A Rega e o Jardim nos Meses de Verão

Categorias: A Fazer Agora, Verão

Tags: ,

Comentários: 4 comentários | Partilhar!

feature photo

Fotografia: Andrew pmk

Nos meses quentes de Verão deve ter em conta que a água evapora muito mais rapidamente e é preciso estar muito atento para não deixar as plantas desidratadas. Os primeiros sinais de uma planta com falta de água é a cor menos viva e a falta de brilho das folhas. Podem ficar amarelas, enrolam-se e acabam por murchar.

A hora da rega é muito importante – evite regar ao meio-dia! As gotas de água que ficam sobre a planta actuam como lupas debaixo do sol que acabam por queimar as folhas. Regar durante as horas mais quentes do dia aumenta a quantidade de água que é perdida com a evaporação e chega menos às raizes, onde é realmente necessária.

Um mito que se criou é que seria mais positivo regar ao final do dia ou durante a noite. Errado. Regar nestas alturas pode deixar as plantas com mais humidade do que a que precisam aumentando o risco de ataques de caracóis, lesmas e fungos.

A melhor altura para a rega é inegavelmente de manhã quando o calor ainda não está muito forte, dando tempo à planta para se preparar para as piores horas de intensidade solar. Quando possível opte por sistemas de rega gota-a-gota, que economiza muita água, e utilize casca de pinheiro para travar a evaporação (com a vantagem adicional de prevenir o crescimento das ervas daninhas!).

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

Comentários

Existem 4 comentários, deixe o seu

  • Caro amigo , desculpe discordar ,mas sinceramente essa teoria está ultrapassada , devido ás altas temperaturas que o sol atinge nos picos do dia , por expriencia própria, aconselho a todos uma rega no pico do calor !!
    Se usar um termometro de exposição , se calhar vai ficar surpreendido com a temperatura que o mesmo atinge, pois passa e muito dos 50 graus !!!!
    com as novas alterações climaticas , infelizmente mudou a realidade , uma visita pela hora do meio dia ao seu jardim , verá as consequencia do mesmo que estou a dizer , a rega ajuda a evitar a desidratação das plantas e relvados , mas é facil ver os resultados, exprimente a rega normal numa parte do jardim e com rega ao meio dia noutro e depois compare os resultados , acredite que vai mudar de ideias !!!
    nada como testar para ver !
    Em viveiro rega-se o dia todo e as plantas estão á venda em bom estado de conservação para serem vendidas !!!
    cumps
    M.Ribeiro

  • Caro M.Ribeiro, sinceramente o seu comentário deixa me completamente perplexo e indignado, a rega nada mais é do que dotar as plantas da quantidade de àgua que necessitam para crescer e desenvolver-se. Se acha que desperdiçar àgua para arrefecer o seu relvado é saudável, deixe que lhe diga que, além da evaporação da água nas horas de maior calor ser quase instantânea, as planta possuem umas estruturas nas folhas os chamados ESTOMAS que abrem e fecham conforme está mais calor ou menos, minimizando por elas próprias as perdas de àgua. Se pela rega no periodo de maior calor os estomas abrirem uma vez que o processo é lento o que vai acontecer é que as plantas não vão ter tempo de fechar a tempo e o seu relvado está a perder mais àgua do que o normal. Claro que se continuar a regar, a coisa vai funcionado, mas a que custo………?????? Ao regar no pico de calor de facto a temperatura baixa substancialmente mas durante quanto tempo????? valerá a pena? e a conta da água?????? deixa de regar de manhã ou à noite com essa solução?????? Provavelmente não sabe que altas temperaturas e elevadas humidades favorecem o aparecimento de doenças e pragas. Mais, regar ou molhar a relva nas horas de maior calor pode pelo efeito de lupa que se cria queimar a relva.
    Melhores cumprimentos
    Diogo Ricou

  • Caro Sr. M. Ribeiro,
    O Sr. Diogo Ricou tem toda a razão!!
    Se o seu relvado sofre tanto com a falta de água, provavelmente estará na hora de escolher uma boa selecção de sementes de relva resistente à falta de água. Poderá ser um custo elevado no inicio mas verá que resulta!!
    Relativamente às outras plantas do jardim, sugiro que quando alguma morrer substitua por outra resistente à seca. Hoje e cada vez mais no paisagismo estamos a apostar em plantas de grande resistência à seca (Ex: aromaticas e plantas de folhagem cinzenta).
    Cuidado com a conta da àgua!!!!
    Cumprimentos,

  • Olha, um abraco a todos. Tehoum pequeno jardim em minha casa que eu proprio estou fazendo e procuro plantas hortensias, sabera alguem como adquiri-las? Resposta para meu email: jmanuelmoz@gmail.com.
    Jose Manuel
    Maputo – Mocambique

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • Pensa adquirir ou já adquiriu algum equipamento a bateria para manutenção dos jardins?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 17 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 14 Convidados, 3 Bots