Como preparar uma espargueira em sua casa
O espargo (Asparagus officinalis L.) é uma planta vivaz rizomatosa que produz rebentos carnudos e comestíveis, denominados turiões, usualmente durante 7 a 8 anos. Existem espargos brancos, verdes, violetas e violetas/verdes, sendo os dois primeiros os mais comuns, e que podem ser utilizados em fresco, congelados ou em conserva. É uma hortaliça rica em fibra, ácido fólico, vitamina C e potássio e pobre em calorias, não contendo gordura nem colesterol. A textura dos espargos é definida com base no seu teor de fibras, sendo um espargo demasiado fibroso pouco apreciado pelo consumidor.
Existem plantas femininas e plantas masculinas. As primeiras podem espigar e dar semente, o que é contraproducente, já que não se pode aproveitar o turião e as jovens plantas que provêm de semente não têm interesse hortícola. Se possível deve adquirir plantas híbridas e masculinas. Terá mais sucesso se plantar coroas (conjunto de raízes e rizoma – daqui saem os rebentos ou turiões) com 1 ano de idade em vez de experimentar semear ou transplantar plântulas com 10 a 12 semanas.
Seleccione um local onde nunca tenha plantado espargos para reduzir a possibilidade de contaminação por fungos do solo, em especial Fusarium, que enfraquece e mata a planta, e para evitar a existência de substâncias libertadas pelos espargos velhos (alelopáticas) que dificultam o crescimento das novas plantas. Aguarde pelo menos quatro anos antes de efectuar uma replantação. O terreno deve estar limpo de infestantes (ervas daninhas) sob pena de estas sufocarem os espargos.
Estrume com antecedência, adube e faça um camalhão abaixo do nível do solo (abra um buraco com 20 cm de profundidade e alteie 5 cm o seu interior – a vala adquire a forma de um W). Coloque as coroas na vala espaçadas entre si 20 a 30 cm e afaste as valas 1,5 m. Cubra as coroas com 5 cm de terra.
O espargo deve ser instalado em solos profundos, bem drenados, com boa percentagem de areia. O pH do solo deve situar-se entre 6,2 e 6,7. Os nutrientes fósforo (P) e potássio (K) têm de ser incorporados no solo antes da plantação, pois de outro modo, como são pouco móveis não irão chegar às raízes para serem absorvidos. Deve-se também aplicar azoto (N) na forma amoniacal e nítrica. Num solo que não foi analisado pode aplicar cerca de 200 g do adubo 5-10-10 (N-P-K) por m2 de vala ou um 10-52-17. Em cada Primavera (Março), e antes da emissão dos turiões, deve adubar a planta com azoto e outros nutrientes (se necessário use novamente um 5-10-10) e não se esqueça de adubar após a colheita (Maio/Junho) para a planta repor as reservas que foram consumidas.
O espargo necessita de um período de repouso vegetativo (90 dias) para produzir com sucesso os turiões. Nas condições de Portugal esse repouso ocorre durante o Inverno. Na Primavera a emissão de turiões dá-se com temperaturas ao redor dos 12 ºC. Neste período se a temperatura for muito baixa ocorre queima ou descoloração dos espargos (verdes). Pelo contrário, se a temperatura rondar os 25 ºC, aliada a seca, aumenta o número de turiões espigados. Durante o desenvolvimento vegetativo a temperatura deverá situar-se entre os 18 ºC e os 25ºC.
É de evitar o excesso de água durante todo o ano para não ocorrer asfixia das raízes. Durante a colheita deve-se fornecer apenas a água necessária à formação dos turiões (o solo deve manter-se húmido). No Verão é necessário regar pois a planta está activa e está a armazenar nutrientes.
Proteja as plantas dos insectos (afídeos, lagartas, moscas), das doenças (ferrugem, fusariose, podridões) e das infestantes mais comuns, consultando um especialista.
Não colha rebentos no ano da plantação (1º) e no ano seguinte (2º) pode colher durante 2 ou 3 semanas (um máximo de 8 turiões por planta). Um excesso de colheita enfraquece a planta! A partir do terceiro ano a colheita estende-se por 6 a 8 semanas. Na Primavera escolha os turiões jovens, grossos, pouco fibrosos (doutro modo tornam-se amargos), que têm cerca de 20-25 cm e corte-os pela base com a ajuda de uma faca ou navalha. Os espargos devem ser direitos, firmes, tenros e apresentar brilho.
Após a colheita lave e arrefeça os espargos rapidamente. Os espargos devem ser conservados no frio a temperatura entre 0 ºC e 2 ºC e com a base embrulhada em papel humedecido em água. Se os espargos murcharem ligeiramente pode voltar a dar-lhes turgidez mergulhando-os em água fria.
Para comercialização de espargos apresentados ao consumidor no estado fresco deve-se consultar as normas de qualidade dadas pelo Regulamento (CE) N.º 2377/1999 (Jornal Oficial L 287 de 10.11.1999, p. 6-11), alterado pelo Regulamento (CE) Nº 46/2003 (JO L 7 11.1.2003, p.61) e pelo Regulamento (CE) Nº 907/2004 (JO L 163 30.4.2004, p.50).
https://www.dalmeida.com/poscolheita/produtos/espargos.htm – Alfredo A. C. Aires (2000). Espargos frescos – Aspectos da sua fisiologia de pós-colheita.
https://ohioline.osu.edu/b826/b826_3.html – Asparagus Production Management and Marketing, Ohio State University Extension, Horticulture and Crop Sciences, Bulletin 826
https://www.ces.ncsu.edu/depts/hort/hil/hil-2-a.html – Douglas C. Sanders (2001). Commercial Asparagus Production. Horticulture Information Leaflets, North Carolina State University.
https://www.ces.ncsu.edu/depts/hort/hil/hil-8002.html – Douglas C. Sanders (2001). Home Garden Asparagus Production. Horticulture Information Leaflets, North Carolina State University.
DIOGO RICOU é o responsável técnico da empresa Monteiro & Ricou, lda. Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade dos Açores. Desde sempre que esteve ligado a esta área.
É formador nas áreas da jardinagem, nomeadamente planeamento de jardins e dá aulas ao curso CEF jardinagem no ensino público.
A monteiro & Ricou presta serviços de consultadoria, gestão de obras, construção de jardins, implantação e projecto de sistemas de rega, instalação de jardins verticais, agricultura, paisagismo.
Por curiosidade semeei espargos, nasceram bem! Mas muito finos? Que devo fazer? Tenho-os em covetes de esferovite, com cerca de 40 Dias. Estamos em finais de Junho, devo transplanta-los para lugar definitivo? Agradeço que alguem ne ajude a não os estragar; obrigado.
Gostaria de iniciar a cultura de espargos para consumo, gostaria que me informace se devo começar por fazer uma sementeira para depois efectuar a plantação e tambem uma infomação sobre as épocas e como o devo fazer.
Por agora é tudo;
Com os meus agradecimentos,
gostaria de plantar espargueiros, já fiz com sementes mas não resultou e cá na madeira não conheço ninguem que os tenha e pela net já andei a ver mas não consigo. gostaria de saber onde posso adquirir as coroas através da net.
Obrigada desde já
mto obrigado pela possibilidade que me é dada, e sendo assim, gostaria de saber o seguinte: como devo e quando podar o espargueiro? plantei as coroas este ano, tendo agora um metro e tal de altura, uns espigados e com flor e não sei, se devo podá-los ou não? quem me poderá esclarecer! agradecia imenso.
Bom dia e bom trabalho.
Comi espargos e gostei muito e, então, perguntei numa loja se havia sementes e comprei. Só depois é que percebi que não é assim tão simples e lembrou-me do adágio popular “quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão.” Agradeço que alguém me informe sobre a sementeira, como fazer a transplantação e quando e como escolher as plantas híbridas e masculinas já que as femininas não interessam. Agradeço também info onde comprar as coroas e quantas para uma família de 4 pessoas. Cumprimentos
Tenho um bom quintal com canteiros e gostava de cultivar espargos, dos brancos masculinos,gostaria de adquirir as coroas para plantar e adquirir um livro que me ilucida-se sobre os cuidados e modos de cultura. Pergunto se podem fazer o favor de me indicar onde comprar as coroas para plantar e um livro de formação.
Muito obrigados pela atenção.Cumprimentos.
Bom dia. Gostaria de saber como adquirir as coroas para a plantação de espargos, ja tentei varias vezes com sementes, e nao consegui. Aguardo vossa informaçao. Os meus agradecimentos
boa tarde
onde posso comprar as coroas e qual a altura ideal para as plantar?
obrigado
Boa noite
Onde posso comprar coroas de espargos, prontos a começar a produzir.
A título de curiosidade, uma coroa, quantos espargos dá.
Tenho intenção de fazer uma pequena plantação de espargos para consumo próprio. Não sei onde comprar as 15 coroas que pretendo. Onde as poderei adquirir ?
Obrigado
Onde se podem adquirir as coroas dos espargos?
Obrigada
Por uma questão de me orientar, gostava de saber se alguém chega a dar resposta às questões que colocamos.
Obrigada
Boa tarde;
Vou repetir a pergunta que já tem vindo a ser feita, mas não encontro resposta para:
Onde posso adquirir as plantas para transplantar?
E as sementes em que época devem ser colocadas na terra?
Desde já agradecia uma resposta para o meu mail
Grata
Cumprimentos
Indicar onde posso adquirir ou comprar coroas de espargos para plantação e um livro de formação.
Obrigado
Onde se podem adquirir as coroas dos espargos? Moro em Santarém. Há algum horto perto onde possam vender esse produto?
Gostaria de saber onde posso comprar espargueiras para ainda poder plantar .obrigada
as minhas dúvidas são as mesmas de quase todos.Comprei sementes de espargos. fiz um criador em maio.já começaram a nascer. Não sei como planta-los definitivamente, pois quem me vendeu as sementes disse-me que aos 4 meses é que os mudava definitivamente, mas não me explicou como.alguem me pode dar uma dica?
OBRIGADO
Bom dia , para todos aqueles que querem e devem plantar Espargos no seu Quintal , eu vou falar por conhecimento de causa , ainda hoje demanhã cortei no quintal e ja comi ao almoço , uma delicia . eu comprei ´há nove anos duas dúzias de pés enxertos de qualidade Lima ebrideF1 , em França e plantei na região de FAFE fraguesia do Monte exatamente .
ao segundo ano comecei a colher e todos os anos de março a fim de maio . é verdade que tem astúcias na plantação e na manutenção .
Eu comprei coroas de espargos na feira em Tuy, e resultou, pena foi ter comprado só para experimentar. Estou a pensar ir comprar mais.
Queria saber se fornecem espargos para plantar, época de plantação e fornecimento de plantas
Manuel E. antuneds
Estranho haver tantas perguntas relevante e todas sem respostas!
Antes de mais, obrigado pela oportunidade
Agradeço informação relativamente à época de transplantação de coroas, a partir de espargueira em produção.
A. Carlos
Venho por este meio agradecer a oportunidade. A minha pergunta é a seguinte, o asparagus(espargo)é uma planta que pega de estaca? ou será e terá melhores resultados se o plantio se proceder através de raízes? e onde posso adquirir as mesmas? Gostaria que fosse enviado para o meu e-mail as respostas.
Grato pela atenção.
J.B
Curti bué os espargos que se encontram à venda… mas não há nada que chegue aos selvagens que crescem na linha do comboio junto aos canaviais…esses sim têm cá um sabor… sem comparação possível…
pretento iniciar um negocio de plantação de espargos gostaria de saber onde adquirir as coroas e adquirir a fornação necessária para o fazer, obrigado
Subscrevo alguns dos comentários anteriores, gostaria de saber onde adquirir as coroas de espargos para plantação, de preferência on-line, fora ou dentro do país. Obrigado
Tenho varias filas de espargo. mas mandei vir as primeiras garras da suiça. neste momento consigo tirar semente.se alguem quizer esteja a vontade
A sua oferta é preciosa, é mesmo isto que pretendemos promover no Portal do Jardim. A partilha de conhecimento e não só.
Bom dia. A minha pergunta é semelhante a muitas encontradas em comentários anteriores. Gostaria de experimentar a plantação de espargos. Sabem informar-me onde poderei adquirir coroas de espargos na zona do Porto? Obrigado.
o meu comentário é perguntar onde posso adquirir as coroas de espargos.
obrigado.
Bom dia!
Comprei sementes de espargos de Argenteuil. Agradecia informação quanto à melhor forma de os semear e transplantar: Em couvetes ou vasos? transplantar com que tempo?
Isto porque a informação que encontro me parece ser toda relativa a plantação de plantas/coroas compradas.
Muito obrigada