Camarinha ou camarinheira (Corema album ou Corema album ssp. azoricum) é uma planta da família das Ericáceas, embora nalguns manuais mais antigos apareça associada à família das Empetráceas.
As flores surgem de Março a Junho, masculinas e femininas em plantas separadas, mas são tão pequenas que passam quase despercebidas, sendo a sua polinização assegurada pelo vento. A ramagem liberta uma intensa e espectacular fragrância a mel (dos Deuses).
Os frutos surgem em pleno Agosto e Setembro, pequenas drupas brancas, semelhantes a pérolas, comestíveis, constituindo um apetitoso festim para animais silvestres e humanos atentos.
Noutros tempos eram vendidos por mulheres, em diversas zonas balneares do país, em cartuchos de papel.
É um endemismo ibérico, sendo frequente em sistemas dunares ou matas baixas dos pinheirais, ocorrendo desde Cádiz ao Algarve e ao longo de toda a costa portuguesa, até à Galiza, onde a pude observar no paraíso botânico que são as ilhas de Ons e Cíes. Ocorre também nos Açores, nas ilhas de São Miguel, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.
Trata-se de uma espécie em perigo, com um enorme potencial enquanto planta ornamental.
Infelizmente encontra-se muito pouco estudada e são escassas as referências a esta planta, sendo no entanto citada por alguns autores como remineralizante, antihelmíntica leve e febrífuga, além de comestível.
LUÍS ALVES tem 36 anos, é do Porto. Lecciona em diversos cursos de jardinagem e espaços verdes, plantas aromáticas e medicinais, e foi orador convidado de diversas palestras sobre os temas. É técnico de Agricultura Biológica, escrevendo regularmente para revistas especializadas. Editou um DVD com um curso de PAM. Nos últimos 7 anos é agricultor e viveirista, produzindo em modo de produção biológico plantas aromáticas, medicinais, condimentares e flora espontânea autóctone, sendo também consultor especializado em jardinagem e espaços verdes. Foi galardoado com «1º Prémio “Agricultor sobresaliente en actividades innovadoras” 2008»
Eu gostaria de ter uma camarinha em casa, no meu jardim. Vivo no Porto e a única vez que vi esta planta foi na zona de Aljezur, em zona protegida. Há camarinha à venda? Sabem indicar-me algum viveiro da região do Porto onde possa encontrar? Muito Obrigada, e parabéns pelo artigo
li uma vez não sei muito bem onde que as camarinhas eram uma espécie protegida. Sabe confirmar-me esta informação?
Obrigada
Boa Tarde,
gostaríamos de saber, onde podemos encontrar corema album
Atenciosamente
Márcio Medeiros
Agradecia que fossem colocados os créditos das fotografias.
Muito obrigada,
Catarina Costa
O autor do artigo está mencionado.
Boa tarde
O autor do artigo está de facto mencionado.
O que não está mencionado é o nome do autor das fotos, que tenho toda a certeza não ter sido o senhor Luis Alves.
Além disso a primeira foto apresenta uma situação que não está de acordo com o que vem dito no texto. Se reparar, o texto diz “As flores, … masculinas e femininas em plantas separadas”, mas não é isso que se vê na foto.
Cumprimentos,
Catarina Costa
Boa noite,
PF.
Onde comprar uma caraminheira?
Como plantar?
Obrg.
boa tarde,
preciso de camarinhas
tem para venda?
Cumprimentos,
Vimos pela primeiras vez esta vaga este ano, em Caminha. São muito aromáticas e doces.
Olá.
Sabem me indicar onde poderei adquirir uma camarinha?
Obrigado.
gostaria de comprar online algumas plantas camarinha machos e fêmeas
Acho inacreditável que se dê a possibilidade de comentar e depois não se responda,. De muito mau gosto, para não dizer algo mais verdadeiro.
Adorei esta informação! Comi-as em criança, na praia da Figueira da Foz.
Gostava de comprar uma caraminheira, pode indicar-me
boas podes encontrar na zona de ovar a caminho da praia de são jacinto