A CARREGAR

Type to search

Vila Nova de Gaia – Descobrir ao fim-de-semana

Descobrir a fauna e a flora numa paisagem deslumbrante ao fim-de-semana e de forma gratuita

 

Ter a oportunidade de passar momentos de férias a descobrir a fauna e a flora do rio, tocar em espécies pela 1ª vez, conhecer animais e plantas ripícolas, e tudo isto gratuitamente, já é possível no Centro de Educação Ambiental (CEA) de Lever da Águas do Douro e Paiva, que a partir do dia 11 está aberto ao fim-de-semana. Basta abrir bem os olhos, despertar os sentidos auditivo e olfactivo e sentir a Natureza.    

Desde 11 de Julho as famílias dispõem de um local com uma paisagem única com o rio mesmo ao lado, dispondo de todas as condições de segurança, para fazer pic-nics, caminhadas e tudo o que a imaginação ditar. O desafio principal é o de tentar identificar as características geológicas da Mata do CEA e das espécies de fauna e flora que vão encontrando pelos caminhos pedonais.

O Centro de Educação Ambiental possui uma mata de grande interesse ecológico, com flora, vegetação e habitats naturais, fauna e recursos faunísticos cuja recuperação foi planeada pelo CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto. Pelo seu interesse ao nível da aprendizagem e da sensibilização ambiental, o CEA já recebeu cerca de 8000 Visitantes, desde que abriu em Junho de 2007.
A importância ecológica deste projecto prende-se com a dinâmica e rigor científico do trabalho que desenvolve ao nível da recuperação da vegetação natural (vegetação ripícola associada a cursos de água e carvalhais e louriçais das encostas) que representa a complexidade estrutural e funcional e a riqueza florística potencial do território. Para além do potencial lúdico e educativo que representa o facto das actividades promovidas pelo Centro de Educação Ambiental decorrerem sempre em ambiente natural, os visitantes aprendem também a tirar partido deste espaço.

 

Fonte: Águas do Douro e Paiva

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo