As árvores e arbustos em vaso vieram facilitar, em muito, a vida do jardineiro e estender largamente o período em que é possível plantá-los no seu jardim!
Idealmente durante o mês de Março, à saída do Inverno e entrada da Primavera, deverá plantar árvores e arbustos. No entanto, para facilitar essa tarefa, deverá planeá-la com antecedência.
Bem decomposto, o composto caseiro enriquecerá em muito a terra utilizada para as suas plantações.
Situada à volta do tronco, tem por objectivo dirigir a água da rega para as raízes e, sobretudo, evitar que a água da rega se disperse e não impregne a parte central, uma vez que as misturas usadas pelos viveiristas são, muitas vezes, difíceis de molhar.
Se a sua terra for muito pesada (grande concentração de argila) é preferível forrar o fundo da cova com alguns centímetros de gravilha, por exemplo.
Para enriquecer a terra, pode usar um adubo tradicional ou de libertação lenta.
Nunca opte por plantar em dias muitos frios. A água da rega poderá congelar as raízes das suas plantas.
Maior do que o conteúdo do vaso mas sem exageros! Deverá ser cavada com 2 a 3 semanas de antecedência, para arejar e formar o terreno.
Sempre que necessário, e uma vez que a terra se vai manter húmida permitindo que o seu arbusto “se mexa”, ofereça-lhe um tutor seguro ao qual o prenderá sem muita força.
Indispensável após a plantação para aglutinar a terra em volta das raízes. Ainda que o tempo ameace chover.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
muito util e interessante estou tentando fazer umas plantações na minha horta e estas dicas são bastante uteis obrigado e parabens