Jacarandá

Categorias: As Plantas, Featured, Ornamentais, Os Artigos

Tags: , ,

Comentários: 25 comentários | Partilhar!

feature photo

O momento em que surgem as primeiras flores de Jacarandá nunca passa despercebido. Os mais atentos às mudanças de estações experimentam neste acontecimento, natural, e que aparentemente nada tem de extraordinário, o cumprimento de um ciclo que, conscientemente ou não, nos modela a forma de sentir esta época do ano. De uma forma geral esta floração anuncia o fim da Primavera, o início dos dias longos e quentes de Verão. O “extraordinário” reside nisso mesmo. Uma cor quase irreal anuncia uma época do ano, esperada com alguma ansiedade. Durante o resto do ano passamos por estas magníficas árvores sem lhes prestarmos a devida atenção, embora elas permaneçam nas nossas ruas, praças e jardins todo o tempo.

Talvez seja altura de conhecer melhor a importância desta árvore noutras vertentes, não menos importantes que o espectáculo oferecido nesta época.

Na época que atravessamos de incerteza face às alterações climáticas, apenas sabemos que as mesmas são reais, embora desconheçamos a magnitude das mesmas no futuro. Sabemos no entanto, que as árvores das nossas cidades têm um importante papel de regularização climática e benefícios ecológicos comprovados. Talvez esta seja uma razão para olharmos para as nossas árvores com maior respeito e admiração durante todo o ano, deixando-nos obviamente maravilhar quando o espectáculo não é para menos.

Um estudo recente [1] quantifica benefícios estéticos, ecológicos e sociais associados a esta espécie, nomeadamente, o valor da energia poupada (aquecimento e arrefecimento), valor anual de melhoria da qualidade do ar, valor anual da redução de CO2, valor anual da redução do escoamento de água superficial e ainda o valor associado ao aumento do valor imobiliário, devido à presença de árvores na proximidade de habitações. O Jacarandá representa, segundo o mesmo estudo, um valor anual de 146,00 euros/indivíduo (árvore). Esta forma de olhar a árvore talvez nos dê argumentos para melhor a usarmos e conservarmos as que existem.

O Jacarandá (J. mimosifolia, syn. J ovalifolium) é uma espécie arbórea de grande porte, encontrando-se vulgarizada em diversas cidades do mundo. Tem a sua origem na América do Sul (Brasil, Argentina, Peru e Caraíbas). Na sua zona de origem esta espécie é semi-caduca ou perene, no entanto a larga amplitude térmica na nossa latitude faz com que o Jacarandá perca a folha. Não é raro algumas folhas permanecerem na árvore quando esta se encontra em situações mais abrigadas e protegidas do frio. O Jacarandá prefere solos ricos, arenosos e bem drenados, mas apresenta grande tolerância à maioria dos tipos de solo, não resistindo ao sal. Resiste bem à secura, facto que lhe permite uma dispersão geográfica tão vasta.

Os seus troncos de cor castanho muito escuro e tortuosos são muito interessantes, mas infelizmente as podas exageradas a que são sujeitos têm acabado por deformá-los, pelo que já é raro encontrarmos exemplares bem conformados nos arruamentos. Ainda assim alguns jardins têm sabido conservar-lhes a sua silhueta e porte natural, de grande beleza. A poda desta árvore apenas deve ser feita para permitir a formação de um tronco central direito que garanta a estabilidade da árvore, sobretudo em zonas urbanas. Quando excessivamente podada a árvore lança ramos ladrões verticais deformando irreversivelmente a estrutura da copa.

A sua floração depende da luminosidade, como aliás acontece com quase todas as espécies, pelo que só a exposição plena ao sol nos permite desfrutar da profusão de flores em cacho que cobre por completo a árvore nesta altura do ano. O forte odor desta floração apenas ocorre nas regiões subtropicais, infelizmente em Portugal tal não acontece.

[1] Soares, A.L; Castro Rego, F; Castel-Branco, C; Santos Pereira, J; Correia, A.- O Valor da Árvore na Cidade; Lisboa, 2008

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

Maria João Cabral, licenciada em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora. Exerce a profissão desde 1990, essencialmente no projecto e construção de espaços exteriores (públicos e privados). Colaborou com diversas empresas e entidades públicas, nomeadamente com o ISA e Parque Expo’98 na concretização e manutenção dos Jardins Garcia de Orta. Em 2003 formou a empresa de arquitectura paisagista, Landing, prestando serviços de projecto, ordenamento do território, direcção e fiscalização de obra e formação.

Comentários

Existem 25 comentários, deixe o seu

  • Tenho um jacarandá no meu jardim que tem 2 anos e que
    deu este ano flores, vou podá-la porque tem um ramo que nasceu muito mais baixo que o tronco principal.Pergunto? se enterrar esse tronco pegará?terei
    assim outro jacarandá, ou seja pega de estaca? Tomo a
    liberdade de lhe pedir uma resposta. Muito Obrigada
    Adélia

  • Tenho um Jacarandá com 4/5 anos no Jardim. Até á data ainda não deu flôr. Há alguma explicação para este facto?

    Obrigado.

  • Olá Maria João,

    O meu jacarandá está conosco há 10 anos e até hoje não deu uma florzinha.
    Penso que o lugar onde está é sombrio e estamos a pensar transplanta-lo este ano. Com essa idade, podemos faze-lo sem risco de o perder? Qual o melhor mês para transplanta-lo? Obrigada.

  • Tenho um jacarandá no jardim à 6 anos, que foi colocado pela empresa de jardinagem que na altura me construi o jardim. Mas até à data ainda não deu flor.
    Será que é um jacarandá verdadeiro? O local é muito soalheiro e abrigado, tem rega automatica. De tempos em tempos é adubado, mas até agora nada. Existe algum processo que deva utilizar?

    Obrigada

  • tenho um jacarandá e gostava de saber em que mês floresce, pois está enorme e muito viçoso não lhe falta agua agradeço que me explique, gosto muito dele,obrigado

  • Questão:

    Tenho um jacarandá que deu sementes.
    Coloquei estas num vaso para crescerem e tenho agora duas plantas bem viçosas.
    Quando será a altura para as colocar no jardim sem as stressar demasiado.
    Qual o tipo de raiz que tem,aprumada ou outra a fim de abrir a cova conveniente.
    Agradecido pela resposta

  • Olá, tenho visto os comentários, e resolvi também perguntar, tenho um jacarandá a mais de 2 anos e até agora nada de flor. ele está bem grande, mas tambem nao se divide muito.
    pergunto: que faço para que ele floreça, há algum tipo de produto que faça isso? e como faço para abrir mais a copa?
    aguardo notícias,
    obrigado.
    leo

  • Nao tenho um Jacarandá “azul”, mas tenho recordaçoes de momentos de paz e tranquilidade, inesquecíveis, durante os tres meses que passei em Évora.
    Infelizmente, nao consigo recordar o nome da Igreja em frente a qual estavam plantadas, mas enchiam a Pracinha do Centro Histórico de Évora e o meu coraçao, de beleza e muita poesia.
    Desde entao, todos os anos ao chegar a Páscoa, eu revivo e recordo aquelas árvores e aquelas “cores” como um sonho!
    Vera Regina Affonso Basilio
    Pintora – Rio de Janeiro

  • o meu jacarandá tem 11 anos e nunca deu flor. moro no litoral norte de Portugal.
    o que posso fazer para que floresça?

  • Estão a cortar os jacarandás da minha rua no mês de Março e cortaram todos os troncos superiores. Dizem que volta a crescer. Gostava de uma opinião sobre esta “poda”
    Obrigada

  • Boa tarde!
    Sou do estado do Rio Grande do Sul e tenho um pé de Jacarandá e gostaria de saber quando se faz a poda desta arvore, ela já esta enorme e preciso urgente da resposta.
    Desde de já agradeço.

  • Boa tarde guria, moro em Jaguarão RS. eu ganhei uma muda de jacaranda, e plantei bem perto da minha casa,só bem depois que eu fui me dar conta que estava embaixo de uma rede de luz.agora ela esta com 10 anos. e esta enorme, e linda,mais estou tendo problemas com os fios de luz,se da para podala. como faço essa poda sem prejudicar a minha árvore. se da para ir podando conforme ela for chegando perto dos fios?obrigado ,pela tua atenção, abraço Eber .

  • Olá,
    Vi muitas perguntas sem respostas. Talvez eu ajude.
    O Jacarandá, para florir precisa de invernos frios (pros padrões brasileiros) e secos, portanto regas nessa época podem impedir a floração.
    Paulo Alvarenga
    Alfenas
    Brasil

  • TENHO UMA LINDA ÁRVORE DE JACARANDA.

    ACHEI QUE TINHA DE SER PODADA ! INFELIZMENTE FOI PODADA E AGORA OS BROTOS SÃO FRACOS E RALOS .
    AS FOLHAS ESTÃO MURCHAS E, ALGUMAS ESTÃO SECANDO.
    ATRIBUO AO EXCESSO DE CHUVA.
    O QUE POSSO FAZER PARA RECUPERA-LA.

  • GOSTO MUITO DESSA ÁRVORE! QUANDO AS FLORES CAEM O MEU JARDIM FICA COLORIDO,JUNTO COM A GRAMA FICA LINDO,LINDO DEMAIS, ENCHE OS MEUS OLHOS.
    ESTOU MUITO TRISTE, NÃO ADMITO PERDE-LA.

  • GOSTARIA QUE VOCÊS ME ORIENTASSE COMO SALVAR ESSA ÁRVORE.

  • Tenho dois pés de jacarandá que cultivei desde a sementinha em dois vasos, há 18 anos. Nunca floriram, e penso que é por estarem em vaso. Que fazer para que floresçam? Obrigada

  • Tb tinha algumas perguntas para fazer sobre o jacarandá. Mas como não vi qualquer resposta até agora, e sim, muitos pedidos de esclarecimentos, acho que não vale a pena perguntar nada….

  • Boa tarde, o espaço de comentários no Portal do Jardim serve para os leitores do Portal trocarem experiências entre si e algumas dúvidas. Não é um consultório técnico. Temos vários leitores apaixonados por estas temáticas que dispensam o seu tempo a responder a algumas dúvidas de outros leitores aos quais agradecemos. Todos os comentários e esclarecimentos que são publicados no espaço de comentários do Portal do Jardim são bem-vindos.

  • Tenho um jacarandá, que tem crescido ao longo de 10 anos.
    Tem um belo porte de cerca de 4 metros e uma linda copa alargada, de folhagem fina.
    Está situado numa zona soalheira e ampla do jardim.
    Contra tudo o que seria de esperar NUNCA DEU FLOR!
    Que fazer?
    Adoro jacarandás!!
    Obrigada, por qualquer ajuda.

  • Tenho 3 jacarandás, velhos e altos. Estão cobertos de erva de passarinho que está matando eles. Não posso limpar por causa da altura. Se eu fizer uma poda radical no topo, votarão a crescer?
    Desde já obrigado, Creus

  • Olá, plantei dois pés jacarandá em distãncia pxma 10 metros. Em menos de três anos um deles elevou-se com um tronco enorme que já está florindo; o outro porém está baixo e com troncos espalhados. Será macho e fêmea?

  • Olá, Gostaria de Plantar um Jacarandá em meu quintal, onde encontro mudas? O clima de minha cidade é bem quente e seco, é favorável a esta espécie?

  • Bom dia!

    Quanto tempo de vida pode durar um jacarandá?
    Grato

  • O meu jacarandá também nao dá flor e já tem mais de 8 anos , está no jardim com sol e boa terra.
    A minha romanzeira dá flor mas não dá romãs, já a romanzeira de jardim fica cheia de pequenas romanzitas de decoração.~Será que é possível fazer algo em cada um destes casos

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • Pensa adquirir ou já adquiriu algum equipamento a bateria para manutenção dos jardins?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 23 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 20 Convidados, 3 Bots