A CARREGAR

Type to search

 

Existem 2 grandes famílias de laranjas. Citrus aurantarium, as amargas e citrus sirensis, as laranjas doces.

As menções mais antigas à laranja encontram-se em documentos chineses que relatam que estas frutas eram particularmente apreciadas pela nobreza pelo seu valor aromático, quer na perfumaria quer na alimentação. Uma das técnicas antigas para libertar o aroma da laranja consistia em segurar uma laranja na mão até que o calor do corpo provocasse a libertação do perfume que enchia o ar.

A laranja começou a viajar no inicio da era cristã. Um tratado médico indiano do ano 100 ac fala de “naranga”, ou “fruto elefante”. Foram os Árabes que trouxeram a laranja para a Sicilia e para Espanha, que ocupavam nessa altura. Mas foram os portugueses que trouxeram da China as variedades mais doces. Foi Colombo quem levou este fruto para o novo mundo. As Caraibas tinham um clima perfeito para o cultivo da laranja e foi a partir daí que chegaram à California em 1739.

Variedades

Existem 4 grandes variedades de Laranja

As laranjas doces representam 50% da produção mundial de laranjas sendo as mais conhecida a laranja valenciana, aJaffa e a Pera.

As laranjas sanguíneas são cultivadas sobre tudo nas zonas mediterrânicas. Apareceram no  sec. XVII devido a uma mutação. São fáceis de reconhecer devido à sua coloração. As variedades mais populares são as Moro e Taroco.

As laranjas da Baia, praticamente sem sementes e muito doces que se reconhecem facilmente pelo “umbigo” são frutos de árvores reproduzidas por estaquia.

As laranjas amargas são sobretudo produzidas em Espanha e exportadas, maioritariamente para o Reino-Unido, onde o doce de laranjas amargas é muito apreciado. A variedade mais conhecida é a laranja de sevilla.

Valor nutritivo

A laranja é extremamente rica em vitamina C. É aliás, a referência para medir o teor em vitamina C dos outros alimentos. Praticamente não tem gordura, proteínas ou fibras. Uma laranja de tamanho médio tem aproximadamente 50 calorias. Tem propriedades tónicas e diuréticas.

A Laranja na Cozinha

Desde fruta saborosa por si só a sumo natural passando por aroma natural para bolos e sobremesas, as laranjas prestam-se a uma infinidade de utilizações. Tudo pode ser utilizado, a fruta, a casca e a flor de laranjeira.

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo