A CARREGAR

Type to search

Árvores de Fruto: Pragas e Doenças das Fruteiras

Formadora: Engª Filomena Caetano

Identificação das principais doenças e pragas das fruteiras; esquemas de tratamentos fitossanitários. Visita a um pomar.

Data: 18 a 19 Maio

Horário: 10 – 17h

Preço: 105 Euros

Nível 1

Local: Jardim Botânico da Ajuda (Lisboa)

Tel: 969 534 386

E-mail: minicursosdejardinagem@gmail.com

www.jardimbotanicodajuda.com

Tags:

Talvez goste deste artigo

96 Comments

  1. ANA FALCAO 6 de Abril de 2009

    tenho uma larangeira em que apareceu um fungo (mais parece um bicharoco) banco com uma cabcinha escura. não sei o que é e como tratar

    Responder
  2. A.Simões 13 de Abril de 2009

    Afinal! Eu não sei procurar ou a Sofia e a Ana Falcão ficaram sem resposta às suas perguntas no cantinho dos Comentários Recentes.
    Eu até fiquei curioso com as perguntas.

    Responder
  3. Mário Jorge Cosme 16 de Junho de 2009

    Temho várias árvores de fruto e algumas têm cachonilhas nos troncos ( parece algodão ). Gostaria de saber como posso combater esta praga. Muito obrigado.

    Responder
  4. Fernanda Rita 18 de Junho de 2009

    A cochonilha é uma praga muito conhecida e como tal existem muitos produtos no mercado para combate-la.
    A Bayer tem um produto designado “Garbol”, que deverá ser aplicado de manhã.
    A syngenta tem também produtos para combater esta praga.

    Recomendo uma ida aos sites destas duas marcas e escolher o produto.
    Provavelmente essa não será a única praga que terá, os oleos de verão podem ser conjugados com outros produtos (veja a compatibilidade do oleo com o produto escolhido – pode verificar no site da marca).

    Se tiver alguma dúvida pode entrar em contacto comigo através do mail: f.rpaisagismo@sapo.pt)

    Fernanda Rita
    (Eng. Agro/Arq. Paisagista)

    Responder
  5. joão hortelão 21 de Junho de 2009

    Se um diospireiro estiver a perder todos os frutos enquanto estão pequenos sem restar nenhum na arvore qual poderá ser o problema e a respectiva solução para evitar a queda?

    Responder
  6. Fernanda Rita 25 de Junho de 2009

    Há várias razões:
    – falta de água
    – condições climatéricas (é muito sensível ao vento)
    – falta de algum nutriente.

    Se estiver bem adubado e não faltar água emprincipio não irá haver problema.

    Responder
  7. Paula Silva 26 de Abril de 2010

    Tenho uma nespereira no jardim há 4 anos, que nunca deu flôr e não desenvolve. As folhas caem precocemente e apresentam-se enrugadas e com manchas castanhas, tipo ferrugem. Já tentei pulverizá-la com um produto para a ferrugem das árvores de fruto mas não houve qualquer alteração. Que devo fazer?

    Responder
  8. maria carvalho 10 de Abril de 2011

    Olá tenho 24 árvores de fruto de variadas espécies e trato as e podo as como tradição…
    Agora estou com um problema num pessegueiro novo, que me preocupa porque está com 30 pêssegos do tamanho da cabeça de um polegar, tem umas folhas enrugadas e frisadas e por mais que lhe coloque calda não pára…
    Que posso fazer???

    Responder
  9. evaristo lopes 26 de Abril de 2011

    tenho algumas árvores de fruto, entre as quais destaco ameixoeiras, macieiras, cerejeiras e pessegueiros que têm folhas enrugadas. O que devo fazer para atacar esta doença.

    evaristo

    Responder
  10. Pauly 27 de Novembro de 2011

    Por favor sou do MS e tenhu em casa um especies de araça vermelho, ele ta com um tipo de ferida no fuste por onde vaza a seiva sem para. Tenho medo dele morrer o que posso fazer?

