Agora que as geadas matinais nos proporcionam imagens de rara beleza mas não convidam a trabalhar no jardim, será necessário fazer um esforço para que, chegada a Primavera, o seu jardim se revele em toda a sua beleza. É mais importante que nunca terminar as tarefas de Inverno, sobretudo no que diz respeito à protecção das plantas.
Proteja as flores mais sensíveis ao frio e mudanças bruscas de temperatura trazendo-as para o interior. O mais importante é que fiquem sob telha.
Aproveite e compre bolbos, se ainda não o fez, nesta altura do ano já são mais baratos e poderá conseguir variedade a bom preço. Tenha cuidado, no entanto, para que estes não estejam já germinados, pois terão consumido toda a energia e não irão florir.
Proteja as suas vivazes, cobrindo a terra com palha.
Quanto à relva, a não ser que planeie semear, limite-se a apanhar as folhas mortas que poderá acrescentar ao composto.
Se no entanto planeia semear nova relva ou retocar parte do seu relvado, remexa a terra, adube-a para que as sementes, chegada a Primavera encontrem todo o alimento de que precisam.
Se tem árvores e arbustos vistosos no seu jardim, aproveite-os para dar um ar natalício ao jardim. Quanto a trabalho, propriamente dito, limite-se a cortar ramos secos ou a uma poda formativa.
Está na hora de descansar um pouco, também por estes lados. Revolva a terra de deixe-a assim. Cuide do seu sistema de rega para evitar que o gelo lhe traga surpresas desagradáveis e proteja os vegetais enraizados do gelo e da geada.
Proteja a sua varanda dos ventos frios, colocando por exemplo uma esteira de bambu como corta-vento. Aproxime as suas plantas das paredes.
No caso dos terraços, as esteiras e telas de protecção, tendo a particularidade de proteger deixando ainda assim que as plantas respirem, podem ser utilizados como elementos decorativos. Pode rodear conjuntos de vasos com esteiras de alturas diferentes, colocar iluminação no interior e obter assim um jardim de Inverno muito original.
Plante açucenas (Amaryllis). Lembre-se que o vaso terá de ter as dimensões adequadas ao tipo de planta e ser bastante pesado.
Afaste as folhas das suas plantas dos vidros que estão demasiado frios para elas e mantenha-as afastadas de fontes de calor.
Não regue em demasia, aguarde que a terra esteja seca na superfície do vaso antes de voltar a regar e sobretudo, não deixe água acumulada nos pratos.
Lembre-se que a cinza da lareira é um excelente alimento , sobretudo para as suas plantas de exterior, arvores, arbustos, e outras plantas perenes. Rica em potassa e oligoelementos são um verdadeiro concentrado de energia.
Se plantou bolbos de jacintos (Hyacinthus orientalis) traga os vasos para dentro de casa e assistirá brevemente uma explosão de cores e perfumes, adiantando um pouco a chegada da Primavera.
Enquanto espera, recolha elementos do jardim, folhas, galhos, bagas e sobretudo as belíssimas folhas de azevinho (Ilex perado Aiton ssp. Azorica) e de folhado( Viburnum tinus) e encha a sua casa de espírito natalício!
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
MUITO BOM.