[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias170408/abertura.jpg][img align=right]https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias170408/thumbs/abertura.jpg[/img][/url]O Seminário “Gestão de Espaços Verdes” teve lugar no passado fim-de-semana na Fundação de Serralves (Porto), no âmbito das comemorações do “Mês Internacional da Arquitectura Paisagísta”. Esta iniciativa contou com parcerias com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas e a Câmara do Porto.
A Arq.ª Teresa Andresen realçou que os “parques e jardins são sistemas vivos, portanto é importante que a vegetação, árvores e relvados estejam saudáveis. (…) Para isso é preciso uma melhor relação íntima com o acto de construção do projecto, gestão e manutenção do espaço público. Deve haver um diálogo entre os diferentes momentos, para que o paisagista compreenda o que é encomendado e defina objectivos”.
É também fundamental a relação dos utentes com os espaços verdes. Os carros não devem estar estacionados fora das zonas sinalizadas, e o comportamento dos animais devem ser controlados pelos donos.
A conferência contou com especialistas de Portugal, Suécia e Inglaterra, onde foi defendido que a gestão criativa dos espaços verdes é a melhor forma de educar os cidadãos a apreciar e a valorizar a natureza.
Fonte: Agência Lusa
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.