    Responder
  11. Marilena Savi Scarponi 13 de Março de 2012

    Minha árvore de Flamboyan vermelho, está soltando a casca do tronco e, quando a retiro, vejo um pó que envolve a camada interna do tronco e o mesmo já está apresentando furos na madeira. Acho que é cupim e, como estou desesperada porque não quero que ela morra, gostaria que me informassem o que devo fazer. Muito obrigada pela atenção de uma resposta breve.

    Responder
  12. Lúcio António Azeiteiro Gaspar 22 de Março de 2012

    Tenho algumas romãzeiras no meu quintal, que de alguns anos a esta parte, quando chega ali a meados de Setembro as romãs começam a abrir todas, eu precisava de uma explicação, o porquê disto, que eu penso ser um mal.

    Responder
  13. José Martha 3 de Abril de 2012

    Tenho um pequeno pomar plantado precisamente este inverno com cerca de 32 avores de fruto de várias especies e 36 arbustos (videira de uva de mesa e kiwis). No que toca aos diospireiros não sei qual o produto nem altura ideal para os tratar, pois apesar de me terem oferecido um catálogo de fungicidas e pesticidas da Sapec, não encontro lá referência aos diospireiros. Agradecia pois, informação sobre isso, sendo que é mais importante referir o principio activo (ex. cobre, captana, etc.) de que a marca do produto.
    Com os meus agradecimentos, atentamente

    Jose Martha

    Responder
  14. Roseli Primac 25 de Abril de 2012

    Tenho uma arvore de pitanga esta com todas as folhas com uma camada de farinha branca o qual queina a pele e da coseiras que praga é essa e oque devo fazer qual o risco desta praga para a saude

    Responder
  15. Fernando Gomes 13 de Outubro de 2012

    Boas,

    Tenho uma nogueira que tem já há alguns anos um bicho (genero larva) que lhe roi os troncos por dentro e estes acabam depois por secar e morrer. Por desleixo não lhe foi feito qq tratamento.
    Aliás tenho uma nespereira a poucos metros q tb já tem o mesmo problema
    Agradeci a q me indicassem como tratá-las e qual será a razão do problema.

    Obg

    Responder
  16. João 26 de Novembro de 2012

    Boa tarde

    Estou interessado em plantar um diospireiro que dê diospiros de roer, mas não sei que árvore devo comprar pois não conheço muito bem as variedades. O que me aconselham e já agora quais são as variedades de diospiros de roer?

    Obrigado

    Responder
  17. Porfirio Malheiro 15 de Agosto de 2013

    Há dias, no meu quintal, secou-me uma macieira com 2 anos. Ao arrancá-la verifiquei que tinha um bolor branco nas raízes. Gostaria de saber qual o problema. Rega a mais? Será o tipo de terra? Se me pudessem esclarecer agradecia. Obrigado.

    Responder
  18. Rosa Maria 26 de Agosto de 2013

    Tenho um vários cajueiros e mangueiras e está com uma camada grossa e aparecem lagartas verdes que soltam um pozinho que em contato com a pele queima e dá uma coceiras, que tipo de praga é essa…me ajudem

    obrigada

    Responder
  19. Figueiredo 1 de Setembro de 2013

    Boa tarde,tenho um diospiro plantado,mas os frutos estao todos a cair;o que sera?
    Qual sera o problema?

    Obrigado

    Responder
  20. Rosana ortiz 16 de Outubro de 2013

    Boa tarde! Tenho uma pitangueira e alguns dias começaram a aparecer umas conchas brancas e dentro tem um bichinho com uma gosma laranja, no galho onde aparecem essas conhas as folhas se enrugam e os frutos não se desenvolvem. Por favor me digam o que usar para combater essa praga, pois tenho perto desta pitangueira uma parreira de uvas, e não quero que passe para ela!!! Obrigado!!!

    Responder
  21. luiz carlos margini 24 de Março de 2014

    tenho uma mexeriqueira c/ 6 metros de altura
    sempre deu frutos. no ano (13) não deu,e o que é pior
    começou a secar os galhos mais finos
    estou aguardando uma melhora natural porem continua
    o mesmo processo.
    obs: não tem doenças aparentes ! Obrigado

    Responder
  22. Vanessa Marques 8 de Abril de 2014

    Boa noite
    Tenho um dióspireiro com cerca de 7 anos, sempre deu frutos e este ano mais uma vez está carregadinho 🙂 eu sei muitos vão cair, mas sei que isso é até próprio da árvore, uma vez que ela própria e o vento fazem um genero de selecção natural.
    No entanto todos os anos tenho o mesmo problema, as folhas começam a amarelecer nas pontas e depois aparecem manchas/pintas castanhas por cima do amarelo. Já não sei o que fazer, já procurei em todo lado e não encontro solução, já adubei, mas o resultado é sempre o mesmo, todos os anos isto acontece.
    Será que me consegue ajudar?
    Obrigada.

    Responder
  23. paulo geadas 31 de Maio de 2014

    Boa tarde,tenho um diospireiro plantado,mas os frutos estão todos a cair. há já três anos que produz muita flor e pequenos frutos, mas depois quando têm cerca de 1 a 2 cms, simplesmente caem.
    Qual será o problema?

    Responder
  24. Maria Manuela Costa 30 de Junho de 2014

    Olá boa noite, gostaria de encontrar solução para um diospireiro que tenho e que todos os anos carrega de flor , mas depois vai caindo tudo a pouco e pouco a ponto de colher apenas uma dúzia de frutos. Este ano passa-se o mesmo nem sei se sobra algum, Por recomendação de uma loja de produtos para a agricultura , tenho comprado um produto em tudo semelhante , no aspecto, ao sal e que me dizem ser cálcio. Tenho posto mas sem grande resultado. O que se passará e que devo fazer?

    Responder
  25. António Ferreira 26 de Julho de 2014

    Caros amigos:
    Tenho um diospireiro que sofre do mesmo mal,aqui várias vezes apontado, ou seja, sem razão aparente, nesta altura caem centenas, o que me dá pena, porque gostamos imenso de diospiros e só podemos saborear alguns que se vão mantendo.
    E escrevo este comentário, porque não vi ainda nenhuma resposta para este problema ou então sou eu que não sei pesquisar.
    Peço desculpa e agradeço que me elucidem s.f.f.

    Responder
  26. Otília Gaspar 11 de Agosto de 2014

    Também eu tenho problemas graves com a cachonilha, nas uvas e nas laranjeiras , não sei também o que fazer .

    Agradeço alguma informação de alguém mais entendido.

    Desde já os meus agradecimentos.

    Responder
  27. Paulo Sérgio 19 de Agosto de 2014

    Plantei um pé de lichia há três anos, até o momento ainda não deu frutos e desde o ano passado tem apresentado suas folhas com aparência de queimadas, cor marrom, e as folhas enrugadas, não sei o que fazer para mudar esse quadro. Não sei se é falta de algum produto ou adubo. Gostaria de orientações. Grato.

    Responder
  28. Sandra Estanislau de Jesus Mota 25 de Agosto de 2014

    Olá, está acontecendo com várias árvores no sítio do meu pai, Jabuticabeiras, Amendoeira, e tbm com o Ypê, é um tipo de planta ospedeira, parece como a coroa de um abacaxi, a árvore de Ypê está tomada por eles, e sempre aparecem, como não sabemos como matar, o que fazemos é retirar as pragas uma a uma com as mãos.
    Por favor se souberem, me ajude.

    Responder
  29. Madalena Vicente 24 de Outubro de 2014

    Tenho um diospireiro de frutos de roer ,com 3 anos dá e cria bons frutos, só que estes quando maduros notamos que no interior têm bicho que se nota com pontos pretos no exterior. Agradecia uma ajuda com que tratar e a altura do tratamento. Os meus agradecimentos!

    Responder
  30. Joaquim jesus 4 de Janeiro de 2015

    Olá´,tenho uma nogueira e um pereiro que nos troncos estão a ser ruidos por um bicho branco ,ja me encinaram a aplicar o oleo soleol e um produto que se chama ciclone isto tudo misturado ,agradecia uma resposta se estarei a fazer bem os meos agradecimentos

    Responder
  31. CARLOS A.M.Aires 24 de Fevereiro de 2015

    Na minha pequena quinta,situada em Coimbra Sul,a cerca de 100 metros da IC2,de solo franco argiloso,PHneutro alto,exposição Sul Poente,onde tenho fruteiras diversas,socede que as 4 cerejeiras,variedades oriundas da terra quente do norte,e já com 6 anos de idade,florescem bem mas logo a seguir a limpa e quando os frutos estão do tamanho de grão de arroz,começam a ficar de cor acastanhada e acabam por cair quase toda a produção,tenho feito tratamentos sulfocálcicos etb contra a miniliose,mas não tenho obtido resultados satisfatórios. Agradecia me aconselhassem o q devo fazer GRATO e PARABENS pelo V.trabalho Carlos Aires.

    Responder
  32. António José T. Oliveira 13 de Março de 2015

    Tenho duas cerejeiras que dão umas cerejas muito rijas e saborosas mas, racham ou gretam ainda antes de amadurecerem convenientemente. São doces e podem comer-se pois não vemos que tenham bichos, no entanto ficam com um aspecto desolador.
    Gostava que me pudessem ajudar ajudar a descobrir as causas.
    Parabéns pelo Blogue, os meus agradecimentos.
    António Oliveira

    Responder
  33. Augusto Conceição Vicente 5 de Maio de 2015

    Agradecia que me informassem qual o produto para os o diospireiro pois quando o fruto começa a amadurecer ganha um lagarta no interior e pintas escuras o qual começam a cair. Agradecia que me dessem o nome para o tratamento. Obrigado pela atenção

    Responder
  34. fernanda carvalho 10 de Maio de 2015

    Tenho uma esperei ra cheia de ferrugem e árvore da frutos pequenos cheios de ferrugem e não crescem o que devo fazer

    Responder
  35. fernanda carvalho 10 de Maio de 2015

    Quando há cursos para tratar de árvores de fruto

    Responder
  36. Manuel Santos 16 de Maio de 2015

    As flores do kiwi caíram todas em maio, é normal?

    Responder
  37. Marselha Ribeiro 19 de Maio de 2015

    Boa tarde !! Tenho uma nespereira que frurifica todos os anos. Plantei próximo ela maracujá doce e ambas ficam próximas a um alambrado. O maracujazeiro cresceu tanto que avanço para a nespereira e entrelaçou-se em seus galhos. Notei que as folhas da nespereira começaram a secar e agora toda a árvore está com as folhas secas. O que pode ter acontecido ? Será q o maracujazeiro matou a nespereira ?? é possível ??
    Grata

    Responder
  38. adelaide silva 20 de Maio de 2015

    Tenho algumas árvores de fruto entre as quais um diospireiro e estou interessada em saber alguma coisa sobre o tratamento habitual a fazer ás várias espécies. Li aqui várias questões mas nenhuma resposta! (?)

    Responder
  39. adelina gomes 25 de Maio de 2015

    Olá agradecia muito se me pudesse ajudar, tenho um
    abacateiro já há alguns anos, carrega de flor, mas não vingam já comprei outro para por ao pé mas continua na mesma.
    Tambem tenho um diospireiro que carrega de flores e vingam os frutos mas depois caem todos, isto é na zona do Algarve, será que é pouca água? muitissimo obrigado. È a primeira vez que peço uma informação.

    Responder
  40. Manuel 1 de Junho de 2015

    Estão-me a cair os diospiros ainda tão pequeninos. Que devo fazer?

    Que cura lhe posso dar? Será de os regar normalmente?

    Responder
  41. HERMINIO COSTA E SILVA 24 de Junho de 2015

    BOA TARDE TENHO UM DIOSPIREIRO QUE LARGA MUITOS FRUTOS QUE FALTA TERÁ ESSA ARVORE
    GOSTAVA QUE ME INDICA-SE QUE ADUBO DEVO USAR PARA O DIOSPIREIRO
    CUMPRIMENTOS
    HERMINIO

    Responder
  42. Adriana 28 de Julho de 2015

    Estou desesperada pois tenho um pé de pitanga no vaso de uma hora pra outra foi ficando feio agora suas folhas estão secando e caindo,está horrível tenho jogado calda de fumo porque achei alguns pulgoes e cocho nilhas.Não sei mais o que fazer me ajude por favor.
    Obrigada.

    Responder
  43. Albertina Maia 6 de Agosto de 2015

    as minhas laranjeiras, tangerineiras, macieiras, enfim todas as fruteiras inclusive duas nespereiras uma gigante que dava tanta nespera, que só visto é que se acreditaria tudo apanhou uns males que não sei como combatê-los. As nespereiras em vez de amadurecer os frutos, põem-se negros como pedaços de ferro enferrujado e não se consegue aproveitar um apenas um. as outras fruteiras ganham uma especie de algodão que não consigo combater. Será que alguem me poderá ajudar?

    Responder
  44. António Peleja 4 de Setembro de 2015

    Tenho várias árvores de fruto numa horta entre as quais diópiros, plantado recentemente há cerca de 3 meses, entretanto as folhas está a ficar enroladas e secas, castanhas escuras, o que poderá ser??? Obrigado

    Responder
  45. Regina Moura 16 de Setembro de 2015

    A pitangueira está carregada mas seus frutos estão com bicho igual os da goiabas, mesmo os que ainda não amadureceram.
    O que faço? Essa arvore eh bem antiga, todo ano carrega, esse mês já tem bastante frutos e estão enormes, muito lindo, mas estão bichados,
    Podem me ajudar?

    Abraços

    Responder
  46. Luis Lemos 21 de Setembro de 2015

    Boa tarde
    Tenho varias arvores com o seguinte problema:
    Nos troncos aparecem bolhas de algo espesso como por exemplo resina .
    Que tipo de praga existente e qual o produto que devo utilizar.
    Obrigado

    Responder
  47. Danubia 30 de Setembro de 2015

    Tenho uma roma e uma pktagueira a cresceram juntas no mesmo canteiro só a a roma nasce com um furo e se abre toda e fica cheio de pinta preta e as folgas manchada e a pitanga a conga manchads e cheia de conchilha branca nos galhos o q dá ser

    Responder
  48. carmem apa. ramalho 13 de Outubro de 2015

    gostaria de saber o que fazer com os pés de lixia q tenho no sitio, pois so deu fruto uma vez depois as folhas ficaram errugadas e com aparecia que tem ferrugem . O que eu posso fazer , que utilizar p isso.
    mande uma orientação .
    obrigada

    Responder
  49. Jessica 6 de Novembro de 2015

    Ola, tenho tres parreiras. De qualidades diferentes as tres estao separas em solo mas no topo elas se juntam.agora apareceram umas gosmas. No chao mas nos olhamos levantamos as folhas cortamos os galhos e nao vimos os absolutamente nada gostaria de saber o que é ? Por favor me ajudem!!!

    Responder
  50. Janete 25 de Janeiro de 2016

    tenho pes de mimosa eles estão aos poucos amarelando as folhas e logo os galhos começam a secar. como posso tratar

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos Relacionados

Artigo Seguinte

Ir para o topo