A CARREGAR

Type to search

Casa da Pérgola: Vivacidade que Convida

[i]Fotos: Portal do Jardim[/i]

Bem no centro da vila de Cascais, a cerca de 20km de Lisboa, está a Casa da Pérgola, um turismo de habitação cheio de charme, cujo jardim é já famoso entre turistas e habitantes.

A gerente Patrícia Gonçalves recebe-nos neste palacete de traça mediterrânica, num escritório logo à entrada da casa, com uma grande janela aberta para o espectacular jardim. Explica-nos que o grande responsável por esta criação é o seu pai, proprietário da casa, Manuel Correia Gonçalves que, em sincronia com um jardineiro, põe em prática as suas idealizações.

Patrícia mostra-nos um pequeno livro/álbum onde se podem observar fotografias do jardim, esquemas de plantação, plantas a utilizar. Foi-nos mostrado como um pequeno tesouro da casa, num jardim que há várias gerações é o cartão de visita da Casa da Pérgola. Lá estavam denominadas plantas tais como goivos ([i]Matthiola incana[/i]), cinerárias, cravos túnicos ([i]Tagetes patula [/i]), sálvias ([i]Salvia[/i]), petúnias e também brincos-de-princesa ([i]Fuchsia[/i]), hortênsias ([i]Hydrangea macrophilla[/i]) e cravinas ([i]Dianthus[/i]). Uma faixa de amores-perfeitos ([i]Viola tricolor[/i]) abrem sempre a época.

Conta-nos também que a casa pertencia aos seus avós, tendo sido remodelada nos anos 60 e criado o jardim como hoje se apresenta. A sua avó adorava flores e era ela a principal responsável pela criação e planeamento deste espaço. Após a sua morte, a casa passou a turismo de habitação. Porém o jardim foi sempre deixado como estava inicialmente, com o mesmo traçado e estilo, tentando apenas manter o que já existia em memória da avó que o havia criado e também porque faz parte do encanto da casa, já para não mencionar o gosto e paixão que tanto Patrícia como o seu pai nutrem por ele.

Os hóspedes pedem sistematicamente para tomar o pequeno-almoço no exterior para poder usufruir deste ambiente explosivo de cor. Não há quem fale da Casa da Pérgola sem mencionar o seu jardim. Este é um cartão de visita importante e valorizado pelos donos, que o utilizam na promoção do seu espaço.

O envolvimento de Manuel Correia Gonçalves é fundamental, conta-nos Patrícia. Para cada floração, o seu pai estuda e vê em conjunto com o jardineiro a escolha das melhores flores a plantar, baseando-se em anos anteriores e analisando o que resultou melhor a nível de cor e crescimento. Cada floração é planeada cuidadosamente e depois executada com o sucesso que se pode ver. Para trabalhos de mais perícia, como o aparar dos buxos, Manuel faz questão de ser ele próprio, em mangas de camisa, a fazê-lo perante o olhar curioso dos turistas que passam na Av. Valbom.

[i]Sálvia e Cravos túnicos[/i]

Em termos de manutenção, porém, este é um jardim que precisa apenas de cerca de três horas semanais de trabalho do jardineiro, englobando já a rega, limpeza, alguma aplicação de produtos para pragas, podas, o arrancar de plantas velhas, deixar a terra descansar, plantar plantas novas.

Um exemplo do gosto e valorização de um jardim, a Casa da Pérgola através da paixão dos seus donos, continua a atrair hóspedes com este lindíssimo e exuberante espectáculo de cor e vivacidade.

Mais informações:

www.pergolahouse.com

Tel: 21 484 0040
E-mail: pergolahouse@vizzavi.pt

Tags:

1 Comments

  1. Angela Sellers 2 de Fevereiro de 2009

    Este site é maravilhoso – parabens!

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo