A CARREGAR

Type to search

Vida Selvagem no seu Jardim: Útil e Benéfica

Fotografia: Zachary

Para encher um jardim de vida, há alguns elementos que, existindo, atrairão pássaros, borboletas e insectos dando dinamismo ao seu espaço e criando um ecossistema mais equilibrado. Não só é bonito de ver, como também pode trazer grandes benefícios para as plantas se as condições certas forem criadas para a fauna mais favorável.

Pode encomendar na Internet (www.thompson-morgan.co.uk) selecções de sementes de flores silvestres, especialmente concebidas para atrair borboletas, por exemplo. Já as abelhas gostam de rosmaninho, alecrim ou tomilho – são plantas que crescem facilmente e que preferem solos muito bem drenados e boa exposição ao Sol.

Os pássaros precisam de áreas protegidas. Se tiver uma sebe de loureiros, ou de pequenas árvores próxima da zona das plantas de flor, vai verificar que as visitas dos pássaros aumentarão.

Ter uma fonte de água no jardim é uma das chaves para atrair todo o tipo de fauna. Todos os animais precisam de água, e especialmente nos meses quentes de verão, é sempre um chamariz.

Escolha plantas que dêm flores com cores fortes. Os pássaros e insectos sentem-se atraídos por flores de cores fortes – uma forma que a Natureza encontrou para encorajar a reprodução das plantas. Para atrair as borboletas também, plante o mesmo tipo de flores de modo a que as estas criem um manto de cor para que as borboletas as vejam bem.

As joaninhas são dos insectos mais benéficos pois são predadores de afídeos e assim são grandes controladores de pestes. Nem sempre são fáceis de atrair – mas fica aqui uma dica – plante funcho no seu jardim, é um grande favorito da joaninha!

Finalmente, pode ter mesmo um bebedouro próprio para passáros, e sementes colocados num prato, numa casinha de jardim ou preso num tronco de uma árvore. E assim, desfrute do canto estival dos pássaros no seu jardim.

Tags:

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. Ana Santos 17 de Julho de 2015

    Muito interessante!
    De facto, temos de arranjar forma de viver harmoniosamente com as restantes espécies. Eles é que embelezam o nosso mundo, que muito sde nós teimam em magoar…
    Cumprimentos

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo