A CARREGAR

Type to search

Tags:

Mira Florestal 2009

2500 novas árvores foram plantadas por cerca de 750 jovens do concelho com o apoio da Siro (Leal & Soares), entre outras empresas do concelho.

A iniciativa da Câmara Municipal de Mira com o apoio das Escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância de Mira, dos Agrupamentos de Escuteiros do Seixo e de Mira, da Junta de Freguesia da Praia de Mira, da Siro (Leal & Soares) – com a oferta de substrato, do Projecto Floresta Unida, da Pescanova (Acuinova), da Anefa e dos Viveiros da Quinta permitiu requalificar e recuperar a zona envolvente da Barrinha de Mira e valorizar a zona de entrada do empreendimento Acuinova, ambas pertencentes à zona Rede Natura 2000 e á Reserva Ecológica Nacional.

Esta actividade, inserida no plano de acções de sensibilização e educação ambiental, realizado no âmbito da candidatura das praias de Mira – Mira e Poço da Cruz – à Bandeira Azul 2009, concentrou-se em duas zonas de acção: o Parque da Varanda Verde na Praia de Mira, onde os alunos das escolas plantaram hortenses e árvores ribeirinhas e a zona de pinhal em duna junto ao empreendimento Acuinova, onde os agrupamentos de escuteiros de Mira e do Seixo procederam à plantação de 500 árvores florestais.

Para além dos objectivos de sensibilização e educação ambiental que se pretendiam concretizar com esta iniciativa, e que foram amplamente conseguidos, pelo entusiasmo e dedicação das crianças que participaram, são também de salientar os aspectos relacionados com a sinergia e a colaboração entre entidades. Neste aspecto, verificou-se que a cooperação das empresas locais, escolas, agrupamentos de Escuteiros, Câmara Municipal e ANEFA, permitiu superar de forma muito positiva as expectativas iniciais e fixar em 3250, o número de árvores plantadas nos últimos 18 meses no concelho de Mira. Só na semana do Mira Florestal, foram plantadas 2500.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo