A CARREGAR

Type to search

Relvados: Operações de Primavera

Fotografia: Bluescan sv

Em breve chegará a Primavera. Pode-se dizer que está a chegar a altura de voltar a tratar do jardim. O ideal é nunca deixar de tratar, mesmo no Inverno, pois à sempre coisas a fazer; mas digamos que com o tempo mais quente somos como que convidados a iniciar os trabalhos no jardim. Para quem já tem um relvado instalado, a época é muito importante, pois é agora que se fazem os melhoramentos necessários.

Esses melhoramentos prendem-se com a fertilidade, arejamento, drenagem, rega, ressementeira, combate a pragas, remoção de musgos e ervas daninhas.

A adubação deve ser feita, manual ou mecanicamente, utilizando um adubo de libertação lenta à base de Azoto, para favorecer o crescimento tornando a relva mais verde.

Arejamento / Escarificação

O arejamento / escarificação é muito importante. Pode realizar-se manualmente e ou mecanicamente, recorrendo a solas com bicos (Andando em cima do relvado abrem-se buracos que vão facilitar a entrada de ar e da água), ou com ancinhos próprios. Outro método é utilizando um escarificador que é uma máquina que abre uns rasgos do solo. Esta máquina é muito util pois também é usada para retirar os restos de relva morta e seca que se acumularam durante o ano, serve também para retirar o musgo, pois normalmente possui um cesto de recolha. Ao abrir os rasgos no solo também rompe a camada superficial do terreno, que por vezes se encontra muito compactada.

Esta operação é das mais importantes a fazer na primavera devido à sua multifuncionalidade, acabam por ser quatro operações que são essenciais ao normal desenvolvimento do relvado.

Se o nosso relvado está muito debilitado, então após a operação anterior, pode-se ainda realizar um ressementeira, colocar-se areia e mesmo alguma terra melhorando assim o solo e por conseguinte o seu relvado.

De notar que a escarificação deve ser realizada após o 1º corte da primavera.

Como é lógico a drenagem torna-se melhor evitando possíveis intervenções mais profundas.

Sistema de Rega

A vistoria ao sistema de rega é uma operação que não deve ser descurada: A programação do novo horário, a substituição das pilhas do programador, a substituição, limpeza e afinação dos bicos é recomendada. Também à verificação de fugas e qualquer material danificado deve ser dada a maior importância, já que nos vai permitir que não haja surpresas no final do mês quando chegar a conta da água.

Doenças

Se notar que o seu relvado apresenta manchas, ou qualquer outro tipo de sintomas que nunca apareceram, poderá estar perante uma praga e ou uma doença, não desespere. De facto esta é a melhor altura para tratar, claro que não é fácil saber que tipo de doença ou praga está à nossa frente, por isso se o seu relvado está muito atacado, convém chamar alguém que saiba o que fazer. O uso de fotos poderá ser importante se resolver ir a uma casa da especialidade.

As doenças mais comuns são:

– manchas por fusarium, provocado pela Microdochium nivale

– dollar spot , provocado pela Sclerotinia homeocarpa

– manchas castanhas, provocadas pela Rhizoctonia solani

As pragas que mais ocorrem nos relvados:

– Typula paludosa

– Escarabeídos

– Ralos – Scapteriscus

– Toupeiras

No entanto se a doença estiver localizada, e for pouco evidente, ao tratar do seu relvado convenientemente, estará a debelar esses mesmos problemas já que a relva ficará mais forte e menos susceptível.

Monda

A monda das ervas daninhas é uma operação que deve ser feita assim que apareçam as primeiras ervas e antes do corte da relva. Nunca se devem cortar com a máquina corta relva porque além de as fortalecer, vai porventura espalhar as suas sementes e ajudar na sua disseminação.

DIOGO RICOU é o responsável técnico da empresa Monteiro & Ricou, lda. Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade dos Açores. Desde sempre que esteve ligado a esta área.

É formador nas áreas da jardinagem, nomeadamente planeamento de jardins e dá aulas ao curso CEF jardinagem no ensino público.

A monteiro & Ricou presta serviços de consultadoria, gestão de obras, construção de jardins, implantação e projecto de sistemas de rega, instalação de jardins verticais, agricultura, paisagismo.

www.monteiroricou.blogspot.com

Tags:

54 Comments

  1. Nathalie Brás 20 de Junho de 2017

    Boa tarde, tenho um problema com a minha relva, estava saudável e agora apareceram me 3 manchas amarelas que mais parece palha, que devo fazer?

    Responder
  2. teresa 25 de Junho de 2017

    boa tarde que herbicida usar para matar a milhã da relva?

    Responder
  3. Manuel Barbosa 3 de Janeiro de 2018

    Boa noite tenho umas manchas no meu relvado em forma redonda que são de cor de rosa que por fim destrói o relvado o que eu poderei fazer para controlar esta doença ? obrigado

    Responder
  4. Laura Cecilia Chembene 10 de Junho de 2018

    Boa noite . peço ajuda a minha relva já não cresce bem num lado a relva esta a acabar e depois do corte fica meio palha e seca.como posso recuperar?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo