A CARREGAR

Type to search

Ficha Bonsai: Cuidados de Cultivo para a Serissa

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/cpraticos/serissa150508/abertura.jpg[/img]

[b]Nome Comum[/b]

Serissa

[b]Nome Cientifico[/b]

[i]Serissa foetida[/i]

[b]Familia[/b]

Rubiaceas (família do cafeeiro)

[b]Origem[/b]

China Meridional e Japão

[b]Caracterização[/b]

Arbusto perene de folha verde ovalada de reduzida dimensão, existem diferentes variedades, a mais comercializada como Bonsai é a Serissa Japónica thunbergii e é produzida na China, existem ainda a Serissa Japónica e a Serissa de Shangai (menos comuns no nosso mercado), todas possuem uma versão variegata (de folhas brancas e verdes), a qual se deve a um vírus inócuo que terá afectado a planta mãe na origem.

A maioria dá uma flor de cor branca mas existem variedades de cor rosa, podendo ocorrer o ano inteiro o auge de floração dá-se no fim do verão, deve o seu nome cientifico Serissa Foetida (mal cheirosa em latim) ao cheiro que exala após podada.

[b]Localização[/b]

As variedades oriundas da China são consideradas Bonsai de interior, ainda que lhes agrade o exterior durante a primavera e o Verão, devemos protegê-las logo que as temperaturas médias baixem dos 16 º C.

Gostam de estar em exposições soalheiras, junto de uma janela (sem cortinas nem persianas), quando colocadas no exterior à que protegê-las ligeiramente, de modo a que só apanhem directamente o sol do inicio e final do dia.

[b]Rega[/b]

Visto ser sensível a fungos provocados por excesso de água, convém deixar secar ligeiramente a camada superficial do solo entre regas (principalmente no Inverno em que quase estagna o seu crescimento), regando-a depois abundantemente com um regador de ralos finos.

[b]Nutrição[/b]

A Serissa deve ser adubada de Fevereiro a Novembro, beneficiando com a aplicação de vitaminas o ano inteiro, gosta ainda de reforços nutricionais com adubos de Fósforo e Potássio que apresentam uma acção preventiva contra o aparecimento de fungos do colo (phitoftora).

[b]Transplante[/b]

Ainda que o seu crescimento radicular seja lento, é aconselhável transplantá-la de dois em dois anos para garantir a ideal drenagem do solo, este deve ser constituído por uma Mistura Universal para Bonsai, a época ideal é quando as temperaturas se mantêm em torno dos 20ºC (Abril/Maio).

[b]Modelação[/b]

Juntamente com a localização, a rega e a nutrição, a poda é um dos principais segredos para manter a Serissa forte e densa, responde muito bem a podas fortes rebrotando mesmo em madeira antiga, é importante não a deixar alargar-se muito pois perderá a densidade das folhas, devemos regularmente arrancar-lhe os gomos ladrões que brotam junto às raízes.

Normalmente não se arama usando-se puxadas e tensores para direcionar, pode ser aramada na primavera mas a madeira é muito quebradiça.

[b]Propagação[/b]

O método mais utilizado é por estaca de brotes novos durante a primavera.

Em parceria com:

Tags:

8 Comments

  1. Rui Filipe de Oliveira Pedro 21 de Maio de 2011

    Bom artigo. Eu precisava de mais documentação sobre a bonsai serissa

    Responder
  2. luana 18 de Agosto de 2011

    Oi, comprei uma serissa faz mais ou menos 1 mes, e notei que as folhas estão ficando secas e caindo… coloco ela no sol todas as manhãs até o meio dia. Tenho dúvidas quanto ao sol. quanto tempo ela deve permanecer nele? eu rego dia sim, dia não. O que estou fazendo de errado? preciso de ajuda… obrigada!

    Responder
  3. Bruno grosso 28 de Março de 2012

    A serissa não gosta de muita água nem de ficar muito seca.
    Voce deve regar somente quando vê que o solo esta seco ou quase seco. Se deixa-lo seco por muito tempo ela pode também morrer. Nem muita água nem muito pouco.

    Responder
  4. Nathalia Paredes 5 de Março de 2015

    Olá! Comprei uma serissa muito jovem e gostaria de saber como faço a primeira poda, se já posso começar a podá-la com o modelo que quero ou espero ela ficar mais velha.
    Desde já agradeço!

    Responder
  5. Aline 22 de Março de 2016

    Oi comprei uma muda de Serissa a um mês.. Quero saber se tenho que trocala de vaso??

    Responder
  6. Tania 15 de Setembro de 2017

    Oi comprei uma série da e não sei como cuidar quer o que fique dentro de casa.

    Responder
  7. Natha Konh 17 de Dezembro de 2017

    Comprei minha serissa faz 3 meses molho ela todo dia.Coloco ela no sol uma vez por mês e ela está ficando com folhas secas estou fazendo algo de errado?

    Responder
  8. Eduarda Camargo 3 de Março de 2018

    Natha Konh, deve por a serissa no sol todos os dias. Antes das 10h ou depois das 14h.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo