O momento em que surgem as primeiras flores de Jacarandá nunca passa despercebido. Os mais atentos às mudanças de estações experimentam neste acontecimento, natural, e que aparentemente nada tem de extraordinário, o cumprimento de um ciclo que, conscientemente ou não, nos modela a forma de sentir esta época do ano. De uma forma geral esta floração anuncia o fim da Primavera, o início dos dias longos e quentes de Verão. O “extraordinário” reside nisso mesmo. Uma cor quase irreal anuncia uma época do ano, esperada com alguma ansiedade. Durante o resto do ano passamos por estas magníficas árvores sem lhes prestarmos a devida atenção, embora elas permaneçam nas nossas ruas, praças e jardins todo o tempo.
Talvez seja altura de conhecer melhor a importância desta árvore noutras vertentes, não menos importantes que o espectáculo oferecido nesta época.
Na época que atravessamos de incerteza face às alterações climáticas, apenas sabemos que as mesmas são reais, embora desconheçamos a magnitude das mesmas no futuro. Sabemos no entanto, que as árvores das nossas cidades têm um importante papel de regularização climática e benefícios ecológicos comprovados. Talvez esta seja uma razão para olharmos para as nossas árvores com maior respeito e admiração durante todo o ano, deixando-nos obviamente maravilhar quando o espectáculo não é para menos.
Um estudo recente [1] quantifica benefícios estéticos, ecológicos e sociais associados a esta espécie, nomeadamente, o valor da energia poupada (aquecimento e arrefecimento), valor anual de melhoria da qualidade do ar, valor anual da redução de CO2, valor anual da redução do escoamento de água superficial e ainda o valor associado ao aumento do valor imobiliário, devido à presença de árvores na proximidade de habitações. O Jacarandá representa, segundo o mesmo estudo, um valor anual de 146,00 euros/indivíduo (árvore). Esta forma de olhar a árvore talvez nos dê argumentos para melhor a usarmos e conservarmos as que existem.
O Jacarandá (J. mimosifolia, syn. J ovalifolium) é uma espécie arbórea de grande porte, encontrando-se vulgarizada em diversas cidades do mundo. Tem a sua origem na América do Sul (Brasil, Argentina, Peru e Caraíbas). Na sua zona de origem esta espécie é semi-caduca ou perene, no entanto a larga amplitude térmica na nossa latitude faz com que o Jacarandá perca a folha. Não é raro algumas folhas permanecerem na árvore quando esta se encontra em situações mais abrigadas e protegidas do frio. O Jacarandá prefere solos ricos, arenosos e bem drenados, mas apresenta grande tolerância à maioria dos tipos de solo, não resistindo ao sal. Resiste bem à secura, facto que lhe permite uma dispersão geográfica tão vasta.
Os seus troncos de cor castanho muito escuro e tortuosos são muito interessantes, mas infelizmente as podas exageradas a que são sujeitos têm acabado por deformá-los, pelo que já é raro encontrarmos exemplares bem conformados nos arruamentos. Ainda assim alguns jardins têm sabido conservar-lhes a sua silhueta e porte natural, de grande beleza. A poda desta árvore apenas deve ser feita para permitir a formação de um tronco central direito que garanta a estabilidade da árvore, sobretudo em zonas urbanas. Quando excessivamente podada a árvore lança ramos ladrões verticais deformando irreversivelmente a estrutura da copa.
A sua floração depende da luminosidade, como aliás acontece com quase todas as espécies, pelo que só a exposição plena ao sol nos permite desfrutar da profusão de flores em cacho que cobre por completo a árvore nesta altura do ano. O forte odor desta floração apenas ocorre nas regiões subtropicais, infelizmente em Portugal tal não acontece.
[1] Soares, A.L; Castro Rego, F; Castel-Branco, C; Santos Pereira, J; Correia, A.- O Valor da Árvore na Cidade; Lisboa, 2008
Maria João Cabral, licenciada em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora. Exerce a profissão desde 1990, essencialmente no projecto e construção de espaços exteriores (públicos e privados). Colaborou com diversas empresas e entidades públicas, nomeadamente com o ISA e Parque Expo’98 na concretização e manutenção dos Jardins Garcia de Orta.
Em 2003 formou a empresa de arquitectura paisagista, Landing, prestando serviços de projecto, ordenamento do território, direcção e fiscalização de obra e formação.
Tenho um jacarandá no meu jardim que tem 2 anos e que
deu este ano flores, vou podá-la porque tem um ramo que nasceu muito mais baixo que o tronco principal.Pergunto? se enterrar esse tronco pegará?terei
assim outro jacarandá, ou seja pega de estaca? Tomo a
liberdade de lhe pedir uma resposta. Muito Obrigada
Adélia
Tenho um Jacarandá com 4/5 anos no Jardim. Até á data ainda não deu flôr. Há alguma explicação para este facto?
Obrigado.
Olá Maria João,
O meu jacarandá está conosco há 10 anos e até hoje não deu uma florzinha.
Penso que o lugar onde está é sombrio e estamos a pensar transplanta-lo este ano. Com essa idade, podemos faze-lo sem risco de o perder? Qual o melhor mês para transplanta-lo? Obrigada.
Tenho um jacarandá no jardim à 6 anos, que foi colocado pela empresa de jardinagem que na altura me construi o jardim. Mas até à data ainda não deu flor.
Será que é um jacarandá verdadeiro? O local é muito soalheiro e abrigado, tem rega automatica. De tempos em tempos é adubado, mas até agora nada. Existe algum processo que deva utilizar?
Obrigada
tenho um jacarandá e gostava de saber em que mês floresce, pois está enorme e muito viçoso não lhe falta agua agradeço que me explique, gosto muito dele,obrigado
Questão:
Tenho um jacarandá que deu sementes.
Coloquei estas num vaso para crescerem e tenho agora duas plantas bem viçosas.
Quando será a altura para as colocar no jardim sem as stressar demasiado.
Qual o tipo de raiz que tem,aprumada ou outra a fim de abrir a cova conveniente.
Agradecido pela resposta
Olá, tenho visto os comentários, e resolvi também perguntar, tenho um jacarandá a mais de 2 anos e até agora nada de flor. ele está bem grande, mas tambem nao se divide muito.
pergunto: que faço para que ele floreça, há algum tipo de produto que faça isso? e como faço para abrir mais a copa?
aguardo notícias,
obrigado.
leo
Nao tenho um Jacarandá “azul”, mas tenho recordaçoes de momentos de paz e tranquilidade, inesquecíveis, durante os tres meses que passei em Évora.
Infelizmente, nao consigo recordar o nome da Igreja em frente a qual estavam plantadas, mas enchiam a Pracinha do Centro Histórico de Évora e o meu coraçao, de beleza e muita poesia.
Desde entao, todos os anos ao chegar a Páscoa, eu revivo e recordo aquelas árvores e aquelas “cores” como um sonho!
Vera Regina Affonso Basilio
Pintora – Rio de Janeiro
o meu jacarandá tem 11 anos e nunca deu flor. moro no litoral norte de Portugal.
o que posso fazer para que floresça?
Estão a cortar os jacarandás da minha rua no mês de Março e cortaram todos os troncos superiores. Dizem que volta a crescer. Gostava de uma opinião sobre esta “poda”
Obrigada
Boa tarde!
Sou do estado do Rio Grande do Sul e tenho um pé de Jacarandá e gostaria de saber quando se faz a poda desta arvore, ela já esta enorme e preciso urgente da resposta.
Desde de já agradeço.
Boa tarde guria, moro em Jaguarão RS. eu ganhei uma muda de jacaranda, e plantei bem perto da minha casa,só bem depois que eu fui me dar conta que estava embaixo de uma rede de luz.agora ela esta com 10 anos. e esta enorme, e linda,mais estou tendo problemas com os fios de luz,se da para podala. como faço essa poda sem prejudicar a minha árvore. se da para ir podando conforme ela for chegando perto dos fios?obrigado ,pela tua atenção, abraço Eber .
Olá,
Vi muitas perguntas sem respostas. Talvez eu ajude.
O Jacarandá, para florir precisa de invernos frios (pros padrões brasileiros) e secos, portanto regas nessa época podem impedir a floração.
Paulo Alvarenga
Alfenas
Brasil
TENHO UMA LINDA ÁRVORE DE JACARANDA.
ACHEI QUE TINHA DE SER PODADA ! INFELIZMENTE FOI PODADA E AGORA OS BROTOS SÃO FRACOS E RALOS .
AS FOLHAS ESTÃO MURCHAS E, ALGUMAS ESTÃO SECANDO.
ATRIBUO AO EXCESSO DE CHUVA.
O QUE POSSO FAZER PARA RECUPERA-LA.
GOSTO MUITO DESSA ÁRVORE! QUANDO AS FLORES CAEM O MEU JARDIM FICA COLORIDO,JUNTO COM A GRAMA FICA LINDO,LINDO DEMAIS, ENCHE OS MEUS OLHOS.
ESTOU MUITO TRISTE, NÃO ADMITO PERDE-LA.
GOSTARIA QUE VOCÊS ME ORIENTASSE COMO SALVAR ESSA ÁRVORE.
Tenho dois pés de jacarandá que cultivei desde a sementinha em dois vasos, há 18 anos. Nunca floriram, e penso que é por estarem em vaso. Que fazer para que floresçam? Obrigada
Tb tinha algumas perguntas para fazer sobre o jacarandá. Mas como não vi qualquer resposta até agora, e sim, muitos pedidos de esclarecimentos, acho que não vale a pena perguntar nada….
Boa tarde, o espaço de comentários no Portal do Jardim serve para os leitores do Portal trocarem experiências entre si e algumas dúvidas. Não é um consultório técnico. Temos vários leitores apaixonados por estas temáticas que dispensam o seu tempo a responder a algumas dúvidas de outros leitores aos quais agradecemos. Todos os comentários e esclarecimentos que são publicados no espaço de comentários do Portal do Jardim são bem-vindos.
Tenho um jacarandá, que tem crescido ao longo de 10 anos.
Tem um belo porte de cerca de 4 metros e uma linda copa alargada, de folhagem fina.
Está situado numa zona soalheira e ampla do jardim.
Contra tudo o que seria de esperar NUNCA DEU FLOR!
Que fazer?
Adoro jacarandás!!
Obrigada, por qualquer ajuda.
Tenho 3 jacarandás, velhos e altos. Estão cobertos de erva de passarinho que está matando eles. Não posso limpar por causa da altura. Se eu fizer uma poda radical no topo, votarão a crescer?
Desde já obrigado, Creus
Olá, plantei dois pés jacarandá em distãncia pxma 10 metros. Em menos de três anos um deles elevou-se com um tronco enorme que já está florindo; o outro porém está baixo e com troncos espalhados. Será macho e fêmea?
Olá, Gostaria de Plantar um Jacarandá em meu quintal, onde encontro mudas? O clima de minha cidade é bem quente e seco, é favorável a esta espécie?
Bom dia!
Quanto tempo de vida pode durar um jacarandá?
Grato
O meu jacarandá também nao dá flor e já tem mais de 8 anos , está no jardim com sol e boa terra.
A minha romanzeira dá flor mas não dá romãs, já a romanzeira de jardim fica cheia de pequenas romanzitas de decoração.~Será que é possível fazer algo em cada um destes casos
Ainda não consegui obter resposta a nenhuma das minhas perguntas.
Porque é que o meu jacarandá com mais de 8 anos não floresce?
Porque é que a minha romanceira dà flores mas não dá romãs?
Será que me podem ajudar ?
qual o melhor mês pra a oda do jacaranda? afinal pode se podar o jacaranda?
Gostaria de saber se há jacarandas nas avenidas de Lisboa’