A CARREGAR

Type to search

BEL-AIR: Purificador de Ar, Vegetal.

 
[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/equipamento/belair071207/abertura.jpg[/img] 

[i]Fonte: [url=https://www.mathieulehanneur.com/]Mathieu Lehanneur[/url][/i]

Quando a NASA percebeu que o ar que os astronautas respiravam nas estações orbitais estava saturado de polímeros, desenvolveu, através de um programa de investigação nos anos 80, um sistema de purificação do ar através de plantas.

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/equipamento/belair071207/01.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/equipamento/belair071207/thumbs/01.jpg[/img][/url]
 

Em 2007, esta investigação evoluiu para uma versão comercializável, criada pelo designer francês Mathieu Lehanneur e pelo cientista de Harvard, David Edwards a que chamaram Bel-Air. A versão actual é um protótipo, mas as vendas deverão ter início já em 2009.

O Bel-Air é uma mini-estufa móvel, que inala continuamente o ar poluído e faz com que este atravesse três filtros naturais (as plantas, as raízes e um banho húmido) antes de expulsá-lo para o exterior, já purificado. É um sistema simples, mas eficaz. As partículas indesejadas são transformadas dentro do sistema, não havendo necessidade de mudança de qualquer filtro.

O design é outro elemento de grande impacto nesta solução. Segundo o autor o Bel-Air «é um cérebro vegetal contido num crânio de alumínio e Pyrex». Será, certamente, um objecto que não passará despercebido nas salas das grandes cidades.
O Bel-Air será apresentado no Museu de Arte Moderna (Nova Iorque) na exposição “Design and the Elastic mind”, que terá início em Fevereiro de 2008.

A exposição “Bel-Air – News about a Second Atmosphere” está patente até 14 de Janeiro de 2008, no [i]Laboratoire[/i] um novo espaço parisiense.

Tags:

1 Comments

  1. Monica MM 21 de Janeiro de 2009

    adorei saber desta nova invenção,quando é comercializada?,quero adquirir uma.Obrigada Monica MM

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo