Malásia, Filipinas ou Vietname e ainda algumas espécies são encontradas na Austrália. As plantas são constituídas por pseudobolbos de tamanhos variados e forma oval de onde saem folhas eretas e finas lembrando espadas curvadas e com uma dobra longitudinal ao centro da folha. As folhas são decíduas, permanecem na planta durante dois a quatro anos. Depois desse tempo secam e caiem deixando um pseudobolbo que parece estar seco. Não é verdade, esses pseudobolbos, se estiverem robustos são úteis à planta como reserva de água e nutrientes. Não devem ser arrancados. As raízes dos Cymbidium são grossas e muito absorventes. Sendo epífitas ou semi-terrestres, as raízes servem para captar a água e nutrientes e também para fixar a planta no local onde vive, um ramo, um tronco, uma rocha ou no solo, junto às raízes das árvores.

P1220128

Estas orquídeas gostam de temperaturas temperadas, idealmente entre os 14 e os 28 graus mas sobrevivem facilmente a temperaturas mais baixas desde que protegidas da chuva e geada e temperaturas mais altas, num local sombreado e com boa circulação de ar. Gostam de boa luz mas filtrada, sem sol direto nas horas de mais calor e gostam de vasos pequenos e altos. Preferem estar apertadas num vaso do que num grande espaço. O substrato deverá ser bastante poroso, uma mistura de casca de pinheiro, fibra de coco e leca em partes iguais é o ideal. Existem no mercado terras para orquídeas já preparadas mas muitas vezes temos que acrescentar mais casca de pinheiro. O substrato deve proporcionar uma boa drenagem para evitar acumulação de água nas raízes que pode causar o apodrecimento da planta. As regas poderão ser semanais, convém não manter as raízes sempre molhadas para as deixarmos respirar. De duas em duas semanas devemos juntar um fertilizante rico em Azoto para estimular o crescimento da planta, no final do Verão estas orquídeas devem ser colocadas num local mais fresco e devemos mudar para um fertilizante rico em Fósforo e Potássio para estimular a floração. No Outono, na base dos pseudobolbos, começam a aparecer as hastes florais que podem crescer na vertical ou cair em cachos de flores pendentes. Cada haste pode ter várias flores, dependendo da espécie, e as flores têm a anatomia típica das orquídeas, três sépalas, duas pétalas e um labelo (que não é mais do que uma pétala modificada geralmente com uma forma e cor diferente das restantes pétalas). Os dois sexos estão fundidos numa só estrutura que se denomina de coluna.

P1220217

Os Cymbidium são as orquídeas preferidas dos portugueses porque se podem cultivar facilmente no exterior, num jardim ou numa varanda. Os melhores resultados são obtidos com plantas em vaso e em locais protegidos do sol forte, da chuva e de geadas. Existem milhares de híbridos no mercado que fazem as delícias de qualquer colecionador. As diferentes formas, cores e tamanhos das flores dos Cymbidium tornam-nas muito procuradas. Todos os anos aparecem novidades no mundo dos Cymbidium. E para quem gosta destas orquídeas, nunca são demais.

 

P1220414

Tags:

15 Comments

  1. joão davia 7 de Outubro de 2014

    adoro orquídeas tenho algumas são muito lindas plantas

    Responder
  2. Clube dos Orquidófilos de Portugal 15 de Outubro de 2014

    São, de facto, as plantas mais extraordinárias, mas nós somos suspeitos por dizer isto!

    Responder
  3. Liliana 22 de Janeiro de 2015

    Boa noite,
    Eu adoro orquídeas… Acho-as lindíssimas e perfeitas.
    Tenho em casa ai umas dez, só duas são cymbium. Tenho estado a ler para saber como posso tratar da minha. Isto porque uma delas está perder as flores, no entanto, parte dela ja esta a sair do vaso, quase me dá a ideia de que ela está apertada. Ah e as folhas estão secando e algumas ficando amarelas. Estará relacionado com isso.

    Liliana

    Responder
  4. FRANCISCO A MOYSES 11 de Março de 2015

    sou um apaixonado por cymbidium ,gostaria muito de visitar a proxima exposicâo de voces pois vejo que tem muitas novidades e ser possivel conhecer grandes colecionador.
    obrigado
    Francisco

    Responder
  5. angela luzia da silva maia 11 de Abril de 2015

    Como recuperar minha cimbidium, pois fui replantar e ela estava com as raizes podres. ainda tem jeito. Por favor.

    Responder
  6. Wilma 25 de Agosto de 2015

    Preciso recuperar uma cymbidiun que está caindo as folhas e tem umas manchas escuras. Será que consigo recuperar com a UTI de saquinho? Aguardo resposta.

    Responder
  7. Vanessa Rodrigues 24 de Setembro de 2015

    Olá boa tarde minha orquídea cymbidium esta com todas as raízes podres, teria alguma maneira de recupera la?.

    Responder
  8. Lucinda Mendes 10 de Dezembro de 2015

    Exmº Sr/Srª,
    muito bom dia, solicito vossa preciosa ajuda. Tenho um Cymbidium, habito em Ponta Delgada (Açores), tenho-o num vaso, ao lado de fora da porta, não apanha sol directo, é um sitio bastante arejado, as folhas estão a secar, e tem outras que já mostra a ponta da folha também a secar. Poderá me dizer o que poderei fazer?

    Grata pela atenção
    Lucinda Mendes
    (918770167

    Responder
  9. catarina 3 de Março de 2016

    Boa tarde.
    comprei uma cymbidium e quando fui para fazer a muda para vaso maior, vi que estava muito mal de raízes, todas podres e cresceu embrulhada parece lã de vidro.
    como a curar, para renovar as raízes?
    cumprimentos

    Responder
  10. Ana Sofia Correia Sabino 24 de Junho de 2016

    Bom dia, a minha cymbidium tem dois elementos que parecem dois pepinos nas hastes das flores, não encontro informação sobre o que possa ser. Podem ajudar pf?
    Obrigada

    Responder
  11. nunes antonio 27 de Novembro de 2016

    pois a minha orquidia cymbidium tanbem tem uma coisa q parece um pepino pode dizer o q è obrigada

    Responder
  12. Luisa Ramos 16 de Fevereiro de 2017

    Essas coisas que parecem pequenos pepinos nas hastes das flores, são as semente das orquideas, ou seja, é uma espécie de invólucro que tem milhares de micro sementes….

    Responder
  13. Madalena Pinto 18 de Fevereiro de 2017

    Boa tarde
    Adoro orquideas são as minhas flores favoritas porque cada uma tem a sua forma e côres lindissimas.
    Tenho desde Vandas tenho 2 com côres fortes, tenho selvagens riscadas como os tigres, bem tenho umas 10.
    O meu marido como sabe que adoro orquideas ofereceu-me uma que se chama ( Ovo de Codorniz ) O que gostaria de saber è se são de exterior esta tem pelo que vejo duas hastes è muito bonita e faltava-me serà que me pode ajudar?
    Muito obrigada

    Responder
  14. virita castro pereira 20 de Agosto de 2017

    Em que altura do ano se pode plantar as micro sementes?plantadas inteiras ou tem de se abrir?obrigada

    Responder
  15. Élia Oliveira 11 de Março de 2019

    Boa tarde.

    Confesso q não sou fã, mas “herdei” vários vasos de Cymbidium e gostaria de as colocar todas juntas num espaço p/ baixo de um enorme azevinho, dos muitos q tenho e q tem sol do meio até ao final do dia. Podem P.F. dizer-me se será boa ideia. Tenho uma colega q fez o mesmo, mas colocou p/ baixo de uma limeira e resultou muito bem.
    Aguardo com muita curiosidade a vossa resposta.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo