A CARREGAR

Type to search

Jardins Históricos de Oeiras animam-se até 8 de Setembro

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias230807/abertura.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias230807/thumbs/abertura.jpg[/img][/url]
 

[b]Os Jardins Históricos[/b] representam importantes peças do nosso património que é preciso experimentar. Constituem o valioso testemunho de uma época, a afirmação material de uma organização social, política e económica, e o palco privilegiado de múltiplas manifestações culturais do poder dominante.
Será em dois destes belos espaços do concelho de Oeiras – [b]a Quinta do Marquês de Pombal e a Quinta Real de Caxias[/b] -, que acontecerá a temporada de Verão das Visitas Guiadas com Animação de Época.
‘[b]Jogo de Sombras[/b]’ é uma viagem ao século XVIII, ao seu requinte e cortesia, mas também aos seus mistérios e tramas de poder.
Dois jardins, duas propostas, um tema: o universo familiar pombalino. A importância dos irmãos de Pombal, no Palácio do Marquês, e o papel preponderante dos seus amigos na sua estadia na Áustria, onde acabaria por casar com Leonor Daun, na Quinta Real de Caxias.

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias230807/quintacaxias1.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias230807/thumbs/quintacaxias1.jpg[/img][/url]
 

[b]Informação sobre: JARDIM DA CASCATA QUINTA REAL DE CAXIAS[/b]
O magnífico Jardim da Cascata, parte integrante da Quinta Real de Caxias, das maiores do seu tempo, é um dos mais importantes elementos arquitectónicos e paisagísticos do concelho de Oeiras. Localizada numa zona privilegiada junto ao Tejo
A grande surpresa para quem visita Caxias são os seus magníficos Jardins. Harmonizando a tradição italiana dos jardins em terraços e cascatas com a francesa dos jardins sistematizados de forma geométrica e a tradição da quinta portuguesa, os jardins de Caxias são um dos melhores exemplos ornamentais portugueses de arte da paisagem. Mas o interesse da Quinta da Cascata de Caxias não se resume apenas aos jardins, mas também ao programa decorativo
do próprio espaço. As esculturas em terracota, da autoria de Machado de Castro, são da melhor escultura que se produziu em Portugal no séc. XVIII. Uma oportunidade para reviver o ambiente programado pela etiqueta rigorosa típica da época.
Através de uma visita guiada a este belo jardim, o Marquês de Pombal e a Condessinha de Oeiras convidam-nos para um inédito recital performativo, onde relembram os seus tempos na Áustria, o seu casamento e a sua amizade com o Conde Emanuel Teles da Silva-Tarouca (1696/1771).
Ao longo de duas horas, as suites do grande organista alemão J. S. Bach, serão harmoniosamente pinceladas com quadros teatrais, leituras de cartas, dança performativa, momentos mágicos, efeitos especiais, que vão acontecer um pouco por todo o jardim… nos lagos, pelos carreiros, na cascata… Uma oportunidade para ver o jardim com outros olhos!
Jogos para as crianças, aulas de dança, e um interessante Workshop de Chás, também ele da responsabilidade de José Pedro Fernandes, comporão esta atmosfera barroca, revisitada através do saxofone de Henk Van Twillert, um dos mais notáveis músicos europeus dos nossos dias.
Um surpreendente recital de jardim para um mágico final de tarde na Quinta Real de Caxias.

Jardim da Cascata da Real Quinta de Caxias
25 de Agosto
1 e 8 de Setembro
Horário: 17 às 19 horas

Jardim do Palácio do Marquês de Pombal
21 e 28 de Julho
4, 11 e 18 de Agosto
Horário: 17 às 19 horas

Informações
CMO DASC / DCT / SECTOR DE ACÇÃO CULTURAL
21 4408587 maria.fernandes@cm-oeiras.pt
21 4408781 Posto de Turismo de Oeiras

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo