A CARREGAR

Type to search

Iluminação Como Inspiração

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/iluminacao050107/abertura.jpg[/img]

[i]Fotos: Catarina Gonçalves[/i]

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/iluminacao050107/Finsbury-Avenue-Square.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/iluminacao050107/thumbs/Finsbury-Avenue-Square.jpg[/img][/url]
Finsbury Avenue Square
 
[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/iluminacao050107/Iluminacao-Led-no-Pavimento.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/iluminacao050107/thumbs/Iluminacao-Led-no-Pavimento.jpg[/img][/url]
Iluminação Led no Pavimento
 
[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/iluminacao050107/Banco-com-pormenor-em-Vidro.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/iluminacao050107/thumbs/Banco-com-pormenor-em-Vidro.jpg[/img][/url]
Banco com pormenor em Vidro
 
[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/iluminacao050107/Pormenor-do-Banco.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/iluminacao050107/thumbs/Pormenor-do-Banco.jpg[/img][/url]
Pormenor do Banco
 

Iluminação pode mudar a maneira como vemos os espaços que nos rodeiam, os detalhes no pavimento ou numa árvore.

Finsbury Avenue Square em Broadgate, Londres é prova disto mesmo.
Projecto finalizado em 2004, o complexo de escritórios Broadgate é composto principalmente por três praças públicas. Nelas vemos integrados elementos escultóricos, são espaços para o público usufruir deles, por exemplo no Inverno existe um ringue de patinagem e ao longo de todo o ano várias actividades desportivas e culturais.

Broadgate é o coração da área financeira de Londres com muitas das maiores empresas do mundo aqui representadas. Por isto mesmo o nível de acabamentos do projecto tinha que ser extremamente elevado e é no exuberante show de iluminação led que este aspecto é mais cabalmente demonstrado.

Constitui até agora é um dos maiores projectos exteriores de iluminação. Este projecto vai mudando de cores que dão ao espaço dinamismo e alegria no final dum dia cansativo de trabalho.

Finsbury Avenue Square é principalmente utilizada como passagem dos escritórios para os cafés ou lojas dentro do complexo o que faz com que a iluminação tenha uma importância acrescida durante as tardes de Inverno londrinas em que escurece bastante cedo. Com esta solução o espaço transforma-se, ganha vida e estimula visualmente quem passa por ele.

A plantação é muito minimalista com apenas seis árvores principalmente [i]Quercus robur[/i], que conferem alguma estrutura ao espaço.

Desde a sua construção este espaço já foi agraciado com 4 prémios pelo seu projecto de iluminação da autoria de Maurice Brill Lighting, a saber: Design, IALD Award of Excellence 2004, LIF Exterior Lighting Category 2004, IEIJ Japan Exterior Lighting Category 2004 e FX Awards Highly Commended for Best Office or Public Lighting Scheme 2005.

Espaços urbanos como Finsbury Avenue Square podem servir de inspiração não só pelo nível dos detalhes mas também demonstram que o espaço pode ser divertido e dinâmico, os mesmos conceitos podem ser utilizados com sabedoria nos jardins.

Parceria:

cat_gdesigns.gif

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo