A CARREGAR

Type to search

Jardinagem: Um desporto Olí­mpico

Desde sempre a jardinagem está associada ao lazer, é considerada uma prática relaxante e compensadora. E se a jardinagem, além de todos os benefícios que já conhecemos, como o contacto com a natureza, o ar livre, etc… fosse uma modalidade desportiva a caminho dos jogos olímpicos?

Consideremos as várias actividades que compõem a jardinagem:

Melhora a força e resistência musculares, devido à persistência necessária à realização desta tarefa. Trabalha os quadríceps a musculatura dos joelhos e da parte inferior da coxa, assim como a parte superior do corpo: braços e torso.

É comparável ao remo, (resistência criada pela água e não pela terra) por trabalhar tanto a parte inferior como a parte superior do corpo.

Mondar – 350 calorias/hora

Mondar requer que se baixe várias vezes o corpo, dobrando as pernas (ficando de cócoras), sendo a melhor maneira de aumentar a força das mesmas. Assim como obriga a trabalhar os glúteos, enquanto esticar os braços para chegar às ervas daninhas trabalha os músculos dos ombros.

É comparável ao lançamento do dardo, em que o movimento de projecção trabalha os mesmos músculos.

 

Regar – 150 calorias/hora

Acarretar água é uma excelente forma de trabalhar os braços! Segurar um regador trabalha os bíceps, e o deltóide, nos ombros, bem como toda uma série de músculos peitorais e dorsais.

É comparável ao lançamento do disco, utiliza a força da metade superior do corpo e a rotação.

 

Cortar a Relva – 350 calorias/hora

Empurrar corta-relvas é um exercício completo! Pernas, braços e dorsais, peitorais e abdominais aliam-se num esforço comum para chegar à meta: Um relvado limpo onde poderão todos descansar…

Comparável ao arranque do bobsleigh, em que os atletas têm que empurrar o trenó…

Podar ou aparar – 300 calorias/hora

 

Alonga e tonifica os braços, abdominais e musculatura da parte inferior das costas também trabalham para garantir equilíbrio.

Comparável ao lançamento do dardo, pois ambos necessitam de força e mobilidade.

Levantamento – 400 calorias/hora

Levantar pedras e ramos, requer uma combinação de força, técnica e flexibilidade. Na primeira linha trabalham as pernas, especificamente os quadríceps, mas também os músculos dos ombros e costas.

Comparável ao impulso inicial do atleta para levantar o peso antes de o atirar.

 

Um fã de jardinagem, está pronto até para o Triatlo!

 

Atreva-se! O Portal do Jardim na equipa técnica dá-lhe as dicas, informações práticas e conselhos e ainda lhe revela alguns segredos! Queime calorias com o dobro do prazer rumo às próximas Olimpíadas de Verão!

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigo Seguinte

Ir para o topo