A CARREGAR

Type to search

Estaquia: Como plantar por estaca.

É praticamente impossível obter determinadas plantas a partir da semente. Um dos métodos que pode aplicar para reproduzir as suas plantas preferidas é a estaquia.

A estaquia, ou “multiplicação por estacas”, é um método de reprodução assexuada de plantas, consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em meio úmido, se desenvolvem em novas plantas. In “Wikipedia

Como fazer

Comece por escolher recipientes suficientemente fundos, entre 10 e 15cm,  individuais ou não, mas tendo o cuidado de nunca tentar reproduzir variedades diferentes no mesmo vaso. Depois, tenha cuidado na escolha da terra. Um substrato leve, composto por húmus e areia, que deverá “apertar” ligeiramente antes de abrir os buracos para as estacas. Estes deverão ter no mínimo 5cm de profundidade para facilitar o enraizamento, o que significa que o seu recipiente deve conter uma mistura de terra com pelo menos 7,5cm.

Escolha uma planta adulta e saudável. Se os nós dos caules forem visíveis, tente cortar uma secção com pelo menos 4 nós. Se não forem, corte estacas com cerca de 15cm. Pode também optar por um cortar um ramo novo, lateral, aproveitando assim para dar forma à planta original.

Para preparar a estaca para o enraizamento, retire todas as folhas em cerca de 1/3 do caule, deixando nua a parte inferior. Havendo nós, deverá deixar, por baixo do último, não mais de 5mm. O corte, em qualquer situação, deverá ser limpo, não deixando feridas nem rasgos na estaca. Corte as pontas das folhas grandes, que consomem energia de que a estaca precisará para o enraizamento. Retire também todas as flores ou “botões” que possam haver.

Coloque as mudas nos recipientes de destino e aperte a terra em volta das mesmas. Quando todas estiveram mudadas, humedeça a terra e a estaca com a ajuda de um pulverizador. Procure deixá-las num lugar abrigado, com luz mas sem sol directo. Se cobrir os vasos com um saco de plástico, pode utilizar suportes como canas ou outros para criar uma mini-estufa. Não feche completamente a parte inferior, permitindo a circulação de ar fresco que ajudará a reduzir problemas de manchas e bolores, mantendo no entanto a humidade.

O tempo de enraizamento varia de espécie para espécie, mas não espere ver raízes antes de passados pelo menos 10 dias. Pode verificar como se estão a comportar as suas estacas, levantando a terra por baixo da mesma com cuidado, com um agrafo, por exemplo, ou no caso de recipientes individuais de plástico, apertando com cuidado e levantando todo o conteúdo.

Se tiver terra e espaço suficientes, pode deixar as suas estacas nesta terra até à mudança definitiva de local. Se não, aguarde que as raízes mais longas atinjam 1cm e mude-as para novo recipiente contendo o mesmo tipo de terra para a qual as mudará mais tarde.

Dicas

Prepare as estacas de manhã, quando as plantas estão repletas de água. O caule por si só não vai conseguir absorver muita água nos próximos tempos. Se aparecerem rebentos mas a humidade não for suficiente, acabarão por morrer.

Se pretende enraizar a sua estaca directamente no local de destino, rodeie-a de pedras, por exemplo e coloque por cima uma jarra ou um copo de vidro. Isto ajudá-la-á a conservar a humidade. Mas atenção, vidro raios de sol directos, podem assar a sua estaca…

Tome nota das datas em que prepara as estacas. Se o fizer em alturas diferentes em anos diferentes, obterá resultados diferentes. Se tomar nota, saberá sempre qual a melhor altura para propagar cada uma das suas plantas.

Existe no mercado, uma hormona de enraizamento, em forma de pó, que poderá utilizar. Tenha sempre o cuidado de apenas mergulhar no pó metade da parte do caule que irá ficar enterrada e de deixar uma camada extremamente fina, sacudindo cuidadosamente os excessos.

Esta técnica é particularmente indicada para: Asteres, campânulas, crisântemos, clematites, dálias, alfazemas, e gerânios entre outras inúmeras variedades.

A partir de Setembro, e passada a época de floração, pode começar a fazer estacas de brincos-de-princesa, cravos, cravinas, sardinheiras, roseiras, salvia, santolinas…

Por altura do Natal, as estacas de aromáticas já estão suficientemente enraizadas para serem movidas…acrescente aroma aos seus presentes!

Tags:
Artigo anterior

132 Comments

  1. Redacção PortaldoJardim.com 18 de Fevereiro de 2016

    Leia o artigo que acabámos de publicar https://www.portaldojardim.com/pdj/2016/02/18/propagacao-de-cameleiras-por-estacaria/ da autoria de Carina Costa.

    Responder
  2. sergio pereira 2 de Maio de 2016

    Criei um pé de maceira a partir da semente, ela já estava com uns 3 anos quando começou as folhas a secar e os galhos envermelhar, pesquisei e vi que ela estava com um tipo de broca que diz que tenho que queimar o pé de macieira, resolvi poda-la por inteiro e deixar sem galha nenhuma.
    Queria saber se posso cortar uma parte dela que esta sadia e fazer uma muda. Moro no Norte de Minas e aqui e muito quente isso pode ter refletido para ela ficar doente.Ou vou ter que descarta-la por inteiro e começar do zero fazer outra muda a partir da semente.

    Responder
  3. Luís Carlos 10 de Maio de 2016

    Sr. Montes, posso alternar plantação de oliveiras com nogueiras. Obrigado

    Responder
  4. montes 12 de Junho de 2016

    Sr. Luis Carlos, eu não faria o que o Sr. pensa fazer, por várias razões, sendo uma delas; A nogueira é uma árvore dióica. As flores femininas estão separadas das masculinas no mesmo ramo e, se porventura não abrirem ao mesmo tempo não se faz a polinização, por este motivo convem que fiquem o mais próximo possível . A maioria das árvores são hermafroditas, como tal não é tão necessária tanta preocupação, porque a flor é completa, tem a parte masculina e feminina na mesma flor. Já os mais antigos sabiam que +e sempre melhor haver uma ou mais nogueiras próximo. Não era para escrever mais, pois falta-me um pouco a vista e já escrevi muito nesta página . fico grato pelo seu pedido.Agora, como diz o ditado, todos conselhos tomarás, mas o teu farás o que entenderes.

    Responder
  5. maria jose mario 23 de Junho de 2016

    posso fazer este mesmo processo com oliveira.

    Responder
  6. André 26 de Junho de 2016

    Quero fazer propagação por estaquia do oiti
    Alguém pode me ajudar
    Tipo época,corte adubo tempo para o enraizamento

    Responder
  7. Paulo Mateus 4 de Agosto de 2016

    Gostaria de saber qual melhor época, para propagar ficus por estaquia. Grato

    Responder
  8. Ana Varela 25 de Agosto de 2016

    Bom dia. A vossa informação foi muito útil para mim, embora tê-la lido depois de cometer o erro no plantio por estaca da minha vidierinha.
    Vivo em S.Tomé (África- no golfo da guiné) Faz muito calor quase o ano todo de Setembro a Maio. Gostaria de saber o seguinte: Conseguirei ter uma planta de videira saudável no meu jardim, cá? Quais são as técnicas que devo usar? A espécie que plantei é a europeia. Plantei as estacas na posição inclinada, neste Agosto. Sairam os primeiros rebentos, fiquei muito feliz, mas de repente… pararam de crescer. Acho que vão morrer. O que fazer?
    Obrigada

    Responder
  9. JUNIOR SOUZA FERNANDES 11 de Setembro de 2016

    Olá, já fiz algumas estaquias de laranjeiras e pocan mas todas secaram o caule. Não sei o que está acontecendo, pode me ajudar?

    Responder
  10. vitor caetano 14 de Setembro de 2016

    bom dia tenho 6 nogueiras de diferentes qualidades ,aconte-se dão boas nozes mas caem quase todas com uma mancha negra como posso tratar se vale apena
    estas nogueiras estão plantadas em TRANCOSOagradeço algum conselho
    obrigado vitor

    Responder
  11. Zulmar 29 de Setembro de 2016

    Boa tarde!

    Eu gostaria de saber se tem como fazer uma muda de jabuticaba amarrando uma lata como terra fertil no galho , e o galho fica dentro da lata com a terra, e vai regando, é verdade que ela cria raizas dentro da lata depois é so corta-la e planta no chão? Me ensinaram e eu fiz esta semana, isso é verdade? Se for qual o tempo de criar raizes?
    Obrigado.

    Responder
  12. ademar feres laud 5 de Outubro de 2016

    eu gostaria de saber como fazer para que uma planta frutifera de frutoa de varias qualidades. obrigado

    Responder
  13. Carlos Alberto MArques 24 de Outubro de 2016

    tenho uma olival com se perderam várias oliveiras jovens é posso plantar nogueira no meio do olivai.
    Muito obrigado

    carlos Alberto Alpiarça

    Responder
  14. Carlos Alberto Marques 24 de Outubro de 2016

    Gostava de saber se posso plantar nogueiras no meio de oliveiras.
    obrigado
    carlos Alberto Marques
    Alpiarça- Santarem

    Responder
  15. Rute Silva 23 de Novembro de 2016

    Olá, eu tenho uma camélia no meu quintal e, adoro aquela planta..tem muito significado para mim!
    Vou mudar de casa e como não a posso levar comigo porque está mesmo no quintal queria tirar um pouco dela a ver se pegava noutro espaço. como devo fazer para que ela pegue na nova terra e nao morra?

    Responder
  16. Mario Lino 25 de Dezembro de 2016

    Boas tardes. gostaria que alguém me informa-se se posso enxertar mirtilos numa variedade de mirtilos brava e qual a epoca para efetuar a enxertia em Portugal.

    Responder
  17. Luan 27 de Março de 2017

    Amigo plantei umas estarcas
    Sexta passada.Quantas dias elas vão germinar ad raizes?
    Deixe elas de molho com água de feijão e complexo “b”.

    Responder
  18. Xy 11 de Maio de 2017

    Muito boa tarde
    excelente artigo
    tenho umas estacas de bouganvilleas com 2 meses.
    Muitas raízes, e rebentos compridissimos. as estacas são tipo forca com uns 10 cm. Uma delas já tem um rebento com mais de 20 e umas 10 folhas.
    Quando se deve cortar folhas ou caules (podar) as estacas.
    Muito obrigado

    Responder
  19. José Garcia 22 de Agosto de 2017

    boa tarde gostava de saber se posso fazer o enxerto de uma figueira em outubro quando se apanham os figos.obrigado.

    Responder
  20. Cira 29 de Agosto de 2017

    Rute Silva…
    Você conseguiu levar sua Camélia?
    Gostaria de saber um técnica bem certa para que eu possa levar um pedaço da Camélia de Vovó comigo.

    Responder
  21. Duarte 8 de Outubro de 2017

    Posso reproduzir medronheiros por estaca e como fazer ?
    Cumprimentos

    Responder
  22. Sofia 24 de Outubro de 2017

    Boa tarde,

    Tenho roseiras plantadas por estaca há alguns dias (11) e estão com rebentos, no entanto coloquei quatro variedades diferentes no mesmo vaso. Qual é o problema de estarem juntas? Posso ainda retira-las para um recipiente individual?

    Cumprimentos.

    Responder
  23. Rosana 24 de Novembro de 2017

    Fiquei um galho de oliveira de uns 50 cm mais ou menos tem uns 3 meses ele está verde porém ainda não soltou brotos isso pode acontecer ou estou esperando em vão?

    Responder
  24. Luana 26 de Novembro de 2017

    Gostaria de saber quanto como faço pra saber que a minha estaquia de Cuité vai funcionar. Por favor

    Responder
  25. carlos alves 28 de Fevereiro de 2018

    Bom dia gostava de saber o nome do pó irraisante para oliveira
    Muito obrigado

    Responder
  26. Adriano de Almeida 1 de Maio de 2018

    Olá
    Vivo em Angola e o clima da minha região é quente de Setembro à Maio. Pretendo produzir limoeiros por estaquia em grandes quantidades para comercializar limões pois tenho um espaço de cerca de 100 ha. Será que na época fria poderei produzir limoeiros ?

    Responder
  27. Maria 10 de Junho de 2018

    Tenho duas proteias estão a dar flor pela primeira vez será que posso cortar as flores sendo elas a primeiras a dar na planta

    Responder
  28. Daniel 14 de Abril de 2019

    Bom dia para fazer estacaria de proteas pode me dizer como ou algum segredo obrigado

    Responder
  29. Lurdes Lucas Canelas 2 de Abril de 2020

    Muito útil. Vou passar a verificar com toda a regularidade para tentar fazer algo do meu jardim

    Responder
  30. francisco ramos 16 de Maio de 2020

    Estou interessado em reproduzir medronheiros por estaca, podem darem-me uma ajuda
    Tem os produtos para o efeito , qual o preço e se enviam pelo correio
    obrigada

    Responder
  31. ana 26 de Outubro de 2021

    queria saber como faço para fazer criaçao de pitaya

    Responder
  32. manuel silva 14 de Março de 2022

    OLÁ no hospital de s.tomé tem videiras da Europa que a irmã Idalina(já faleceu) plantou…CPS

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo