A CARREGAR

Type to search

O momento em que surgem as primeiras flores de Jacarandá nunca passa despercebido. Os mais atentos às mudanças de estações experimentam neste acontecimento, natural, e que aparentemente nada tem de extraordinário, o cumprimento de um ciclo que, conscientemente ou não, nos modela a forma de sentir esta época do ano. De uma forma geral esta floração anuncia o fim da Primavera, o início dos dias longos e quentes de Verão. O “extraordinário” reside nisso mesmo. Uma cor quase irreal anuncia uma época do ano, esperada com alguma ansiedade. Durante o resto do ano passamos por estas magníficas árvores sem lhes prestarmos a devida atenção, embora elas permaneçam nas nossas ruas, praças e jardins todo o tempo.

Talvez seja altura de conhecer melhor a importância desta árvore noutras vertentes, não menos importantes que o espectáculo oferecido nesta época.

Na época que atravessamos de incerteza face às alterações climáticas, apenas sabemos que as mesmas são reais, embora desconheçamos a magnitude das mesmas no futuro. Sabemos no entanto, que as árvores das nossas cidades têm um importante papel de regularização climática e benefícios ecológicos comprovados. Talvez esta seja uma razão para olharmos para as nossas árvores com maior respeito e admiração durante todo o ano, deixando-nos obviamente maravilhar quando o espectáculo não é para menos.

Um estudo recente [1] quantifica benefícios estéticos, ecológicos e sociais associados a esta espécie, nomeadamente, o valor da energia poupada (aquecimento e arrefecimento), valor anual de melhoria da qualidade do ar, valor anual da redução de CO2, valor anual da redução do escoamento de água superficial e ainda o valor associado ao aumento do valor imobiliário, devido à presença de árvores na proximidade de habitações. O Jacarandá representa, segundo o mesmo estudo, um valor anual de 146,00 euros/indivíduo (árvore). Esta forma de olhar a árvore talvez nos dê argumentos para melhor a usarmos e conservarmos as que existem.

O Jacarandá (J. mimosifolia, syn. J ovalifolium) é uma espécie arbórea de grande porte, encontrando-se vulgarizada em diversas cidades do mundo. Tem a sua origem na América do Sul (Brasil, Argentina, Peru e Caraíbas). Na sua zona de origem esta espécie é semi-caduca ou perene, no entanto a larga amplitude térmica na nossa latitude faz com que o Jacarandá perca a folha. Não é raro algumas folhas permanecerem na árvore quando esta se encontra em situações mais abrigadas e protegidas do frio. O Jacarandá prefere solos ricos, arenosos e bem drenados, mas apresenta grande tolerância à maioria dos tipos de solo, não resistindo ao sal. Resiste bem à secura, facto que lhe permite uma dispersão geográfica tão vasta.

Os seus troncos de cor castanho muito escuro e tortuosos são muito interessantes, mas infelizmente as podas exageradas a que são sujeitos têm acabado por deformá-los, pelo que já é raro encontrarmos exemplares bem conformados nos arruamentos. Ainda assim alguns jardins têm sabido conservar-lhes a sua silhueta e porte natural, de grande beleza. A poda desta árvore apenas deve ser feita para permitir a formação de um tronco central direito que garanta a estabilidade da árvore, sobretudo em zonas urbanas. Quando excessivamente podada a árvore lança ramos ladrões verticais deformando irreversivelmente a estrutura da copa.

A sua floração depende da luminosidade, como aliás acontece com quase todas as espécies, pelo que só a exposição plena ao sol nos permite desfrutar da profusão de flores em cacho que cobre por completo a árvore nesta altura do ano. O forte odor desta floração apenas ocorre nas regiões subtropicais, infelizmente em Portugal tal não acontece.

[1] Soares, A.L; Castro Rego, F; Castel-Branco, C; Santos Pereira, J; Correia, A.- O Valor da Árvore na Cidade; Lisboa, 2008

Maria João Cabral, licenciada em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora. Exerce a profissão desde 1990, essencialmente no projecto e construção de espaços exteriores (públicos e privados). Colaborou com diversas empresas e entidades públicas, nomeadamente com o ISA e Parque Expo’98 na concretização e manutenção dos Jardins Garcia de Orta.

Em 2003 formou a empresa de arquitectura paisagista, Landing, prestando serviços de projecto, ordenamento do território, direcção e fiscalização de obra e formação.

Tags:

Talvez goste deste artigo

27 Comments

  1. Adélia Dias 6 de Outubro de 2009

    Tenho um jacarandá no meu jardim que tem 2 anos e que
    deu este ano flores, vou podá-la porque tem um ramo que nasceu muito mais baixo que o tronco principal.Pergunto? se enterrar esse tronco pegará?terei
    assim outro jacarandá, ou seja pega de estaca? Tomo a
    liberdade de lhe pedir uma resposta. Muito Obrigada
    Adélia

    Responder
  2. Luis Martins 29 de Junho de 2010

    Tenho um Jacarandá com 4/5 anos no Jardim. Até á data ainda não deu flôr. Há alguma explicação para este facto?

    Obrigado.

    Responder
  3. Luciana 17 de Agosto de 2010

    Olá Maria João,

    O meu jacarandá está conosco há 10 anos e até hoje não deu uma florzinha.
    Penso que o lugar onde está é sombrio e estamos a pensar transplanta-lo este ano. Com essa idade, podemos faze-lo sem risco de o perder? Qual o melhor mês para transplanta-lo? Obrigada.

    Responder
  4. Dulce Monteiro 12 de Novembro de 2010

    Tenho um jacarandá no jardim à 6 anos, que foi colocado pela empresa de jardinagem que na altura me construi o jardim. Mas até à data ainda não deu flor.
    Será que é um jacarandá verdadeiro? O local é muito soalheiro e abrigado, tem rega automatica. De tempos em tempos é adubado, mas até agora nada. Existe algum processo que deva utilizar?

    Obrigada

    Responder
  5. fatima estevão 16 de Julho de 2011

    tenho um jacarandá e gostava de saber em que mês floresce, pois está enorme e muito viçoso não lhe falta agua agradeço que me explique, gosto muito dele,obrigado

    Responder
  6. Rui Fonseca 17 de Setembro de 2011

    Questão:

    Tenho um jacarandá que deu sementes.
    Coloquei estas num vaso para crescerem e tenho agora duas plantas bem viçosas.
    Quando será a altura para as colocar no jardim sem as stressar demasiado.
    Qual o tipo de raiz que tem,aprumada ou outra a fim de abrir a cova conveniente.
    Agradecido pela resposta

    Responder
  7. Leonardo 5 de Março de 2013

    Olá, tenho visto os comentários, e resolvi também perguntar, tenho um jacarandá a mais de 2 anos e até agora nada de flor. ele está bem grande, mas tambem nao se divide muito.
    pergunto: que faço para que ele floreça, há algum tipo de produto que faça isso? e como faço para abrir mais a copa?
    aguardo notícias,
    obrigado.
    leo

    Responder
  8. Vera Regina Affonso Basilio 26 de Março de 2013

    Nao tenho um Jacarandá “azul”, mas tenho recordaçoes de momentos de paz e tranquilidade, inesquecíveis, durante os tres meses que passei em Évora.
    Infelizmente, nao consigo recordar o nome da Igreja em frente a qual estavam plantadas, mas enchiam a Pracinha do Centro Histórico de Évora e o meu coraçao, de beleza e muita poesia.
    Desde entao, todos os anos ao chegar a Páscoa, eu revivo e recordo aquelas árvores e aquelas “cores” como um sonho!
    Vera Regina Affonso Basilio
    Pintora – Rio de Janeiro

    Responder
  9. marta 30 de Abril de 2013

    o meu jacarandá tem 11 anos e nunca deu flor. moro no litoral norte de Portugal.
    o que posso fazer para que floresça?

    Responder
  10. Joana Castelo 12 de Março de 2014

    Estão a cortar os jacarandás da minha rua no mês de Março e cortaram todos os troncos superiores. Dizem que volta a crescer. Gostava de uma opinião sobre esta “poda”
    Obrigada

    Responder
  11. Glacir Souza 16 de Abril de 2014

    Boa tarde!
    Sou do estado do Rio Grande do Sul e tenho um pé de Jacarandá e gostaria de saber quando se faz a poda desta arvore, ela já esta enorme e preciso urgente da resposta.
    Desde de já agradeço.

    Responder
  12. Eber de Araújo 9 de Junho de 2014

    Boa tarde guria, moro em Jaguarão RS. eu ganhei uma muda de jacaranda, e plantei bem perto da minha casa,só bem depois que eu fui me dar conta que estava embaixo de uma rede de luz.agora ela esta com 10 anos. e esta enorme, e linda,mais estou tendo problemas com os fios de luz,se da para podala. como faço essa poda sem prejudicar a minha árvore. se da para ir podando conforme ela for chegando perto dos fios?obrigado ,pela tua atenção, abraço Eber .

    Responder
  13. Paulo Alvarenga 8 de Abril de 2015

    Olá,
    Vi muitas perguntas sem respostas. Talvez eu ajude.
    O Jacarandá, para florir precisa de invernos frios (pros padrões brasileiros) e secos, portanto regas nessa época podem impedir a floração.
    Paulo Alvarenga
    Alfenas
    Brasil

    Responder
  14. cecília donin de lima 29 de Dezembro de 2015

    TENHO UMA LINDA ÁRVORE DE JACARANDA.

    ACHEI QUE TINHA DE SER PODADA ! INFELIZMENTE FOI PODADA E AGORA OS BROTOS SÃO FRACOS E RALOS .
    AS FOLHAS ESTÃO MURCHAS E, ALGUMAS ESTÃO SECANDO.
    ATRIBUO AO EXCESSO DE CHUVA.
    O QUE POSSO FAZER PARA RECUPERA-LA.

    Responder
  15. cecília donin de lima 29 de Dezembro de 2015

    GOSTO MUITO DESSA ÁRVORE! QUANDO AS FLORES CAEM O MEU JARDIM FICA COLORIDO,JUNTO COM A GRAMA FICA LINDO,LINDO DEMAIS, ENCHE OS MEUS OLHOS.
    ESTOU MUITO TRISTE, NÃO ADMITO PERDE-LA.

    Responder
  16. cecília donin de lima 29 de Dezembro de 2015

    GOSTARIA QUE VOCÊS ME ORIENTASSE COMO SALVAR ESSA ÁRVORE.

    Responder
  17. Herli Meister 25 de Abril de 2016

    Tenho dois pés de jacarandá que cultivei desde a sementinha em dois vasos, há 18 anos. Nunca floriram, e penso que é por estarem em vaso. Que fazer para que floresçam? Obrigada

    Responder
  18. Florbela Castro 4 de Julho de 2016

    Tb tinha algumas perguntas para fazer sobre o jacarandá. Mas como não vi qualquer resposta até agora, e sim, muitos pedidos de esclarecimentos, acho que não vale a pena perguntar nada….

    Responder
  19. Redacção PortaldoJardim.com 4 de Julho de 2016

    Boa tarde, o espaço de comentários no Portal do Jardim serve para os leitores do Portal trocarem experiências entre si e algumas dúvidas. Não é um consultório técnico. Temos vários leitores apaixonados por estas temáticas que dispensam o seu tempo a responder a algumas dúvidas de outros leitores aos quais agradecemos. Todos os comentários e esclarecimentos que são publicados no espaço de comentários do Portal do Jardim são bem-vindos.

    Responder
  20. Maria Lucila Almeida 7 de Julho de 2016

    Tenho um jacarandá, que tem crescido ao longo de 10 anos.
    Tem um belo porte de cerca de 4 metros e uma linda copa alargada, de folhagem fina.
    Está situado numa zona soalheira e ampla do jardim.
    Contra tudo o que seria de esperar NUNCA DEU FLOR!
    Que fazer?
    Adoro jacarandás!!
    Obrigada, por qualquer ajuda.

    Responder
  21. Guillermo Creus 18 de Setembro de 2016

    Tenho 3 jacarandás, velhos e altos. Estão cobertos de erva de passarinho que está matando eles. Não posso limpar por causa da altura. Se eu fizer uma poda radical no topo, votarão a crescer?
    Desde já obrigado, Creus

    Responder
  22. Marcelino 10 de Novembro de 2016

    Olá, plantei dois pés jacarandá em distãncia pxma 10 metros. Em menos de três anos um deles elevou-se com um tronco enorme que já está florindo; o outro porém está baixo e com troncos espalhados. Será macho e fêmea?

    Responder
  23. Gleice Helen Severino 4 de Janeiro de 2017

    Olá, Gostaria de Plantar um Jacarandá em meu quintal, onde encontro mudas? O clima de minha cidade é bem quente e seco, é favorável a esta espécie?

    Responder
  24. Paulo Amaral 3 de Abril de 2017

    Bom dia!

    Quanto tempo de vida pode durar um jacarandá?
    Grato

    Responder
  25. nene 16 de Julho de 2017

    O meu jacarandá também nao dá flor e já tem mais de 8 anos , está no jardim com sol e boa terra.
    A minha romanzeira dá flor mas não dá romãs, já a romanzeira de jardim fica cheia de pequenas romanzitas de decoração.~Será que é possível fazer algo em cada um destes casos

    Responder
  26. Nene 7 de Outubro de 2017

    Ainda não consegui obter resposta a nenhuma das minhas perguntas.
    Porque é que o meu jacarandá com mais de 8 anos não floresce?
    Porque é que a minha romanceira dà flores mas não dá romãs?
    Será que me podem ajudar ?

    Responder
  27. guilherme 8 de Maio de 2018

    qual o melhor mês pra a oda do jacaranda? afinal pode se podar o jacaranda?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos Relacionados

Ir para o topo