A CARREGAR

Type to search

A Cor do Seu Jardim

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/cor_nojardim280208/abertura.jpg[/img]

[i]Fotos: Catarina Gonçalves[/i]

A Primavera está aí à porta e com ela todas as cores do jardim. Para muitas plantas esta é a época do ano quando se dá a floração. A cor é um factor importante quando se planeia a aparência de um jardim.
A combinação de cores num jardim tem que ser cuidadosamente pensada. Quando se escolhe uma planta não são só as suas flores que têm cor, as suas folhas, frutos e tronco fazem parte da selecção de uma planta em diferimento de outra.

As cores influenciam o espaço que nos rodeia e a percepção visual que temos do mesmo: cores frias são mais distantes, o jardim parece-nos maior do que é. Cores quentes são mais exuberantes, mais vivas, mais calorosas.

Exemplos de cores frias são os azuis, roxos e lilases; cores quentes são os laranjas, vermelhos vivos e amarelos fortes.

As combinações resultam de diferentes maneiras dependendo do sítio onde se planta. Uma bordadura com 15 ou 20 plantas é diferente de cinco ou seis vasos; um sítio com muita luz é diferente de um espaço permanentemente à sombra; até a cor da casa e dos materiais de construção utilizados num jardim muda a maneira com as combinações de cores em plantas se conjugam.

As cores nas plantas combinam-se como se estivéssemos a usar as cores de uma palete para pintar: podem-se complementar ou contrastar, mas ambas as soluções podem ter resultados positivos.
A maneira mais fácil de planear as cores que se vão usar no jardim é desenhando e pintando, ou se não tiver muito jeito artístico o melhor é fazer colagens de imagens de plantas ou cores para perceber como é que elas se vão associar entre si.

As imagens neste artigo podem servir como inspiração para o seu espaço, mas lembre-se sempre que é muito importante o conjunto de todo o jardim e não só as cores de duas ou três plantas.

Boa jardinagem e até breve.
[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/cor_nojardim280208/thumbs/01.jpg[/img]
Os jardins fazem uso da cor como tema para o espaço, o jardim apresentado no Chelsea 2007 (à esquerda) tem as cores do arco-íris como tema; à direita o jardim tem por tema o branco. A conjugação destas plantas resulta porque têm um conceito por trás, a que são fiéis.
[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/cor_nojardim280208/thumbs/02.jpg[/img]
Pequenos contrastes em tonalidades suaves, resultam em plantações mais naturais.
[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/cor_nojardim280208/thumbs/03.jpg[/img]
O espectro de cores usadas resulta num movimento visual ao longo deste jardim apresentado no RHS Tatton Show.
[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/cor_nojardim280208/thumbs/04.jpg[/img]
Os laranjas e amarelos resultam em bordaduras mais fortes visualmente, mais quentes, enquanto rosas claros e lilases resultam em bordaduras mais suaves e relaxantes.
[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/cor_nojardim280208/thumbs/05.jpg[/img]
A suavidade das tonalidades da íris é reforçada com a leveza das gramíneas que a rodeiam.
[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/cor_nojardim280208/thumbs/06.jpg[/img]
As cores podem também ser usadas em grande quantidade, como é o caso da [i]Echinacea[/i] nesta fotografia.

Parceria:

cat_gdesigns.gif

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo