A CARREGAR

Type to search

Jardins Pequenos

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/pequenosjardins011006/abertura.jpg[/img]

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/pequenosjardins011006/Arbor1.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/pequenosjardins011006/thumbs/Arbor1.jpg[/img][/url]

Desenhar um espaço pequeno pode ser um desafio e bastante mais complicado do que parece. Há uma tendência natural para complicar o jardim com demasiados detalhes e acaba por ficar muito confuso.
Simplicidade é a melhor maneira de abordar espaços pequenos, um número limitado de plantas e materiais fazem com que todo o jardim pareça mais consistente.

Um número pequeno de plantas mas com efeito muito dramático, plantas mais exóticas e arquitectónicas resultam bem em jardins pequenos, mas devem ser escolhidas cuidadosamente tendo em consideração o tamanho da planta no futuro.

Jardins são uma extensão da casa especialmente jardins mais pequenos, a transição da casa para o exterior é muito importante, principalmente se for da sala-de-estar, deve haver um ponto focal que se possa ver do sofá por exemplo e que cria o desejo de se estar nesse espaço, pode ser uma árvore, uma parede colorida ou estruturas de vidro (não aconselhável com crianças pequenas).

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/pequenosjardins011006/Focal_Point1.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/pequenosjardins011006/thumbs/Focal_Point1.jpg[/img][/url]
[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/pequenosjardins011006/Focal_Point2.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/pequenosjardins011006/thumbs/Focal_Point2.jpg[/img][/url]

Pontos focais são muito importantes pois podem mudar completamente a maneira como visualizamos um jardim. Por exemplo, como se pode ver nestas duas imagens (ao lado), a nossa atenção muda das paredes em laranja para o assento na segunda imagem.

Privacidade em jardins pode ser bastante difícil, principalmente nas cidades onde se está rodeado por vizinhos curiosos. Arcos e pérgolas com trepadeiras podem ser muito úteis na criação de espaços para refeições ou para se sentar um pouco à sombra a relaxar depois de um dia duro de trabalho.

Um pouco de drama resulta bem num jardim limitado fisicamente, a iluminação ajuda a criar este drama durante a noite e torna o espaço mais divertido quando se entretém amigos e familiares.

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/pequenosjardins011006/Light.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/pequenosjardins011006/thumbs/Light.jpg[/img][/url]

A iluminação pode ser bastante criativa, podemos experimentar com diferentes cores conforme a atmosfera que se pretende criar.

Um ponto importante a fazer quando se trata de iluminação é que esta deve ser utilizada para realçar os pontos fortes do jardim, uma escultura, uma árvore ou textura de certas plantas. É preciso ter muito cuidado quando se trata da aplicação de luzes do tipo luzes de Natal, se não forem bem aplicadas podem tornar todo o jardim desequilibrado.

A iluminação deve ser utilizada para realçar os pontos fortes do jardim

A iluminação deve ser utilizada para realçar os pontos fortes do jardim

Como conclusão deste tema, os pontos importantes a ter em consideração quando se trata de jardins pequenos são:
Simplicidade, drama e pensar no jardim como a extensão da sala-de-estar.
Outro aspecto muito importante quando se pensa nas plantas que se vão utilizar é perceber as transformações ao longo das quatro estações relacionando essas transformações com a estrutura que se cria para o jardim.

Fritillaria imperialis e Euphorbia characias

Fritillaria imperialis e Euphorbia characias

[b]Algumas sugestões de plantas que se podem utilizar:[/b]

[i]Maclealya cordata[/i], planta herbácea de folha persistente, gosta de um pouco de sombra e pode crescer até 2 metros de altura, ideal para criar aquele efeito arquitectónico.

[i]Fritillaria imperialis[/i] (coroas imperiais) bolbo que pode ir até 1.2 metros de altura e [i]Euphorbia characias[/i], arbusto perene, dá uma combinação bastante dramática mas que mantêm uma certa estrutura no Inverno.

Phormium tenax ‘Purpureum’ e Carex buchananii

Phormium tenax ‘Purpureum’ e Carex buchananii

[i]Phormium tenax ‘Purpureum’[/i], pode ir até 1.5 metros de altura e [i]Carex buchananii[/i], que pode ir até 0.75 metros ambos de folha persistente criam um impacto grande quando em contraste com uma parede mais colorida por exemplo.

Estas plantas são apenas sugestões, cada jardim é diferente e único, para melhores conselhos sobre plantas a utilizar no seu jardim deve contactar um especialista.

Parceria:

cat_gdesigns.gif

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo