A CARREGAR

Type to search

Falar de chocolate é falar de cacau. Sendo este último o fruto de uma árvore originária da América do sul. Como as batatas e o milho, também o cacau foi trazido do novo mundo.

Os grãos de cacau eram utilizados pelos Aztecas para preparação de uma bebida à qual atribuíam virtudes afrodisíacas. O chocolate em barra, doce, é uma invenção do século XX.

Foi quando se descobriu que se podia comer chocolate que foram plantadas as primeiras árvores em África, sendo que neste momento  a Costa de Marfim,  o Gana, os Camarões e a  Nigéria produzem a maior parte do cacau consumido mundialmente.

Os processos de fabrico são muito diferentes e os países europeus especializaram-se na sua produção. O melhor exemplo será a Suiça que produz chocolate reconhecido como o melhor de todo o mundo!

 A planta do cacau produz um fruto que pode medir até 30cm de comprimento, dentro do qual crescem 30 a 40 grãos de cacau. O processo de produção do chocolate é longo e muito minucioso. Da fermentação dos grãos, geralmente sob folhas de bananeira até à torrefacção e e à moagem, da qual se obtém manteiga de cacau por um lado e licor de cacau pelo outro (partículas de grãos) podem passar vários dias.

Apesar de tudo isto, ainda nem chegámos perto de ter chocolate! Porque, produzir chocolate é de facto um processo moroso e delicado. Um grão de açúcar misturado antes de tempo, uma gota de água e está tudo estragado!

 

Variedades

As variedades dependem dos ingredientes que são acrescentados aquando da transformação do cacau em chocolate.

Assim temos, o chocolate amargo, ou de culinária, feito de licor de cacau puro, endurecido. Este chocolate contém cerca de 50% de manteiga de cacau e 45% de cacau sólido.

O semi-amargo é um chocolate ao qual se acrescentou baunilha, açúcar e outros procutos. Contém cerca de 35% de licor de chocolate.

O chocolate de leite contém uma certa quantidade de pó de leite, açúcar e aromas misturados com manteiga de cacau. Este chocolate é doce ao paladar e tem uma textura doce e cremosa.

O chocolate branco, que muitos não consideram chocolate, é como o chocolate de leite mas com mais leite, baunilha e açúcar.

 

Valor Nutritivo

O cacau em pó nem pesa tanto assim na balança! É rica em potássio, magnésio, fósforo e selénio. E cada 100gr representam apenas 226 calorias.

Já o chocolate contém 47 gr de gordura por cada 100 gr , sendo que das 472 calorias fornecidas, 90% têm origem na gordura de que é composto! Por cada 100gr contém 47mg de cafeína o que é quase o mesmo que um café, que contém cerca de 58mg.

 

Na compra

O mais importante a ter em conta é o rótulo ou seja, verificar que o que está acomprar é de facto maioritariamente chocolate e não açúcares. Deve também evitar um chocolate que se desfaça facilmente: um bom chocolate será seco e deverá partir-se facilmente.

Conserve o chocolate à temperatura ambiente. Se preferir o chocolate fresco, guarde-o na prateleira dos queijos e manteigas, pois a temperatura aí é sempre uns graus mais elevada.

O chocolate conserva-se bem, durante meses, sem nada perder do seu sabor numa embalagem hermética.

 

Posto tudo isto, o mais importante:  Uma receita que conjugue o delicioso chocolate com os sabores do jardim!

 

Rolinhos de Chocolate e Hortelã

Preparação: 10mn   Cozedura: 10mn  Para ca 40 biscoitos

 

Ingredientes

100gr de manteiga

3/4  chávena de açúcar

1 ovo

1 ½  chávenas de farinha

2 c sopa de hortelã picada

2 c sopa pó de cacau

 

Preparação

Bater a manteiga com o açúcar até obter uma mousse leve. Juntar cuidadosamente o ovo já batido. Acrescentar a farinha e bater até obter uma massa homogénea. Dividir  a massa em duas partes. Numa parte misturar a hortelã, na outra o cacau. Estender cada uma das massas para obter rectângulos de 18X28 cm mais ou menos e colocar uma sobre a outra. Enrolar em película e deixar repousar no frio 1 hora.

Depois retira-se o rolo do frigorífico e cortam-se rodelas de cerca de 1 cm. Cozem-se no forno a cerca de 180º ou até os biscoitos estarem dourados.

 

Bom apetite!

 

Nota da redacção: Agradecemos aos nosso estimados leitores menos gulosos que nós que nos enviem imagens destes deliciosos biscoitos!

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo