…”Acaso haveis ouvido falar de uma conquista que deixou atrás de si mil livros de poesia, mil alvercas de água e plantados mil pés de jasmim?“[1]
É assim que o jasmim surge na península Ibérica, pela mão dos povos árabes, que entre nós deixaram inúmeras marcas da sua cultura muito para além do jasmim. Esta é apenas mais uma espécie que viajou da sua origem na China até aos nossos jardins pela mão de povos colonizadores, neste caso o povo árabe. Se pensarmos no quão difícil seria transportar bens essenciais em tão adversas condições de locomoção, podemos imaginar que não sendo o jasmim uma planta comestível, a sua necessidade só se pode justificar pelo refinado sentido poético de quem o cultivou.
A essência do jasmim era e continua a ser essencial na construção de jardins cuja génese assenta na procura de elementos simples como o odor ou a frescura, fundamentais no contraste com o clima quente e árido da região mediterrânica. O gosto por determinadas plantas não surge do acaso, mas sim da necessidade de recriar determinados ambientes que nos façam sentir para além de simplesmente existir.
O Jasmim-comum, ou Jasminum officinalis é provavelmente o mais vulgar, mas existem muitas outras espécies, com características idênticas que podem ser plantados nos nossos jardins, encontrando-se razoavelmente bem adaptados.
O jasmim, frequentemente utilizado como planta trepadora pode ser igualmente utilizado como arbusto. Algumas espécies de jasmim, como o J. officinalis ou J. polyanthum podem ser colocados em pleno sol, mas de uma forma geral os jasmins preferem zonas mais sombrias, frescas e/ou com poucas horas de sol. A rega é essencial no Verão, por norma cada 3 a 4 dias, bastando uma rega semanal no Inverno. A adubação de Primavera é muito importante para o crescimento vigoroso das guias. Para um bom desenvolvimento as temperaturas mínimas não devem descer abaixo dos – 5º C e durante um curto período.
Talvez menos conhecido do público em geral, seja a espécie Jasminum azoricum (Jasmim-dos-Açores), que como o próprio nome indica é originário do arquipélago dos Açores. Só recentemente esta espécie de jasmim começou a ser comercializada, mas a sua folhagem densa e flores extremamente odoríferas, rapidamente conquistaram o mercado viveirista. Para além da sua beleza é ainda bastante resistente a solos pobres, aguentando alguma secura, desde que não seja prolongada. A sua propagação por estaca é fácil, devendo ser feita a partir de talos semi-lenhosos cortados em finais do verão e postos a enraizar em estufa.
Imagens: Kenpei, Daniel Feliciano
Maria João Cabral, licenciada em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora. Exerce a profissão desde 1990, essencialmente no projecto e construção de espaços exteriores (públicos e privados). Colaborou com diversas empresas e entidades públicas, nomeadamente com o ISA e Parque Expo’98 na concretização e manutenção dos Jardins Garcia de Orta.
Em 2003 formou a empresa de arquitectura paisagista, Landing, prestando serviços de projecto, ordenamento do território, direcção e fiscalização de obra e formação.
O meu jasmim está num pátio interno, onde chove e não tem acesso a sol directo. Estava a começar a florir, quando as folhas amarelaram e começaram a cair. Será devido às intensas chuvas deste inverno rigoroso? O que devo fazer?
Obrigado
Olá.
plantei recentemente um jasmim, as guias crescem saudáveis, mas ao começar a florir, as flores também parece que secaram e não chegam a abrir. alguém me sabe explicar porquê?
obrigado!
Em relação ao Jasmim gostaria de saber se se dá com Sol directo e intenso (Alentejo) ou será nelhor Madressilva?
Obrigada
meu jasmim dos açores estava indo muito bem, até que começou as folhas ficarem amareladas com um aspecto de podridão, ai secam e caem, já levei em um agronomo, e ele me indicou um inseticida para cochonilha e oleo mineral para pulverizar uma vez porsemana durante um mes, e nada, depois ele indicou calcário , e nada, depois mandou adubar com nitrogenio, e nada, por ultimo mandou que pulverizasse com enxofre 1 x na semana durante um mes, e nada…o que mais posso fazer?a rega de água eu fazia todo dia, ele mandou que eu alternasse a cada 2 dias, e nada, já estoun tentando e cuidadndo deles mais uo menos 6 meses…obrigada
Eu também tenho um jasmim, e já tive o mesmo problema que descreveu “auxiliadora”. No meu caso, fiz uma pome com sabão azul e branco, misturei com a água da rega, e reguei todos os dias com esse preparado durante 1 semana, o meu jasmim teve melhoras significativas, e agora está viçoso e até está a dar flôr.
Qual é a espécie de jasmim que mais aguenta tanto a geada no inverno como o calor intenso do Alentejo no verão.
Obrigado
O meu Jasmim de verão fica com muitas folhas com cor acastanhada que secam e se propagam às guias. O que fazer. Obrigado
A respeito dos comentários acima não vi nenhuma resposta, principalmente da carmen lourenço de 21 de julho de 2010. Gostaria, também, de saber para que possa tratar do jasmin que tenho na minha varanda. Tanto posso colcar no sol como na sombra, não sei qual é o melhor e se tem remédio para as pintas brancas que aparecem. Obrigado.
não sei pq vcs fazem perguntas se essa mongolona não responde nada
nenhum desses comentarios diz a hora certa que a flor vai abrir, cada comentario tem a hora tal.
horrivel
Gostaria de saber se o jasmim pode ser plantado em vasos.
Tem um apto que eu gostaria de comprar, mas a varanda é totalmente devassada. Imaginei uma solução de forma minimizar a situação, colocando arbustos em toda a sua extensão, que cresçam bem rapidamente, de maneira a preservar a minha privacidade. Dentre as várias espécies, o jasmim talvez seja uma solução, não só pela folhagem e floração. Eu não sei qual a insolação está voltada a varanda e gostaria de saber qual o mais adequado nessa circustância
Obrigada
Olá, tenho um Jasmim virado a Sul, no que se pode chamar um autentico forno de verão e muito frio de verão.
Todos os problemas que tive com o Jasmim, passaram com potássio e fosforo, bem como borrifar as folhas com sabão da loiça uma dose, para 1,5l de água, funciona muito bem.
O meu está num vaso e o solo do mesmo deve ser arejado, a base deve ser de areia ou pedras, de modo a que a humidade do prato possa subir por capilaridade e assim manter a terra húmida.
Ainda não tive foi sucesso na reprodução por estaca. a ver se consigo que as flores me ajudem a dar uns pés adicionais e assim poder ter mais uns pés de Jasmim que enebriam todas as noites o aroma em redor da casa.
Olá, tenho um Jasmim virado a Sul, no que se pode chamar um autentico forno de verão e muito frio de inverno.
Todos os problemas que tive com o Jasmim, passaram com potássio e fosforo, bem como borrifar as folhas com sabão da loiça uma dose, para 1,5l de água, funciona muito bem.
O meu está num vaso e o solo do mesmo deve ser arejado, a base deve ser de areia ou pedras, de modo a que a humidade do prato possa subir por capilaridade e assim manter a terra húmida.
Ainda não tive foi sucesso na reprodução por estaca. a ver se consigo que as flores me ajudem a dar uns pés adicionais e assim poder ter mais uns pés de Jasmim que enebriam todas as noites o aroma em redor da casa.
Gostei do que li e aparecerá na bibliografia do meu trabalho. Obrigada.
Tenho um dúvida…
Alguém sabe dizer-me em que século é que o jasmim chegou à península ibérica pela mão dos árabes?
Agradeço a ajuda a quem souber.
Se fôr possível, agradeço que me informe “para que servem as folhas do jasmim secas”. Disseram-me que faz um optimo chá, mas não sei para quê. Não quero deitar para o lixo uma embalagem que pode fazer bem á saúde.
Agradeço a ajuda e informação de quem estiver esclarecido.
Obgda
Boa tarde, eu estava interessada em comprar um jasmim mas não tenho encontrado. Moro na zona de Alfragide, alguém me pode dar uma indicação? Muito obrigado
Boa noite!
Será que me podem dizer onde posso comprar um jasmim?
Obrigada.
Ana Duarte
Gostaria de saber onde encontrar o jasmim bougali. gostaeia de obter uma muda. Ana
Achei muito interessante e informativa seu posicionamento. Tenho um jasmim do Caribe ou buquê de noiva e cada vez que sai uma flor do buquê algo está comendo-a. O que será? Já verifiquei todas folhas e não consigo encontrar. O que devo fazer?
onde posso comprar uma muda do jasmim bugari, sou da cidade de maríliae não consigo encontrar aqui, desde já agradeço pela atenção, muito obrigada.
Olá, moro em Santa Catarina, Brasil, e há muito tempo procuro um jasmim, muito perfumado que havia na casa de minha avó. Pela descrição da autora acho que era exatamente o Jaminum azoricum. Aliás, gostei muito de ler o que escreveu. Pergunto, seria possível aqui do Brasil fazer a compra de uma muda deste jasmim encontrado em Portugal ou nos Açores ou na Madeira? Missão impossível!?! Ah, como ficaria feliz de conseguir!
Rosânsela, em São Paulo no CEASA vendem. Talvez tenha um entreposto similar em Santa Catarina.
Tenho um jasmim de cheiro estava lindo e florescendo direto e de repente ele começou a secar. O que devo fazer?
Olá, ganhei uma muda de Jasmim do Caribe.Ela só floriu uma vez e agora depois de 5 meses e com quase 2 metros não floriu mais. O que devo fazer para ela voltar a florir?
Acho essa planta linda e quando a vejo em outros lugares toda florida, fico frustrada!
Olá Daniel, só agora vi a sua resposta ao questionamento que coloquei acima. Muito, muito obrigada por sua atenção! Quando for a São Paulo, com certeza irei no CEASA, especialmente a procura do jasmim dos Açores. Valeu muito sua dica! Tomara que eu ache. Para mim será um sonho recuperar esse jasmim da casa de minha infância. Seus dias sejam muito Abençoados!
Olá Daniel,rimuito, muito obrigada por responder a minha pergunta.